Assento de Batismo tem a mesma validade de um Assento de Nascimento?
Prezados,
Me restam algumas dúvidas, se puderem me ajudar, agradeço antecipadamente:
1º O português nasceu em 1896, localizei o assento de batismo, este assento tem a mesma validade que um assento de nascimento?, eis que um é registrado na igreja e outro é registrado na conservatória?
2º Solicitei a emissão do assento de batismo via eletrônica de forma narrativa e autenticada, este assento pode ser impresso e enviado junto com as demais assentos e documentos apostilados para solicitar a atribuição?
3º Se a segunda pergunta for negativa, então terei que solicitar a emissão do assento de batismo do português de forma fisica com autenticação de chanchela e solicitar o envio ao Brasil para juntar este original emitido pelo arquivo distrital no processo de atribuição?
4º O assento de batismo do português emitido na folha branca e chancelado pode ser copiado e autenticado pelo cartório no Brasil ou para cada processo de atribuição terei que solicitar uma cópia do assento de batismo para o arquivo distrital?
Agradeço e desejo boa sorte a todos
Comentários
@CláudioB
1º O português nasceu em 1896, localizei o assento de batismo, este assento tem a mesma validade que um assento de nascimento?, eis que um é registrado na igreja e outro é registrado na conservatória? O Registo Civil em Portugal só foi implantado em abril de 1911. Até esta data, os assentos eram de batismo, de responsabilidade da Igraja Católica;
2º Solicitei a emissão do assento de batismo via eletrônica de forma narrativa e autenticada, este assento pode ser impresso e enviado junto com as demais assentos e documentos apostilados para solicitar a atribuição? O assento tem que ser certificado pelo Arquivo Distrital, Se mandarem a certificação digital não terá problemas, embora o mais comum seja o assento certificado com o arimbo em relevo - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
3º Se a segunda pergunta for negativa, então terei que solicitar a emissão do assento de batismo do português de forma fisica com autenticação de chanchela e solicitar o envio ao Brasil para juntar este original emitido pelo arquivo distrital no processo de atribuição? Sim
4º O assento de batismo do português emitido na folha branca e chancelado pode ser copiado e autenticado pelo cartório no Brasil ou para cada processo de atribuição terei que solicitar uma cópia do assento de batismo para o arquivo distrital? Cada Requerente tem que solicitar uma cópia certificada.
@CláudioB
A Leticialele já lhe respondeu tudo, mas creio que deve reforçar.
Quando se usa o assento de batismo, precisa ser um original para cada processo, assinada com tinta, e com o carimbo em relevo.
Se você tentasse fazer uma cópia certificada, ela não teria esses ingredientes, e portanto não funciona.
E não se esqueça de que se o casamento ocorreu no BR, você provavelmente vai precisar fazer a transcrição do casamento, e para isso vai precisar usar um original. Se fizer no consulado, eles devolvem o original pelo correio, e você pode aproveitar para nacionalidade. Mas se fizer na conservatória em PT eles não devolvem, e teria que pedir uma original extra, só para a transcrição, caso seja necessária.
Pedindo várias cópias juntas, o preço unitário fica reduzido, e paga somente uma remessa do correio. E preste atenção nisso: "Recomendo fortemente que usem a opção de envio com rastreamento. Custa uns 3 euros a mais". https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1
Agradeço a @gandalf e a @ leticialele pelas orientações, vou seguilas, obrigado
Oi, por favor, podem me ajudar?
Tenho esse assento de batismo mas não consigo achar o código de referência dele. Já fiz a busca que o arquivo distrital sugere mas não aparece ele lá de jeito nenhum.
@luanavfortunato
https://digitarq.advrl.arquivos.pt/details?id=1078963
@AlanNogueira muitissimo obrigada!
Oi, por favor, podem me ajudar novamente? rs
Fiz o pedido de no crav do assento de batismo, fiz dessa forma que ta na imagem, ta correto?
Eles me responderam com o orçamento:
correios 7 euros; certificação analogica 15 euros; transcrição por cada linha digitada (3x 6,50) 19,50 euros: total 41,50.
A transcrição do casamento do portugues ja foi feita anteriormente (conforme imagem que também estou enviando aqui), é por isso que o valor da certidao está maior?
sabendo disso, preciso pedir algo mais no crav?
Oi, por favor, podem me ajudar novamente? rs
Fiz o pedido de no crav do assento de batismo, fiz dessa forma que ta na imagem, ta correto?
Eles me responderam com o orçamento:
correios 7 euros; certificação analogica 15 euros; transcrição por cada linha digitada (3x 6,50) 19,50 euros: total 41,50.
A transcrição do casamento do portugues ja foi feita anteriormente (conforme imagem que também estou enviando aqui), é por isso que o valor da certidao está maior? sabendo disso, preciso pedir algo mais no crav?
@luanavfortunato
Me parece que em 2010 eles tinham outra tabela de preços, diferente da de 2024.