Requerimento de cidadania através de avós portugueses

Tenho acompanhando algumas matérias na internet, que houve uma maior facilidade no requerimento da cidadania através de avós portugueses. Sei que isso sempre foi possível, mas que esse processo levava um tempo muito maior que a cidadania pelos pais.

Sabem me dizer se esse ajuste da lei realmente procede? Está realmente mais fácil?

Comentários

  • @Luis_Crevilari , sim, houve uma mudança na Lei em novembro de 2020, facilitando o acesso dos netos. O vínculo com Portugal, agora, é apenas o domínio da língua portuguesa. No caso de naturais do Brasil, o domínio da língua é presumido, não é necessário comprovar.

    O processo de cidadania para netos só é processado na CRCentrais - Lisboa e tem levado em torno de 3 anos para ser concluído.

    O processo para filhos pode ser mandado para o Arquivo Central do Porto, que tem finalizado em uns 6 meses.

  • @Leticialele Mesmo com essa mudança na lei e o domínio na lingua portuguesa, o processo de cidadania permanece e anos para a conclusão?

  • @Luis_Crevilari , sim!! Com a mudança na Lei, aumentou consideravelmente o número de processos de netos!! E o número de funcionários permaneceu o mesmo. E este ano extinguiram vários balcões de nacionalidade, tendo sido os processos pendentes nas Conservatórias enviados para Lisboa.

    E a CRCentrais analisou os que lá se encontravam acumulados sob a ótica da nova Lei.

    Por isso, tem demorado uns 3 anos...

  • @Leticialele Sabe me dizer se consigo fazer o envio dos documentos para o processo de cidadania dos meus pais e o meu de uma vez só, ou tenho que fazer um de cada vez?

  • @Luis_Crevilari , tem que mandar o processo de cidadania do descendente do português. Depois de aprovado, irá mandar o seu.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.