Cidadania para judeu sefaradita expulso

editado November 2014 em Outros assuntos
Olá colegas.

Por parte paterna minha cidadania já está garantia, entretanto, minha mãe é judia descendente de judeus sefaraditas expulsos de Portugal por volta de 1497.

Além do sobrenome e da árvore genealógica completa, o que mais é necessário?

Comentários

  • Achei a lei meio omissa, por isso pergunto.
  • Entendi, tem que aguardar regulamentação.
    Bem que tinha achado a leio vaga...
    Judaísmo é religião, é cultura, é povo, enfim, daria para fazer um fórum só sobre isso. ;)
  • Sim, mas não vai ser nada fácil, sendo de linhagem sefarad, vai ter que comprovar ligação com comunidade sefarad que ainda fale Ladino.
  • Bom, Ladino é mais fácil que Idiche. ;)
  • Mas minha dúvida é justamente sobre a descrição abaixo:
    "que demonstrem “tradição de pertença a uma comunidade sefardita de origem portuguesa, com base em requisitos objectivos comprovados de ligação a Portugal, designadamente apelidos, idioma familiar, descendência directa ou colateral”.
    Oras... se foi em 1497 a expulsão, se muitos Judeus já eram convertidos a Cristãos Novos, então como é que nós podemos comprovar essa tradição judaica, se fomos tolhidos dessa cultura?
    Fica um pouco subjetivo comprovar, além do sobrenome...
  • kkk esse é o dilema, essa lei vai acabar favorecendo meia duzia escreve...imagina que Portugal e Espanha iam colocar além dos descendentes proximos de portugueses, descendentes de 500 anos atras, nao seria justo com quem tem uma bisavó portuguesa sem ligação com a comunidade seferad...então penso eu que vai ser objeto de mta discussão...se for assim de acordo com a torah todos somos judeus...pois descendemos de noé kkkkk...
  • editado November 2014
    Noach (Noé) não era judeu, o primeiro judeu foi o patriarca Abrahão, até então não existia povo judeu. Moshe (Moisés) recebeu a Torá, fazendo que com o povo entrasse para o pacto, foi ai que juridicamente foi "criado" o povo judeu, com o regulamento e publidade.

    Se vc descende de Abrahão ou de um convertido, vc é judeu, caso contrário não.
  • kkkk Cesar vc acha que essa discussão Talmudica de 1400 anos vai acabar com seu resumo simplista, não me faça rir. Reforço que reativar esse assunto sefarad é complicadissimo, e tentar racionalizar uma lei compensatória frente a inquisição é uma tarefa ardua e quase impossivel.
  • Eduardo Marques, só resumi o que os rabinos falam, mas fique á vontade para pesquisar e se aprofundar. É um tema apaixonante [e polêmico]. Só abri a discussão porque existe esta possibilidade de cidadania. Embora eu seja neto e bisneto de portugueses (pelo meu pai) e descendente do Rei Salomão (pela minha mãe). Quem tiver interesse no judaísmo, que procure um rabino reconhecido e principalmente, estude.
  • editado August 2016
    Eu e minha mãe conseguimos os certificados e iremos dar entrada na CRC, segunda-feira.
  • Boa sorte, César!
    Em qual CRC? Vc só precisou reunir as certidões dos ascendentes de origem judaica?
  • Muito bom, @Cesar Machado. Agora é só esperar.

    Este tipo de processo, é só pela CRC Lisboa mesmo, @Guilherme Kalb.
  • editado August 2016
    Valeu!

    @Guilherme, juntei toda a genealogia minha e de minha mãe até os processados por culpas de judaísmo: Francisco Lopes Franco e seus filhos Mateus Lopes Franco (meu ancestral), Manoel Garcia Franco e Luís Lopes Franco. Aliás, desde 1650 que não se usa o sobrenome Lopes Franco e Garcia Franco na família, então isso de lista de sobrenome é furada.

    Foram juntadas certidões de nascimento/batismo, casamento, docs históricos do conselho ultramarino, citações de livros de genealogia famosos e trechos dos processos por judaísmo.

    A parte de pesquisa já estava feita quando saiu a lei, então só tive q pedir as certidões e mandar para Lisboa.

    Conforme respostas de Ponta Delgada, Tondela e Ovar, só a CRC pode receber nossos pedidos, derei entrada amanhã.

    Quem quiser ver o certificado, entre no Grupo Genealogia Anussim do facebook, do qual sou um dos fundadores e faço parte da equipa de moderação.
  • Fascinante, César! To interessado em pesquisar os meus também!
    Abraço
  • Sei que esse post é antigo, mas como foi reativado recentemente, vou falar um pouco da minha história.

    Sou descendente da Branca Dias, uma judia famosa que fugiu de Portugal por conta da inquisição e veio parar no Nordeste do Brasil. Ela veio a falecer em meados de 1580 (não se sabe a data ao certo, não é precisa). Vários judeus sefarditas vieram para o Nordeste do Brasil nessa época, porque Recife era então colônia da Holanda, que na época já possuía uma liberdade de credo surpreendente.

    Eu também consegui meu certificado junto à CIL, Comunidade Israelita de Lisboa. A sua diretora, Esther Mucznik, fala em uma entrevista que não é necessário que as tradições tenham continuado até chegar no requerente. Se assim o fosse, seria praticamente impossível alguém obter a cidadania dessa forma. Pouquíssimas pessoas da nossa geração falam ladino, uma língua que é no máximo falado por nossos avós, e os que a falam também não seguem necessariamente os ritos judaicos.

    O ponto da reparação histórica é abrir as portas novamente para um povo que foi expulso à força de um local que ajudou a construir durante séculos -- antes mesmo de migrarem pra Portugal, quando estavam no território que hoje é parte da Espanha.

    Portanto, aos que desejam fazer o processo, vão em frente, mesmo que não falem ladino e que não tenho laços efetivos com a cultura judaica. Este não é o ponto da lei, claramente.

    Abraços
  • Olá, pessoal

    Sou novo aqui no fórum, estou em duvida por onde começar minha pesquisa, e se realmente minha família descende de origem judaica. Meus descendentes são da família Simões de Paiva, foram nobres do município de Mata de São João, Bahia. Os nomes são de origem sefarditas, mas somente essa informação ainda é muito vago. Gostaria de saber como proceder nas pesquisas iniciais ?

    se alguém poder me ajudar, agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.