Reconhecimento de firma nas certidões e prova de vida

Olá!

Estou um pouco confuso em relação ao reconhecimento de firma nas certidões de nascimento/casamento que estou solicitando.

O registro de batismo do português (meu trisavô) está tudo ok, pois solicitei do arquivo de Portugal de acordo com as orientações do tópico específico.

O registro de nascimento de minha bisavó, filha do português, solicitei a inteiro teor digitada. Devo solicitar reconhecimento de firma do escrevente que transcrever? Essa é a parte que me deixou confuso. Achei que ja era algo que viria certo sem precisar mencionar.

O registo de nascimento de minha avó (neta do português) solicitei cópia reprográfica. Também precisa solicitar reconhecimento da firma do funcionário do cartório?

E o ideal é já solicitar tanto o reconhecimento de firma quanto o apostilamento de uma vez só?


Solicitei também a certidão de casamento de minha avó apenas para comprovar o nome de casada, mas deste não pedi reconhecimento de nada. Apenas a certidão inteiro teor digitada. Terei problemas?


Além disso, estou com dúvida sobre a prova de vida e reconhecimento de firma na assinatura do formulário.

Minha avó precisa realizar a prova de vida no consulado antes de iniciar o processo? Ela tem mais de 80 anos.

Tenho um tio que também realizará o processo e tem 71 anos. Deve também realizar prova de vida?

E o reconhecimento de firma na assinatura do formulário precisa ser feito no mesmo dia da prova de vida, no consulado?


Há alguma outra situação de reconhecimento de firma de qualquer envolvido?


Muitíssimo obrigado.

Comentários

  • @caiohenriquep , quando você apostilar as certidões, já fazem o reconhecimento da firma de quem as assinou.

    Se sua avó e seu tio-avô forem assinar o requerimento no Consulado, isso já valerá como prova de vida.

    Os Consulados não estão fazendo prova de vida para nacionalidade. Agora, a prova de vida deve ser feita em Cartório. Mas assinar na frente de um funcionário deles, que irá carimbar o documento, vale como prova de vida. Não esqueça de levar a identidade deles.

  • @Leticialele Muito obrigado!

  • caiohenriquepcaiohenriquep Member
    editado May 2022

    postei no tópico errado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.