Dúvida Transcrição - casamento Português

Olá, Tudo bem? Gostaria do auxílio de vocês em algumas questões.

No presente caso, estamos fazendo o processo de atribuição de cidadania para (NETAS) de português.

Ele casou-se no Brasil e teve filho nascido no Brasil (este registrado pelo Português antes de completar 1 ano de idade e o próprio pai foi o declarante).

Minhas dúvidas são as seguintes:

São 5 netas de desejam fazer o pedido de atribuição de nacionalidade e o pai delas já faleceu.

1) Há alguma forma de se reduzir os custos aproveitando-se a documentação?

2) o procedimento de transcrição de casamento é a primeira etapa, certo? Esse só será feita uma única vez e fica arquivada do registro do Português? É necessário fazer a transcrição de casamento e óbito do AVÔ português ?

Muito obrigada

Comentários

  • @Camila_mesqcastro , como foi o português o declarante do nascimento do pai, não precisa transcrever o casamento.

    As cinco netas podem mandar seus processos, completos, sem compartilharem nenhum documento, no mesmo envelope de envio pela DHL.

    SE fosse necessário transcrever o casamento do avô, seria apenas uma vez e valeria para todas.

    Não é necessário averbar o óbito do português.

  • @Leticialele Uma das netas teve seu nascimento declarado pela mãe. Desta forma, haveria a necessidade de Transcrição de casamento, certo?

    Um dos documentos exigidos para a transcrição do casamento ( de acordo com o site do Consulado) é:  digitada e original do(a) nubente que não possui a nacionalidade portuguesa, emitida há menos de 1 ano. Neste caso, seria a certidão de nascimento de OLÍVIA BISCONCINI. Porém, Olívia não tinha registro de nascimento. Somente de batismo. Encontrado no Arquivo Diocesano de São Carlos. Será que é aceito pelo Consulado?

    Mais uma pergunta. A data no registro de casamento está diferente do registro de batismo, será necessário retificar, certo?

    Vou anexar aqui os documentos. Assim creio que fique mais fácil para entender.

    Obrigada pela Ajuda


  • Esse é o registro da neta que teve como declarante a mãe @Leticialele

  • @Camila_mesqcastro , o filho do português nasceu e faleceu brasileiro! O que importa é quem foi o declarante do nascimento do FILHO, e não das netas!! Os pais das netas nasceram e faleceram brasileiros, e é a lei brasileira que se aplica a eles! Pela legislação brasileira, pai e mãe são os que constam da certidão, não importando quem foi o declarante! Não tem como transcrever o casamento de brasileiros em Portugal.

    Mande a documentação de todas as netas normalmente.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.