Transcrição de casamento - dúvida

Olá, pessoal!

Primeiramente quero agradecer pelo fórum, pois foi graças aos caminhos que vi por aqui que consegui encontrar os documentos necessários para o processo.


Bom, vamos lá.

Estou fazendo o processo para minha avó, neta de português.

O português, meu trisavó, veio de Portugal solteiro e foi casado com uma brasileira.

A filha do português, minha bisavó, era brasileira e casou-se com um também brasileiro.

Minhas dúvidas são as seguintes:

1) Foi o português quem registrou a filha, portanto não é necessária a transcrição do casamento dele, correto?

2) No caso da minha avó, quem registrou o casamento foi seu pai, meu bisavô. Mas, a filha de português é a minha bisavó. Neste caso é necessária a transcrição do casamento? Fiquei em dúvida pois só acho informações sobre transcrições de casamento em que pelo menos um é português, mas minha bisavó não tem a nacionalidade portuguesa. Não entendi direito nem como funcionaria se for necessário transcrever o casamento dos meus bisavós brasileiros.


Podem me orientar, por gentileza? Estou confuso com as informações que encontro.


Agradeço imensamente.

Comentários

  • @caiohenriquep

    O avô de sua avó (trisavô) era português casado com brasileira e foi o declarante do nascimento da filha até que ela tivesse 1 ano de idade - NÃO PRECISA TRANSCREVER O CASAMENTO; Dele, vai mandar o assento de batismo certificado pelo Srquivo Distrital, se nasceu antes de abril de 1911; Se nasceu após, cópia simples da certidão de nascimento obtida através do civil online.

    A filha dele, sua Bisavó, mãe de sua mãe, nasceu e faleceu brasileira. Dela, que será apenas o elo entre o avô e a neta, só precisa mandar a certidão de nascimento inteiro teor, digitada e apostilada. Não há como transcrever seu casamento, pois era brasileira.

    A neta dele, sua avó, será a Requerente da cidadania pelo art 1D - dela, vai precisar da certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada. Não importa quem declarou o nascimento dela, pois, pela lei brasileira, pai e mãe são os que constam da certidão de nascimento. Mande, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG (se for o nome de casada) , a certidão de casamento dela inteiro teor. Não precisa apostilar.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Ola, Leticia! Muito obrigado pela resposta!

    No caso a minha bisavó permaneceu com o mesmo nome após casada. Então não enviarei sua certidão de casamento.

    Minha avó, porém, acrescentou o sobrenome do meu avô após casar. Neste caso é a mesma situação? Certidão de casamento dela em inteiro teor digitada sem apostile, apenas para justificar o nome atual?

    Aproveito para questionar sobre erros de grafia nas certidões:

    No registro de batismo do meu trisavô, as informações constam da seguinte forma:

    Nome: Manuel dos Santos

    Pai: Marciano dos Santos

    Mae: Thereza Custodia


    No registro da minha bisavó consta da seguinte forma:

    Nome: Apparecida dos Santos

    Pai: Manoel dos Santos

    Mae: Maria Luisa Rigonatti

    Avô paterno: Marciano dos Santos

    Avó paterna: Theresa Custodia


    No registro de minha avó consta da seguinte forma:

    Mae: Aparecida dos Santos

    Avô materno: Manoel dos Santos

    Avó materna: Maria Luiza Rigonato


    Respeitei exatamente a grafia como constam nos registros.


    Sera que ha necessidade de alguma retificação?


    Sei que o assunto é de outro tópico e posso redirecionar a pergunta se necessário.


    Agradeço novamente.

  • @caiohenriquep , sim, mande a certidão de casamento de sua avó, sem apostila, apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

    Não há necessidade de retificar nome algum nas certidões.

    Boa sorte!!

  • caiohenriquepcaiohenriquep Member
    editado May 2022

    Muito obrigado @Leticialele !


    Eu estava mais preocupado com a questão do Rigonatti virar Rigonato. Mas agora fico mais tranquilo.

  • @Leticialele Se o cartório topar, será que seria prudente alterar esse Rigonato para Rigonatti?

    ou seria besteira e melhor nem mexer com isso? Ou só se cair em exigência?

    estou um pouco preocupado.


    obrigado e desculpa insistir

  • @caiohenriquep , se o cartório fizer com facilidade, ok.

    Mas eu não me preocuparia com isso.

  • @Leticialele obrigado pela resposta

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.