Busca de Registro de Batismo sem saber Concelho/Freguesia

Olá!

Eu estou buscando a certidão/registro de batismo dos meus bisavós, para passar a cidadania para o meu pai e não consigo encontrar de jeito nenhum, não sei ao certo o concelho e freguesia e data de nascimento correta exatamente.

Por eles nascerem antes de 1911, deve-se procurar nos arquivos das igrejas, eu pensando que seria tranquilo, quando vejo os arquivos, são organizados por data de batismo e não de nascimento, o que dificulta e muito, tem batismo que fazem após 1 ano que a pessoa nasceu.

Já encontrei alguns documentos aqui do Brasil mesmo. Mas queria saber se há alguma outra maneira de buscar ou se indicam alguma empresa para busca?

Abaixo informo os dados dos familiares:

Eles vieram para cá jovens e tiveram 5 filhos, Maria Dudlia, Conceição, Lydia, João e Ivanildo (Vanilo)

Desembarcaram no Porto de Santos 23/12/1925

Encontrei o registro de estrangeiro dele e certidão de óbito do Brasil. Não casou aqui.

Nome bisavô: Manoel Miranda Marto

Nome do pai dele: Manoel João de Miranda Marto

Nome da mãe dele: Maria de Pinho

Cônjuge: Rosa Augusta Simões

Data de nascimento aproximada dele: 01/04/1902

Datas possíveis: 01/04/1903 e 01/04/1904

Cidade de nascimento: Porto

A data da minha bisavó ainda não vi, mas posso descobrir aproximada pela certidão de óbito que ainda não retirei. Por enquanto to vendo se encontro o do meu bisavô, para ver se consigo enxergar por onde começar.

Já encontrei certidões do Brasil, cartão de estrangeiro e o máximo que consegui de informações são estas, para iniciar a busca em Portugal. Sei que ele nasceu em Porto e a minha bisavó em Trás-os-Montes.

Obrigada pessoal.

«1

Comentários

  • editado May 2022

    @Arayam

    Manuel registro nº101 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=355839&FileID=1120735 freguesia de Mira / Mira / Coimbra

    talvez o registro de Rosa Augusta nº188 https://pesquisa.auc.uc.pt/viewer?id=355838&FileID=1120631 freguesia de Mira / Mira / Coimbra

  • @Kleber Silva Aguiar


    Nossa, muito muito obrigada, todas as informações batem, dos dois. Como sei o nome dos pais dela também, parecem ser eles sim.

    Como faço para solicitar essa documentação para a cidadania?

    Precisa da certidão de casamento deles também? (caso eles tenham se casado)

  • Obrigada @Leticialele , havia visto este tópico e como se trata do Arquivo da Universidade de Coimbra, não havia entendido muito bem como fazer lá. Mas mandei um e-mail.

    Estou tentando também buscar a certidão de casamento deles, faltaria apenas isso, sei somente o ano, que foi em 1923, tentei buscar, mas não achei. Pode me ajudar? @Kleber Silva Aguiar se você souber me ajudar a encontrar, por favor, agradeço também.@Kleber Silva Aguiar

  • @Arayam

    Na certidão de nascimento da filha Lydia diz que "casaram em Portugal há sete anos" - o 1923 que você mencionou.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFN-XWWP?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XZS-VLG5

    As certidões posteriores a 1911 estão informatizadas. Peça a cópia do casamento pelo civilonline; custa 10 euros e chega por email em 1-2 dias. Acredito que com os nomes dos cônjuges eles devem conseguir localizar no sistema.

  • Oi @CarlosASP muito obrigada.

    É isso mesmo, vi pela certidão dela mesmo. Vou tentar pedir lá no civil online e falo aqui pra vocês sobre esse processo todo :-) se deu certo e tal.

  • Muito obrigada @Guilherme Moreira , esclareceu bastante as informações pra mim e já fiz a solicitação, vamos ver agora :-)

  • editado May 2022

    Pessoal, enquanto tramita a solicitação da certidão de casamento deles. Surgiu umas dúvidas e resumo em um check list:


    Avô e avó portugueses nascidos e casados em Portugal (meus bisavós e avós do meu pai) - Cópia certidão (assento de batismo) dos portugueses certificado pelo arquivo distrital - Mandei e-mail para eles e nada de respostas, eu posso solicitar em outro local sem ser na AUC?

    Da mãe brasileira filha do português - certidão de nascimento inteiro teor digitada e apostilada - OK

    Do requerente (neto = meu pai) - certidão de nascimento inteiro teor digitada e apostilada - OK

    Cópia do RG do requerente atualizado apostilado - OK

    Antecedentes criminais do neto e comprovante de escolaridade (precaução).


    Todos os documentos devem ser apostilados?

    Consultei antes em alguns outros tópicos do fórum sobre a documentação e os últimos em negrito, antecedentes eu sei que precisa e o comprovante de escolaridade é mais por precaução mesmo.

