Registro de nascimento de minha avó, local desconhecido

Bom dia , estou precisando de ajuda para encontrar o registro de nascimento de minha avó portuguesa nascida em 04 de Abril de 1912. Segundo informações o nascimento seria na localidade da Ilha da Madeira, nenhum dado a mais foi fornecido. Gostaria de receber ajuda nesta procura.

nome: Glória Justo

(nascimento : 04/04/1912)

pai: Joaquim Justo

mãe : Henriqueta Paula

Comentários

  • @MaurícioMartins

    Se você olhar o casamento de Gloria Justo com Antonio Martins, verá que a habilitação do casamento foi feita no estado de Minas Gerais, no distrito de São Pedro de Alcantara.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6Q47-ZNK?i=96&cc=1582573

    Você pode tentar entrar em contato com esse cartório para desarquivar o processo de habilitação do casamento. Nisso deve aparecer que documento Gloria usou para provar sua idade e naturalidade. Com sorte, pode ter algo mais que "Portugal" apenas.

    Desconfio que é nesse local hoje em dia (município de Ibiá):

    https://www.saaeibia.mg.gov.br/historia-de-ibia

  • editado May 2022

    @MaurícioMartins

    Acho que se quiser arriscar 10 euros, dá para tentar pedir pelo civilonline o registro de nascimento de Glória, colocando como freguesia a do pai dela, Soutelinho da Raia, concelho de Chaves, distrito de Vila Real.

    Ou a da onde a mãe nasce: Freguesia: Meixide; Concelho: Montalegre ;Distrito: Vila Real. Mas a mãe morava na freguesia do pai segundo o passaporte dela, então a Gloria deve ter nascido lá mesmo.

    O pai dela. Joaquim, obteve um passaporte para o Brasil logo após ela nascer em abril de 1912:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1061636

    Aqui o registro, TIF 503:

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1059487

    E a mãe alguns meses mais tarde (a indexação fala que Gloria tem 5 anos, mas quase certo que o correto é 5 meses; o que bate com nascimento em abril):

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=995723

    Aqui o registro. TIF 229

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=994804

    Pelo que vi, os pais de Glória só se casaram mais tarde. Tiveram vários filhos depois da Glória, já no Rio de Janeiro de 1914 em diante; e os primeiros todos foram batizados e registrados como filhos naturais, indicando que os pais não eram casados no momento. Os últimos filhos já aparecem como legítimos. Isso talvez se reflita em como Glória foi registrada inicialmente em PT; pode ter sido por ambos os pais, mas pode ter sido só pela mãe por exemplo.

    Um dos irmãos de Glória já nascido no Rio:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6P97-ZR6?i=41&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A79WY-1MMM

    Achei o batismo do pai de Gloria em Soutelinho, sendo ele filho de Manoel Justo e Claudina Vilarinho (batendo com o que tem no nome dos avós paternos no registro acima). TIF 145

    https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1047939

  • Bom dia, sensacional sua descoberta @CarlosASP vou tentar a emissão da certidão. Depois te informo o resultado, muito obrigado sua ajuda foi maravilhosa.

  • @Guilherme Moreira muito obrigado pela ajuda, fiz contato com este cartório do Concelho de Chaves e solicitei a emissão da certidão,

    Agradeço mais uma vez a todos pela ajuda e este fórum está muito bem servido com estes verdadeiros amigos,

    Abraço a todos

  • @MaurícioMartins

    Que bom que confirmou tudo com o achado do Guilherme.

    A freguesia era a do pai mesmo; o assento emitido só com o nome e sobrenome da mãe.

    Não sei como fica a documentação que Gloria Paula passou a ser Gloria Justo, uma vez que o nome do pai não consta no batismo, @Leticialele ?

    No seu casamento, Gloria já aparece como Gloria Justo e com ambos os pais na filiação; e já como filha "legítima":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6Q47-ZNK?i=96&cc=1582573

    Eu não achei o casamento dos pais de Gloria, mas tudo indica ser no Rio de Janeiro, pelo fato de os primeiros filhos nascidos no Rio aparecerem no nascimento como "natural" e os últimos já como "legítimo":

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/GXQN-JT7

  • @CarlosASP , em que ano nasceu o primeiro filho legítimo?

  • @Leticialele o primeiro filho que aparece como legítimo e os pais casados foi o Manoel (1922).

  • @CarlosASP , @MaurícioMartins

    Carminda, nasceu em 1 de junho de 1924, os pais não eram casados; José, nasceu em 5 de janeiro de 1929, os pais eram casados.

    Tiveram mais uma filha, legítima, Rosa, nascida em 29 de março de 1931.

    O casamento ocorreu entre junho de 1924 e dez 1928, mas ainda não encontrei.

    Todos os filhos foram registrados no 1° RCPN - Ilha do Governador.

  • @MaurícioMartins

    Talvez valha a pena pensar de novo na sugestão lá da primeira resposta - a habilitação do casamento de Gloria e Antonio Martins, feita em MG (apesar do casamento em si ser no RJ; Antonio parece que era de MG). Ela casou já como Gloria Justo. Mencionei pois em MG as habilitações podem estar lá no cartório. Se fosse no RJ, a chance seria pequena pois o estado deixou incinerar sem microfilmar antes - e a maioria dos cartórios fez isso.

    Pode ser que essa parte da habilitação tenha sido feita apenas na base de declaração oral de testemunhas e não mostre como Gloria pode passar a usar o sobrenome do pai. Mas se ela apresentou algo com Gloria Justo, ia dar um norte.

  • @MaurícioMartins , eu pediria busca do casamento, no período de 1 de junho de 1924 a janeiro de 1929. Os índices desses anos não estão no Family Search. Eles moravam na Ilha do Governador e todos os filhos foram registrados lá.

    José e Rosa aparecem como filhos legítimos.

    Carminda, que nasceu em junho de 1924, como filha natural.

  • @CarlosASP @Leticialele Eu estou tentando contato com o cartório de MG para buscar esta informação, se conseguir alguma notícia informo aqui. Obrigado

  • @Leticialele vou tentar esta busca quanto ao casamento dos pais de Glória no Rio de Janeiro

  • Boa tarde, não consegui até agora o acesso aos documentos de habilitação de casamento de Glória e Antonio.

    Na certidão da minha mãe Nilsa Martins (nascida em 11/12/1941) consta o nome da avó materna Henriqueta Paula.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.