Ajuda para encontrar certidão

Olá!

Gostaria de pedir ajuda para encontrar a certidão de batismo do meu bisavô. Já encontrei a certidão de óbito e de casamento dele, que são daqui do Brasil, mas a certidão de nascimento está bem difícil... Anexo aqui o manuscrito do casamento religioso dos meus bisavós, pois entendo que o bispado em que ele foi batizado é o de Lamego, mas não consigo de modo algum entender o nome da paróquia... Se alguém tiver uma dica de qual pode ser, agradeceria imensamente, já olhei várias listas das freguesias de Lamego e não consigo associar qual é o nome. Quem puder me ajudar, ficarei eternamente grata! O nome dele é Antônio Augusto Pires, nascido em 04/03/1892 (a data consta na certidão de casamento do civil), filho de Antônio Simão Pires (o nome completo dele está na certidão de casamento civil) e Maria Justina (ou Maria de Jesus, conforme o registro de casamento no religioso).

Já olhei páginas e páginas dos livros das paróquias

[removido]

da Sé e de Almacave, já estou em 1893 e não encontro nada... Muito obrigada!

«1

Comentários

  • @jessicaspilla , não seria Vilarouco, São joão da Pesqueira, Diocese de Lamego?

  • aesouzaaesouza Member

    Boa tarde!

    @Leticialele tenho procurado já faz mais de um ano a certidão de batismo da minha bisavó Portuguesa Joaquina Maria , mãe do meu avô Português Antonio de Souza, gostaria muito de ajuda com relação a essa questão.

    Os pais da minha bisavó Joaquina Maria pelo que vi no batismo do meu avô se chamam; José Carvalho e Theresa Maria.

    Estou buscando a certidão da minha bisavó também porque na certidão de nascimento do meu finado pai que era brasileiro aparece como Joaquina Cardoso (que não bate com a certidão de batismo do meu avô português Antonio de Souza, onde aparece Joaquina Maria).


    Outra dúvida que eu tenho com essa nova mudança das leis para netos de portugueses , é necessário apresentar o atestado de antecedentes criminais, de quando morei no Japão, na época de 1991 até 2001?

  • @aesouza , de onde vem o Cardoso? É o sobrenome do marido?

    Sim, terá que apresentar o atestado de antecedentes do Japão, com tradução juramentada!!

  • aesouzaaesouza Member

    @Leticialele Infelizmente eu não consegui descobrir ainda de onde vem o Cardoso. Na certidão do meu avô que nasceu em Portugal aparece como Joaquina Maria (que supostamente seria por causa da mãe Theresa Maria)

    O problema é que na certidão de nascimento do meu pai que "apareceu" esse Cardoso.

    Meu avô Antonio de Souza nos documentos que assinou para poder se casar aqui no Brasi foi dito como analfabeto. Estou apostando mais em um erro de comunicação no cartório aqui no Brasil...

    Como o meu avô nasceu em 1896, fica muito difícil de encontrar algo sobre a mãe Joaquina Maria porque aqui no Brasil não tenho nenhum documento dele, só a papelada que precisou para se casar....

  • aesouzaaesouza Member

    @Leticialele um erro cometido em 1940 quando o meu avô Antonio foi registrar o meu pai aqui no cartório brasileiro...

  • @aesouza

    Precisa procurar o casamento de José e Joaquina a partir do batismo do António para trás. Acho que vai encontrar "Joaquina Maria".

    https://tombo.pt/f/mmv02

  • aesouzaaesouza Member

    @guilhermemoreira muito obrigada vou procurar a partir desse link que você passou. Procurei o casamento da Joaquina Maria pelo arquivo na Universidade de Coimbra, onde consta o nascimento do meu avô Antonio de Souza , mas ainda não encontrei nada ... Obrigada Guilherme Moreira

  • @Leticialele obrigada! Mas não é :( eu pesquisei nos livros da região e também não encontrei, infelizmente. Sigo buscando

  • @jessicaspilla

    Busque em Viseu.

    Se a competência é do Bisoadl de Lamego deve ser de Viseu.

    Coloque os links dos documentos achados, que o fórum da uma olhada.

    @mabego ,poderia olhar esse caso?

  • editado September 2022

    @jessicaspilla

    @guimoss

    quais os documentos que vc tem? poderia postar?

    Tentou desarquivar a habilitação do casamento?

    tem árvore no FamilySearch?

  • editado September 2022

    @guimoss e @mabego muito obrigada mesmo pela ajuda! Estou buscando os registros da região macro de Viseu.

    Anexo aqui os prints que tenho com fotos da certidão de casamento civil, casamento religioso e óbito do meu bisavô (essas cópias estão com um primo meu que mora no interior e que começou a busca pelos documentos - os três documentos sao brasileiros). Percebo que algumas informações entre os documentos estão desencontradas, pelos meus cálculos, meu bisavô morreu com 46 e não 66 anos, como consta na certidão de óbito. Na certidão de casamento religioso tem o nome da paroquia e cita o bispado de Lamego - pelo menos é o que eu entendi da letra, e desde então estou procurando nos registros de Lamego. Sei que ele chegou no Brasil com 18 anos, mas também não achei o registro do navio pra verificar se há a informação da cidade natal.


