Transcrição de casamento e proximas etapas
Bom dia, estou dando início ao processo de cidadania para minha avó, neta de português, mas estou com algumas dúvidas quanto as etapas a serem seguidas, se alguém puder ajudar, agradeço muito:
1)Já tenho em mãos a certidão de batismo da portuguesa (avó dela)
2) A certidão de batismo dele, sendo brasileiro, (já solicitei com a diocese)
3) sei onde está localizado o registro do casamento, vou solicitar.
É provável que o declarante do nascimento do pai dela, foi o avô, que não é português, então estou ciente que terei de fazer a transcrição do casamento.
No site do consulado de santos, tem o link:https://consuladoportugalsp.org.br/intra-manager/service?f=transcricao-casamento para preencher a solicitação da transcrição do casamento. As informações solicitadas como “requerente, e conjugue” não sei de quais dados eu terei de preencher, como sou eu quem está indo atrás, coloco meus dados ou os da minha avó? Obrigado.
Comentários
@mayconreis95 , para fazer a transcrição de casamento, você tem legitimidade, como neto, para pedir. Mas tem que mandar uma certidão de nascimento inteiro teor para comprovar.
boa noite,
depois da alteração no site do Consulado, o requerimento foi alterado ( e para muito pior...), pelo formulário antigo qualquer um poderia requerer a transcrição , agora não mais. O espaço do requerente dá a entender que o próprio interessado pretende transcrever seu próprio casamento, anteriormente era claro: Fulano.... vem respeitosamente em conformidade com a Lei requerer a transcrição do casamento /óbito de ......,
enviei um e-mail ao Consulado já faz uma semana e não obtive retorno.