Assento de Batismo tem a mesma validade de um Assento de Nascimento?

Prezados, 


Me restam algumas dúvidas, se puderem me ajudar, agradeço antecipadamente:


1º O português nasceu em 1896, localizei o assento de batismo, este assento tem a mesma validade que um assento de nascimento?, eis que um é registrado na igreja e outro é registrado na conservatória?


2º Solicitei a emissão do assento de batismo via eletrônica de forma narrativa e autenticada, este assento pode ser impresso e enviado junto com as demais assentos e documentos apostilados para solicitar a atribuição?


3º Se a segunda pergunta for negativa, então terei que solicitar a emissão do assento de batismo do português de forma fisica com autenticação de chanchela e solicitar o envio ao Brasil para juntar este original emitido pelo arquivo distrital no processo de atribuição? 


4º O assento de batismo do português emitido na folha branca e chancelado pode ser copiado e autenticado pelo cartório no Brasil ou para cada processo de atribuição terei que solicitar uma cópia do assento de batismo para o arquivo distrital?


Agradeço e desejo boa sorte a todos

Comentários

  • @CláudioB

    1º O português nasceu em 1896, localizei o assento de batismo, este assento tem a mesma validade que um assento de nascimento?, eis que um é registrado na igreja e outro é registrado na conservatória? O Registo Civil em Portugal só foi implantado em abril de 1911. Até esta data, os assentos eram de batismo, de responsabilidade da Igraja Católica;


    2º Solicitei a emissão do assento de batismo via eletrônica de forma narrativa e autenticada, este assento pode ser impresso e enviado junto com as demais assentos e documentos apostilados para solicitar a atribuição? O assento tem que ser certificado pelo Arquivo Distrital, Se mandarem a certificação digital não terá problemas, embora o mais comum seja o assento certificado com o arimbo em relevo - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1


    3º Se a segunda pergunta for negativa, então terei que solicitar a emissão do assento de batismo do português de forma fisica com autenticação de chanchela e solicitar o envio ao Brasil para juntar este original emitido pelo arquivo distrital no processo de atribuição? Sim


    4º O assento de batismo do português emitido na folha branca e chancelado pode ser copiado e autenticado pelo cartório no Brasil ou para cada processo de atribuição terei que solicitar uma cópia do assento de batismo para o arquivo distrital? Cada Requerente tem que solicitar uma cópia certificada.

  • @CláudioB

    A Leticialele já lhe respondeu tudo, mas creio que deve reforçar.

    Quando se usa o assento de batismo, precisa ser um original para cada processo, assinada com tinta, e com o carimbo em relevo.

    Se você tentasse fazer uma cópia certificada, ela não teria esses ingredientes, e portanto não funciona.

    E não se esqueça de que se o casamento ocorreu no BR, você provavelmente vai precisar fazer a transcrição do casamento, e para isso vai precisar usar um original. Se fizer no consulado, eles devolvem o original pelo correio, e você pode aproveitar para nacionalidade. Mas se fizer na conservatória em PT eles não devolvem, e teria que pedir uma original extra, só para a transcrição, caso seja necessária.

    Pedindo várias cópias juntas, o preço unitário fica reduzido, e paga somente uma remessa do correio. E preste atenção nisso: "Recomendo fortemente que usem a opção de envio com rastreamento. Custa uns 3 euros a mais". https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

  • Agradeço a @gandalf e a @ leticialele pelas orientações, vou seguilas, obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.