Processo para menores de idade

Olá! Pouco mais de 1 ano minha esposa tirou sua cidadania Portuguesa e nossa transcrição de casamento. Temos 1 filho de 9 anos, e gostaria das informações sobre o seu processo para adquirir sua cidadania portuguesa. Pesquisei muito aqui no fórum e ainda estou um pouco perdido.

Estamos indo em Julho para Portugal e gostaria de saber se é recomendado fazer o processo dele presencialmente?

Se sim, quais documento e locais que preciso ir?

Se a recomendação é fazer no Brasil, quais são todos os documentos necessários e para onde enviar? São todos abaixo?

→ Assento português (minha esposa) (cópia xerox simples)

→ Certidão de nascimento do filho por cópia reprográfica, apostilada.

→ Cópia simples do assento de transcrição de casamento.

→ Cópia certificada do RG de ambos os pais apostilada.

→ Form-1C, impresso frente-e-verso na mesma folha, preenchido sem rasuras, assinado presencialmente por ambos os pais, o português na primeira linha.

Desde já, agradeço!

Comentários

  • @jomar , não há vantagem alguma de fazer pessoalmente.

    Mande os documentos (sua lista está correta) para o Arquivo Central do Porto, preferencialmente pela DHL

    Arquivo Central do Porto (somente Atribuição)

    Rua Visconde de Setúbal, nº 328

    4200-498 – Porto

  • @jomar

    Você não perguntou sobre onde obter o formulário 1C para menores, então creio que possui o link, mas em todo caso, vai aqui. https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/Modelo%201C%20-%20Menor%20de%2018%20anos.pdf?ver=2019-06-06-151615-410

    Pelo DHL seria o melhor. A remessa custa cerca de €40, pago em Reais pelo cartão. Não há vantagem em entregar pessoalmente no ACP ou no CNAI do Porto, mesmo que esteja em seu roteiro de viagem.

    Se tentar entregar, só vai demorar mais para começar, tem custo de deslocamento e hospedagem, perderia tempo da viagem pra isso. A viagem sempre está sujeita a imprevistos, sem falar da greve do IRN. Pode estar lá e não conseguir entregar. Mande o quanto antes.

  • jomarjomar Member

    Muito obrigado @gandalf e @Leticialele, vou começar o preenchimento essa semana mesmo e enviar o quanto muito! Vocês me ajudaram muito. Obrigado.

  • jomarjomar Member


  • Muito obrigado! O Processo do meu filho foi concluído graças a ajuda de vocês.


Entre ou Registre-se para fazer um comentário.