    Não tenho a árvore no FamilySearch ainda, vou montar... só tenho no Myheritage: https://www.myheritage.com.br/site-family-tree-320444291/tree

    Agradeço toda a ajuda que me derem!

    [removido]

  • @jessicaspilla

    tentou desarquivar a habilitação do casamento no cartório que ocorreu o casamento?

    faça árvore no familySearch... os matches ajudam, apesar das muitas informações desencontradas.

  • @mabego não tentei, não sabia dessa possibilidade, vou pedir na segunda mesmo! Muito obrigada. Vou fazer a árvore também.

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @jessicaspilla

    E é melhor deixar os dados do que os documentos em si.

    Isso pode ajudar o pessoal na busca e vc evita a divulgação não-intencional de dados privados.

    Se quiser que as imagens sejam excluídas, por favor, deixe um pedido.

    Abraços

  • @mabego @guimoss melhor então, né? Pode excluir, sim, por favor... Obrigada. Os dados que eu tenho são:

    Nome completo: Antonio Augusto Pires;

    Data de nascimento: 04/03/1892 (a data consta na certidão de casamento do civil);

    Filho de Antônio Simão Pires (o nome completo dele está na certidão de casamento civil) e Maria Justina (ou Maria de Jesus, conforme o registro de casamento no religioso);

    Veio para o Brasil com 18 anos e se estabeleceu na cidade de Avandanhava, interior de São Paulo; faleceu na mesma cidade em 1939 e teve 7 filhos.

    Casou com a minha bisavó Maria Roza (ou Anna Roza, tem os dois nomes nos documentos) no dia 07/02/1920, no cartório de Penápolis-SP e na mesma data na igreja de Penápolis - esse registro da igreja eu deixei na primeira mensagem como imagem, porque lá está o nome da paróquia e do bispado em Portugal, mas que estou com dificuldade de entender pela letra.

    Muito obrigada!

  • @jessicaspilla

    Sobre o Bispado de Lamego:

    https://diocese-lamego.pt/a-diocese

    ===

    Marquei o @Guilherme Moreira , o @Kleber Silva Aguiar e a @mabego para tentarem decifrar a paróquia mencionada.

    Ao final do casamento religioso, tem um nome com Portugal entre parênteses que eu acho ser Luiz Mario Prado.

    Marquei o @Admin para apagar as imagens postadas.

    Mas, eu sugiro vc colocar o link do casamento religioso (que tb pode ser apagado depois) e a imagem do casamento civil.

    Isso para os foristas poderem analisá-los.

    Os links com as imagens:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/21036/ajuda-para-encontrar-certidao

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/303444/#Comment_303444

    Abraços a todos.

  • @guimoss

    @jessicaspilla

    tentei ontem localizar as freguesias do bispado de Lamego:

    Vila da Rua (Moimenta da Beira, está mencionada apenas "rua")

    Vilar (Moimenta da Beira)

    Vilarouco (São João da Pesqueira)

    Vilares (Trancoso)

    Vilares (Murça)

    Todas sem sucesso... o problema é a inconsistência de informações...

  • @guimoss @mabego muito obrigada mesmo pela ajuda, realmente é muito difícil achar... mas preciso dar um jeito porque dependo desse documento pra dar entrada no processo de cidadania. Eu mandei um email para o cartório e também entrei em contato com a igreja de Penápolis, vou pedir uma cópia dos registros, certidões e tudo que tiverem por lá para facilitar as buscas.

    Qualquer coisa, se facilitar, podemos então deixar as fotos que tenho até agora dos registros dos casamentos, são as únicas imagens que tenho, já que quem conseguiu foi um primo que morava em Penápolis. Como ele se mudou, vou pedir a segunda via dos documentos para eu ter aqui também.

    Obrigada

  • @guimoss e @mabego Desculpem também perguntar isso, mas até um tempo atrás eu conseguia acessar o site tombo.pt com as listagens das paróquias, onde eu estava procurando, mas agora não consigo mais... sempre aparece a informação:

    Connection denied by Geolocation Setting.

    Reason: Blocked country: Brazil

    The connection was denied because this country is blocked in the Geolocation settings.

    Please contact your administrator for assistance.

    Vocês sabem como resolver isso? Não sei porque meu acesso tem sido bloqueado assim, e pesquisei na internet mas não consegui resolver o problema. Vou seguir buscando nas listagens. @mabego o nome realmente parece Vilares, eu vou tentar procurar nos arquivos de anos anteriores e posteriores a 1892, vai que o ano de nascimento dele está errado nos documentos.

    Obrigada novamente!

