Transcrição de casamento de pai português (falecido) e mãe brasileira (falecida)

Olá a todos. Estou com dúvidas na paete de transcrição do casamento, falta somente isso para eu enviar os documentos pra solicitar a cidadania. Li todas respostas aqui sobre, mas continuo confuso, porque em muitas respostas sobre a transcrição, diz que é necessário assinatura reconhecida (mas ambos já faleceram).

Meu pai português casou no brasil com minha mãe brasileira. Ambos faleceram. Na minha certidão de nascimento minha mãe brasileira consta como declarante.

Sou totalmente leigo nesse assunto. O que devo fazer agora em relação à transcrição do casamento? Preciso fazer a de óbito também? Qual seria o passo a passo (exemplo: pego o documento X, levo no cartório e peço tal coisa, ou pego documento Y e envio pra algum consulado). Estou muito perdido.

Obrigado,

Eric

Comentários

  • editado May 2022

    @EricC , em que Estado você mora?

    Como filho, tem legitimidade para solicitar a transcrição do casamento. Basta mandar cópia autenticada da identidade.

    Se mora em SP ou MS, faça pelo Consulado de Santos.

    No RJ ou ES, pelo Consulado do Rio.

    Ambos aceitam pelos Correio e são bem rápidos!!

  • EricCEricC Member

    Olá. Moro em Curitiba - Paraná. O mais próximo do Paraná seria em Santos. No caso então eu teria que ter em mãos os documentos: cópia autenticada da minha identidade e dos meus pais e também da certidão de casamento deles e solicitar ao Consulado de Santos?

    uma cópia autenticada da certidão de óbito do pai (portugues) também precisa enviar junto?

  • @EricC . você tem que ser atendido pelo Vice Consulado português em Curitiba.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.