Dúvida - transcrição de casamento em Santos-SP

Bom dia.

Minha sogra possui cidadania portuguesa e foi casada com um brasileiro, no entanto o casamento deles não foi transcrito em Portugal. Tiveram um filho (meu marido), depois se divorciaram e recentemente meu sogro faleceu. Agora, para conseguir pedir a cidadania do meu marido, precisamos transcrever o casamento do pais, visto que meu sogro (brasileiro) foi quem declarou o nascimento dele.

Minha dúvida é a seguinte: Iremos pedir a transcrição via consulado de Santos-SP, no formulário há as opções de Transcrição de casamento e Transcrição de casamento + óbito. Eu poderia assinalar apenas a primeira opção (transcrição de casamento), mesmo com as certidões emitidas aqui no Brasil constando o óbito do meu sogro?

Obs.: Nós sabemos que neste caso minha sogra irá constar como casada em Portugal. Sabemos também que é necessário que os dados delas estejam atualizados lá, mas no momento não temos condições de pagar um advogado em Portugal para entrar com o processo de divórcio. Queremos apenas agilizar a transcrição para entrar com o pedido de cidadania do meu marido, mas temos medo de cair em exigência no consulado e perder dinheiro.

Então, por gentileza, se alguém puder me ajudar serei muito grata!

Comentários

  • @Najila_RHL , pode apenas transcrever o casamento dos sogros. Não é obrigatória a averbação do óbito do sogro, porque ele era brasileiro.

    Ela pode permanecer como casada em Portugal sem problema algum, não precisa homologar o divórcio, A NÃO SER que deseje atribuir um eventual filho do segundo casamento ou solicitar a cidadania pelo casamento para o segundo marido.

    Para seu marido, basta a transcrição do primeiro casamento.

  • @Leticialele, muito obrigada!

  • @Leticialele você pode me tirar mais uma dúvida, por favor?

    Na hora de preencher o requerimento estou perdida. Com o casamento minha sogra passou a adotar o sobrenome do meu sogro, inclusive todos os documentos atuais do meu marido constam o nome dela de casada. No entanto, após o divórcio ela voltou a utilizar o nome de solteira.

    Como iremos realizar o pedido da transcrição do casamento, no formulário do Consulado de Santos na parte dos "Dados do Requerente" ela irá colocar o nome de casada ou o nome de solteira? Além disso, na parte do estado civil em Portugal, ela tem que assinalar como solteira?

  • @Najila_RHL , tem que colocar o nome que está usando agora, de acordo com o RG

    No estado civil, vai colocar a verdade - divorciada.

  • @Leticialele Boa noite, no meu caso meu pai é casado no Brasil e vai fazer a transcrição de casamento, ele ja possui o assento português, no dele posso colocar que ele é casado em Portugal ou solteiro?

  • @_celsorodriguees , se ele vai fazer a transcrição de casamento, tem que colocar o estado civil casado! Ele é casado no Brasil, e a certidão de casamento português, gerada após a transcrição, vai refletir exatamente isso.

  • Olá @Leticialele a cidadania do meu sogro saiu , mais rápido do que esperávamos, 4 meses... Agora estamos agilizando o restante do processo , para dar entrada na cidadania do meu marido , e filhos ...

    Vamos fazer o processo de transcrição de casamento do meu sogro , e fiquei com a mesma dúvida do @_celsorodriguees ... Não sei se coloco solteiro, ou casado no estado civil em Portugual?

    Outra dúvida, quando demos entrada na cidadania , na certidão de batismo dele (fotocópia) já constava casado , isso não significa nada !? Tenho que transcrever da mesma forma né!?

    Obrigada desde já!

  • @emyllene , coloque o estado civil - casado.

    Se seu sogro foi o declarante do nascimento dos filhos até que estes tivessem completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento.

    Caso contrário, precisa.

  • @Leticialele muiti obrigada !

    Mas no caso para emitir o cartão cidadão, e passaporte do meu sogro, seria obrigatório atualizar o estado civil dele em Portugual (fazer a transcrição) correto !?

  • Pessoal, boa tarde.


    Já sou membro do forum há alguns anos. Por aqui consegui tirar a nacionalidade da minha avó, e agradeço a ajuda de todos.

    Iriamos seguir com a transcrição de casamento, porém, por problemas financeiros, tivemos que parar o processo, e neste período veio o falecimento da minha avó (Portuguesa por cidadania originária). E agora estamos retomando o processo, ou seja, vamos fazer a transcrição de casamento dela, para seguirmos com o pedido de cidadania do meu pai.

    Mas com o falecimento dela em Agosto/2021, fiquei na seguinte dúvida.


    Vou fazer a transcrição pelo consulado em Santos, pois li aqui no forum que é o melhor lugar hoje para se dar entrada, uma vez que, o processo deles está rápido.

    Com o falecimento dela, meu pai irá ser o requerente. Minha dúvida é, preciso informar o óbito dela ou posso seguir com a transcrição como se ela estivesse viva ainda?


    Obrigada à quem puder me ajudar.

  • @Amanda Carvalho , seu pai, como filho, tem legitimidade para pedir. Não creio que precise averbar o óbito.

  • @Leticialele , muitissimo obrigada.

  • Boa tarde pessoal espero que estejam todos bem.

    Solicitei averbação de casamento pelo escritório consular de santos, mas ao que tudo indica, não estão tão rápidos como outrora.

    Eles receberam meus documentos em 25-04, passados mais ou menos 40 dias e não tenho nenhuma noticia.

    Já pague os 175,00 euros para nacionalidade do meu filho através de cartão, mas estou preocupado com a demora na transcrição

    do casamento.

    Vocês tem alguma ideia de como resolver esta situação?


    Grato;

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.