Certidão de Batismo ou Nascimento em Figueira da Foz em 1860

Boa tarde!

Solicito ajuda na seguinte situação:

No anexo, juntei o que tenho de informações.

Meu avô nasceu em Figueira da Foz em 1860. Desconheço data e freguesia. Ele teve uma irmã mais velha, que nasceu e faleceu em Alhadas, Figueira da Foz (1856-1931).

O meu bisavô chamava-se Manoel Cardoso e minha bisavó Maria Marinheira.

Meu avô entretanto, trocou o nome ao vir para o Brasil, pois estava sendo perseguido. No Brasil viveu como José Carvalho.

Suponho que fora batizado como José Cardoso.

Busquei em vários arquivos do familysearch e https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37026&FileID=6417, mas não obtive sucesso. Avancei vários anos inclusive, além de 1860.

Se houver possibilidade de uma orientação, ou ajuda, fico imensamente grata.

Deise


Comentários

  • editado May 2022

    @DeiseCris72

    Eu segui a irmã Anna Marinheira e veja no que deu. Peço a opinião da @Leticialele que é boa de resolver esses mistérios.

    Anna teve um filho José na freguesia de Ferreira a Nova em 1884. Aqui aparece como Anna Marinheira, nascida em Alhadas, filha de Manoel Cardoso e Maria Marinheira, e casada com Manoel Mathias na freguesia de Ferreira a Nova:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89SP-WWZF?i=28&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X5X-TKDN

    Note que o padrinho é José Cardoso, da freguesia de Alhadas. Pode ser o "seu" ou um homônimo. Em que ano o "seu" veio para o Brasil?

    Fui buscar o casamento de Anna com Manoel Mathias em Ferreira A Nova em 1883; ela consta como 28 anos (então nascida em 1855), natural do lugar de Lafrana da freguesia de Alhadas... Mas aqui, Anna já aparece como filha de Manoel Cardoso e Maria LOPES.:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37367&FileID=181803

    Voltei nos batismos de Alhada para 1855 e achei uma Anna, filha de Manoel Cardoso e Maria LOPES, do lugar de Lafranas.

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37025&FileID=6320

    E já tinha achado antes um José, com os mesmos pais e avós, batizado em 1858; também do lugar de Lafranas:

    https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=37025&FileID=6367

    É ele? Não consigo achar onde Lopes e Marinheira se trocaram - mas esse casamento de Anna Marinheira com Manoel Mathias faz uma conexão entre os dois nomes.

    Tem essa árvore aqui no FS, com o pai Manoel Cardoso, mas a mãe como Maria Lopes (e todos os filhos, incluso Anna e Jose):

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G6L5-P84

  • @CarlosASP , eu suspeitei que esse José, nascido em Alhadas em 1858, fosse filho do Manuel Cardoso e da Maria Marinheira (que aparece como Maria Lopes do batismo.

    Pode ser que a Maria Lopes seja a Maria Marinheira.

  • Bom dia.

    Obrigada!

    Valiosíssimas informações.

    Vocês me trouxeram em um dia o que venho buscado a meses.

    Não entendo os motivos de trocas de nomes dessa maneira, tampouco as informações desencontradas de datas, mas ao que tudo indica, é isso mesmo.

    Não tenho informações do período de vinda para o Brasil, nem passaporte, nada. Só sei que foi antes de 1905, pois tenho informações de tios meus nascidos aqui nesse período.Onde posso pesquisar?

    Gratidão.

  • @DeiseCris72 , pode pesquisar no tombo.pt

    Essa troca de nomes era comum, à época!!

    Tive uma avó (4a) que ora era Luíza da Ressurreição Proença, ora era Luíza da Páscoa Proença... Eram todos muito doidos!!


  • Obrigada@Leticialele !

    Essas discrepâncias de datas e nomes podem vir a atrapalhar muito a aprovação da cidadania?

    Estava lendo em outras discussões que pedidos estão demorando por excessos de petições e baixa demanda de pessoal... Contudo, casos assim levam ainda mais tempo de análise, não?

    Uma outra dúvida minha: se eu conseguir a cidadania, a meus filhos ela se aproveita ou caberá a eles novo requerimento?

    Grata!

  • @DeiseCris72 , não atrapalham , mas obrigam você a provar que se trata da mesma pessoa, normalmente com outro documento português. Talvez a profissão da mãe fosse marinheira, ou era o nome pelo qual ela era chamada... Pode mandar, se for o caso, o assento certificado da irmã, se ela aparecer como maria Marinheira!

