Nome errado enviado pelo arquivo

LeandriLeandri Member
editado May 2022 em Processos de Atribuição

Amigos, recebi assento de batismo do portugues, enviado pelo Arquivo Distrital de Porto, e o nome do pai veio escrito errado. O correto é "José Antunes Pereira de Assumpção", porém veio "José Antunes Pereira D' Ascenção". O nome que citei como correto é o que consta em todas as certidões em que é citado, como casamento do portugues, obito do portugues, e nascimento do filho do portugues.


Tal diferença atrapalha o processo? Alguem sugere algo?

Agradeço desde já.

Comentários

  • @Leandri , mande um email para o Arquivo Distrital do Porto, coloque anexos os documentos que você tem e peça para verificarem. Mandaram a cópia do livro? Você já verificou? Pode ser que as certidões brasileiras estejam erradas...

  • LeandriLeandri Member

    @Guilherme Moreira @Leticialele realmente é Ascenção, mas por algum motivo virou "Assumpção" nas certidões brasileiras


    Na certidão de nascimento da requerente consta avô: "Manoel Rodrigues de Assumpção"

    Na certidão de nascimento do pai do requerente também.

    Na certidão de casamento portuguesa do Manoel*, utilizada para validar o nome + apelido, já que só havia o primeiro nome, o Assumpção vira "D' Ascensão"... "Manoel Rodrigues D' Ascensão", assim com o Assumpção do pai do português no assento de batismo do Manoel, que ficou "José Antunes Pereira D' Ascensão".


    Vocês teriam alguma ideia do que fazer? Tenho acesso a todas as certidões de todos os envolvidos.


    ----------------------------------------------------------------------

    Em tempo, coloco uma segunda alternativa:

    A esposa de Manoel, também portuguesa, assumiu o nome de "Maria Rodrigues" na certidão de casamento que citei acima (*).

    Porém no nascimento do pai da requerente, ela assina com "Maria Pereira de Assumpção", mesmo nome que se encontra na certidão de óbito de Maria e na de nascimento da requerente.

    Ps: os nomes dos pais de Maria estão o mesmo em todas as certidões.


    Talvez seja uma solução mais fácil?

    Gastei uma fortuna até aqui e tô com medo de dar errado. Desde já agradeço a todos.

  • @Leandri , o correto será retificar todas as certidões para colocar o apelido correto. Use a certidão portuguesa apostilada para fazer as retificações.

    O sobrenome que a avó adotou após o casamento foi o do marido, o que era obrigatório, pelo Código Civil brasileiro, até 1967.

    Você poderia arriscar mandar os documentos como estão, fazendo um requerimento solicitando que seja mantido o apelido Assumpção, alegando que certamente foi um erro do Cartório à época do registro de nascimento do filho, em XXXX (ano) e que, após isso, toda a família passou a adotar o mesmo apelido errado. Diga que, na época, os dados eram fornecidos oralmente, mediante a apresentação de testemunhas, e que, como a maioria das pessoas não sabia ler e escrever, ficava difícil constatar que seu sobrenome (apelido) estava errado. Explique que uma retificação a esta altura, obrigaria à troca de TODOS os documentos, diplomas, certificados, gerando um transtorno inimaginável para os descendentes, que são inúmeros.

    Seria uma tentativa, que poderia (ou não) ser aceita pelo Conservador.

  • LeandriLeandri Member

    @Leticialele Isso me pegou de surpresa :(. Porém vou tentar fazer isso. Como recomenda que eu faça tal requerimento?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.