Ajuda batismo

Olá, tudo bem com vocês?


Gostaria muito da ajuda de vocês, por gentileza.


Estou em busca do batismo de Rosalina da Conceição, filha de Carolina da Conceição. Em algumas certidões consta que ela é filha de Antonio Soares, mas no óbito dela não há menção ao nome do pai, por isso acho que os pais não eram casados quando ela nasceu.

Rosalina casou-se em 1916, no Brasil.

Tenho um documento da aposentadoria dela mencionando que ela nasceu em 09/02/1896, em Coimbra. Entretanto, já pesquisei o nome dela em todas as freguesias do Concelho de Coimbra entre as datas de 1893 e 1897 e nada.

Fiz uma busca no site cepese e encontrei o nome dela, constando também o nome de sua mãe, Carolina. No site consta que ela é natural de Baião, Porto e que veio ao Brasil com 17 anos. Também já fiz a pesquisa em Baião entre os anos de 1893 e 1899 e nada.


Alguém tem alguma sugestão ou conselho sobre como proceder?


Muito obrigado desde já pessoal.

Comentários

  • Você fez essa pesquisa em todas as freguesias do concelho de Baião ou só na freguesia homônima?

    https://tombo.pt/m/bao

    Se já tiver feito, ou não quiser ter esse trabalho, pessoalmente, acho que no seu caso pode valer a pena pagar para o CEPESE abrir a informação do passaporte. Pois sendo emitido no Distrito do Porto por volta de 1910-13, os PROCESSOS de emissão de passaporte estão disponíveis para uma boa parte desse período (mas se for 1912 deu azar!). Mas pode ser uma homônima.

    https://tombo.pt/d/porto#J-E/099

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php?id=10

    Com o número do passaporte e data de emissão em mãos, se acha rapidamente o processo e ali estará a informação de nascimento.

    Caso não queira e prefira tentar mais ajuda por aqui. deixe dados de Rosalina no Brasil; com quem e onde casou etc.

    Além disso, já fez a árvore da família no Family search (é grátis)? Numa busca rápida não achei. É importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber dos bisavôs, avôs, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

    Isso também ajuda pois tem muita Rosalina da Conceição. Achei até outra, filha de Carolina da Conceição também, que veio para o Brasil - mas essa para o Rio de Janeiro. Acho que não é a sua:

    https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1387697

  • Boa tarde Carlos, tudo bem?


    Muito obrigado pela ajuda e pelas ótimas dicas. Desculpe pela demora do retorno.


    Acabei encontrando o passaporte dela pelo cepese. Em seguida, solicitei o processo de passaporte e lá estava a certidão de batismo da Rosalina.


    Entretanto, mais uma dúvida acabou surgindo. O batismo ocorreu em Março de 1896, na freguesia de Gestaçó, Concelho de Baião, Porto. Ocorre que os arquivos digitalizados de Gestaçó só vão até 1895 e o Arquivo Distrital do Porto alega que o batismo não se encontra lá, devendo eu pedir a reprodução do processo do passaporte no qual se encontra o batismo.


    Achei estranho pois o batismo está no processo de passaporte, mas não está na freguesia. Meio contraditório, não?


    Como devo proceder? Será que a certidão de batismo que está no processo de passaporte é suficiente para o pedido de cidadania?


    Agradeço muito pela atenção.

  • @Colino10

    Se vc já tem o batismo anexado ao passaporte, vc tem os dadados dele.

    Vc tentou fazer o pedido como é indicado no link abaixo?

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Se vc já tem a imagem do batismo anexa ao passaporte, vc pode pedir para eles certificarem a imagem (Reprodução ihtegral = Inteiro teor Reprográfica no BR) ou produzirem uma Reprodução Narrativa (=int.teor digitada no BR) certificada, com base na imagem que vc já conseguiu.

    Isso se chama RESTAURAÇÃO DE REGISTRO.

    Mande o arquivo do cepese e tudo o q vc conseguiu para o email do AD.

    ===

    E tb há a possibilidade de o assento existir, mas estar em um livro nak digitalizado.

    Ou vc poder pedir pelo civilonline. Consulte a conservatória da localidade do registro.

    Acho que esse é o Contato:

    Conservatória do Registo Civil de Baião

    R. Fr. Domingos Vieira Pal Justiça

    4640-151 Baião

    Telefone: 255541238

    Baião – Porto – Portugal

    crc.baiao@dgrn.mj.pt

    ===

    Vc não pode usar o passaporte no lugar do batismo.

    ===

    Para marcar alguém, é só digitar "@"+letras do apelido até a pessoa que você deseja ficar em 1° na lista que irá aparecer. Clique nela e se a combinação "@"+apelido ficar colorida, estará certo.

    Desse jeito, o sistema avisa que há uma msg nova.

    Abraços

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.