  • AdminAdmin Member, Banner, Administrator, Beta
    editado September 2022

    @jessicaspilla você precisa usar uma VPN, que permite que acesse o site como se estivesse em outro país. Procure na web sobre como fazê-lo e deve achar vários tutoriais.

  • @jessicaspilla

    é imprescindível fazer árvore no FamilySearch.

    Tem uns dias que estamos com este problema.

    Para driblar isto, use outro navegador. O Ópera, onde vc consegue ativar a VPN. Só assim...

  • @Admin e @mabego obrigada! Vou fazer isso e também comecei a montar a minha árvore

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @mabego @jessicaspilla

    Eu cheguei perto a Vilares, por a har que eta VILARIO OU VILACIO. Nem vi as outras opções.

    VC TEM QUE VER AS AREAS QUE FAZIAM PARTE DA DIOCESE. PODE ABRANGIR MAIS DO QUE VISEU.

    A minha leitura original é a seguinte:

    Primeira parte: NEL ou VEL (me parece V)

    Segunda parte: er, ar, or (essa não consegui entender)

    Terceira parte: Cio ou Rio (acho que é Cio)

    ===

    Veio para o Brasil com 18 anos e se estabeleceu na cidade de Avandanhava, interior de São Paulo; faleceu na mesma cidade em 1939 e teve 7 filhos.

    Deixe ou busque o batismo desses 7 filhos.

    Podem fornecer mais dados do português ou estarem mais legíveis.

    ===

    Nao se esqueça de fornecer os links mencionados para o pessoal decifrar.

    ===

    o nome realmente parece Vilares, eu vou tentar procurar nos arquivos de anos anteriores e posteriores a 1892, vai que o ano de nascimento dele está errado nos documentos.

    É sempre bom colocar uma margem de erro nas datas que aparecem nos registro brasileiros.

    Boa sorte!

  • @guimoss a princípio eu achei que o começo era Nel, porque tem o nome Vital escrito abaixo do registro e o V é um pouco diferente, mas no contexto Vilares me parece um nome coerente mesmo, vou seguir procurando.

    Sobre os filhos, estou em contato com a minha madrinha, que tem os documentos da minha avó (filha dele) e também as minhas primas filhas de outros filhos.

    Também vou começar a procurar em anos próximos nos registros de Vilares.

    Sobre os links, como eu faço então? Anexo as fotos dos documentos aqui ou subo como imagem, como é melhor?

    Obrigada

  • @jessicaspilla

    Sobre os filhos, estou em contato com a minha madrinha, que tem os documentos da minha avó (filha dele) e também as minhas primas filhas de outros filhos.

    Eu acho que vc não precisa esperar pela sua madrinha.

    É só folhear os batismos religiosos posteriores ao casamento religioso e vc achará algum filho e mais informações sobre o pai.

    ===

    Sobre os links, como eu faço então? Anexo as fotos dos documentos aqui ou subo como imagem, como é melhor?

    Se vc tiver o link, antes de colocá-lo aqui, dê um espaço com o cursor e depois cole o link ou coloque o link entre aspas.

    Se vc nao tiver o link, clique no quadro ou no clip de janela das mensagens e poste o documento aqui.

    Acho que o unico mais privado era o óbito postado. A versão postada era a de breve relato. Se for usar o documento, a versão usada deve ser a de inteiro teor.

    E qd o assento do português forem achados, vc pode pedir a exclusão deles.

    Boa sorte!

  • @jessicaspilla

    Encontrei esse arquivo com todos os lugares que integram a Diocese de Lamego.

    Há lugares de Viseu e Guarda.

    O link:

    https://1drv.ms/w/s!AqvTWjWSQKvLzz-qZ-Sr3VudHdjX

    ===

    Eu encontrei dois documentos de possível parentes.

    Tem Pires, Augusta e Simão no nome, mais ou menos na mesma composição do nome do seu antepassado.

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99J1-1LZ?cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKM3-TBDT

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89F1-9YC9?cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQK7N-K5F9

    São dois documentos da mesma pessoa com lugares distintos.

    Eu verificaria os dois. Um é de Guarda e o outro de Bragança, pois são fronteiços.

    ===

    Também localizei possíveis parentes em Castelo Branco e Santarém.

    Boa busca!

  • guimossguimoss Beta
    editado September 2022

    @jessicaspilla

    Um inventário com uma pessoa com o sobrenome "Simão Pires".

    http://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1110708

    Um passaporte de um Simão, com uma pessoa com sobrenome Vilares e outra com o sobrenome Pires.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1283733

    Esse último é meio forçado,mas ja vi uma tradição de uma pessoa colocar o próprio nome como segundo nome do filho.

    Por isso quis colocar aqui.

  • Pessoal estou com dificuldade em localizar a CERTIDÃO DE NASCIMENTO da minha avó nascida no Rio de Janeiro em 1923. Alguém poderia me ajudar?

    nome nascimento: Rosa Lourenço Alves

    data de nascimento: 10/11/1923.

    pai: Alberto Lourenço Alves

    mãe: Maria Adelaide de Almeida

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.