    Se você tiver a cidadania como neta. será por atribuição, ou seja, retroage à data do seu nascimento. Assim, seus descendentespoderão solicitar, mediante a apresentação de requerimento e novos documentos.

  • Muitíssimo obrigada, @Leticialele !

    Muitíssimo obrigada, @CarlosASP !

  • @Leticialele

    Ainda tem o fato que esse Jose Lopes/Cardoso filho de Maria Lopes/Marinheira (o Cardoso vem do pai) mudou completamente o sobrenome para José CARVALHO no Brasil.

    A @DeiseCris72 acrescentou o óbito dele no Brasil como José CARVALHO, filho de Manoel Cardoso e Maria Marinheira, na primeira postagem. Mas não vi nem a certidão de casamento dele no Brasil, nem a de nascimento do neto/a requerente da cidadania para ver como constam os nomes. Mas subentendi que tudo está com José CARVALHO, certo?

    Se ele aparece como Jose CARVALHO (não sei de onde veio Carvalho) nessas certidões, qual o caminho a seguir?

  • @CarlosASP , isso é um problema!! Terá que justificar a adoção do apelido Carvalho!!

  • Bom dia!!

    Gratidão mais uma vez @CarlosASP e @Leticialele

    @LeandriBom... Vou postar minha certidão de nascimento e a de meu pai, os óbitos de meus tios, de meu pai e tentar resumir mais ou menos a situação.

    Caso vocês visualizem o que eu deixei passar, gentileza, me informem.

    A certidão de casamento de meu avô José eu pedi a emissão da segunda via, pra eu ter uma luz (estou aguardando chegar). Ele se casou em Minas. Meu pai, filho do José, era o caçula, casou-se com mais de 60 anos e faleceu quando eu era criança ainda, então eu quase nada tenho de documentos. Nem sei como eram como família, a fazenda onde viviam, nada. Minhas bases são minhas lembranças daquilo que meu pai relatava e as de duas primas derradeiras, na casa dos 80 anos...

    O que eu sei é que: meu avô José veio para o Brasil a convite de um irmão que imigrou em busca de novas oportunidades (que depois da descoberta de vocês eu imagino que seja o Manoel, único irmão homem dele). Meu avô José veio fugido de uma família enraivecida, por ele ter sido pai de uma menina sem se casar com a mãe. Esta entregou a criança pra ele e ele a trouxe para o Brasil. Aqui ele casou com uma brasileira mineira e teve mais 6 filhos. Destes eu só tenho certidão de óbito de dois, além da de meu pai, e as de meus avós.

    Ao que me consta, ele inventou esse sobrenome pra não ser encontrado pela família da filhinha. Mas o CARVALHO não tem qualquer relação familiar, suponho.

    Naquela época era tudo declaratório né? Assim, depois do primeiro documento emitido, a regra se criava.

    Até em meu pai isso se fez presente. Eu tive uma surpresa imensa quando solicitei a certidão de nascimento dele, pois o nome no registro é diferente do nome pelo qual ele fez toda vida civil dele.

    Ele se alistou, foi funcionário público, comprou imóveis, casou-se, registrou filhos e foi sepultado como ARMANDO DE PAULA CARVALHO sendo que no registro de nascimento o nome dele é ARMANDO QUARESMA DE CARVALHO.

    Para essa situação do meu pai eu até tenho uma teoria plausível, mas para toda a questão envolvendo LOPES/MARINHEIRA e CARDOSO/CARVALHO me escapam os entendimentos.

    Pensei em ir agora em busca de registro de entrada no Brasil, em algum porto dessa imensidão litorânea nossa...

    O que me sugerem?

    Grata!

    Deise

  • Boa tarde

    @Leticialele

    @CarlosASP

    Uma lanterna, por favor:

    Recebi questionamento do cartório onde pedi as certidão inteiro teor de casamento do meu avô português, se vou querer apostilamento de Haia.

    É necessário?

    Se sim, o que mais será necessário apostilar?

    Certidão de nascimento do meu pai? Casamento do meu pai?

    Minha certidão de nascimento, casamento?

    Desculpas se existe respostas para situação correlata em outros tópicos, mas em uma primeira busca, não encontrei.

    Gratidão.

    Deise

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.