  • @Arayam , está no link https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

    Na Universidade de Coimbra, peça:

    "As certidões que se encontram prontas são compostas por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos de pedidos de cidadania, e tem um custo de 20,00€."

    PAGAMENTO À UNIVERSIDADE DE COIMBRA (atualizado em 10 de junho de 2021): https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/18167/arquivo-universidade-de-coimbra-nao-aceita-cartao-alguem-conseguiu-fazer-vale-postal#latest

    Se os livros estão na Universidade de Coimbra, é lá que tem que pedir. https://www.uc.pt/auc/servicos

    A certidão do Requerente é por cópia reprográfica do livro, apostilada!! Não serve a digitada.

  • Obrigada @Leticialele , no campo de Observações, eu copio isso que você mandou? Não entendi bem essa parte:

    Na Universidade de Coimbra, peça:

    "As certidões que se encontram prontas são compostas por um frontispício datilografado, onde constam os elementos essenciais do assento, e pela fotocópia da página do livro contendo o registo do assento de batismo/nascimento. Este é o tipo de certidão que habitualmente é emitido para instruir processos de pedidos de cidadania, e tem um custo de 20,00€."

    No pedido eu coloco o que nestas opções, não tem naquele tópico que você mandou, não achei:

    Tem as seguintes opções de pedido:

     Documento: 

    • Certidão
    • Certidão Negativa
    •  Certidão para fins especiais
    • Certidão Transcrita (aos custos da certidão acrescem os da transcrição) - Eu ia selecionar essa
    • Certidão por Telecópia
    • Cópia não certificada
    • Fins Especiais: Abono de Familia
    • B.I.
    •  Segurança Social
    • Fins de Serviço (só pode ser pedida por entidades oficiais)


    -----------------

    Quanto a cópia reprográfica da certidão do requerente, eu esqueci de escrever mesmo, mas muito obrigada.

  • @Arayam , peça "certidão".

    Se pedir a transcrita, vai pagar por cada linha da transcrição, e não compensa!!

  • Obrigada @Leticialele , vou entrar com o pedido aqui.

  • Oi gente, recebi a certidão de casamento digital e surgiu uma dúvida:

    O nome do meu bisavô possui um "de" a mais que não consta na certidão da minha avó.

    Está na de casamento: Manuel de Miranda Marto

    Na certidão da minha avó: Manoel Miranda Marto

    O nome dos pais deles batem normal.

    Isso vai implicar em algo na documentação pra cidadania? E talvez nos assentos de baptismo ainda venha com: Manuel Miranda Martho

    Obrigada por toda a ajuda de vocês!!!

  • @Arayam , a colocação ou supressão de partículas de ligação é livre. Não tem que se preocupar com isso!!

  • Ta ok, obrigada @Leticialele :-)

  • editado May 2022

    Pessoal, bom dia!

    Possuo três dúvidas.

    Estou solicitando a certidão de baptismo dos dois, sabem mais ou menos o prazo para receber aqui no Brasil?

    Qual a melhor forma que vocês indicam para o pagamento à eles?

    Vi que vocês possuem uma planilha que todo mundo compartilha, como funciona ela, tem algum tópico que explica sobre ela? É do fórum mesmo?

    Obrigada por toda ajuda.

  • @Arayam , as certidões costumam levar uns 20 dias para chegarem.

    Pague com cartão de crédito, preferencialmente o virtual, do app do seu banco.

    A planilha de netos está aqui - https://docs.google.com/spreadsheets/d/1IYzPeWFrqiEF5MxruxslpFRjlkk-7ob9An3rdPLKzWE/edit#gid=0

  • @Leticialele muito obrigada :-)

  • Boa tarde, @Leticialele ou alguém que possa ajudar, surgiu uma outra dúvida, to correndo aqui com as documentações, logo mais passo uma lista para última conferência. Mas no caso dele (meu pai) se trata de tirar a cidadania pra Neto e a mãe dele faleceu, segue dúvidas:

    - Preciso mandar certidão de óbito dela?

    - Preciso mandar certidão de casamento dela?

    - Eu posso entrar com a minha documentação como "filha" a partir de que momento? Preciso esperar sair a cidadania dele?

  • @Arayam

     Preciso mandar certidão de óbito dela? Não

    - Preciso mandar certidão de casamento dela? Não

    - Eu posso entrar com a minha documentação como "filha" a partir de que momento? Preciso esperar sair a cidadania dele? Apenas após a criação do registro de seu pai, na conclusão do processo. Se ele foi o declarante do seu nascimento, não precisa transcrever o casamento dele.

    Boa sorte!!

  • @Arayam

    - Preciso mandar certidão de óbito dela? NÃO

    - Preciso mandar certidão de casamento dela? SE O DECLARANTE DO NASCIMENTO DO SEU PAI FOI O SEU AVÔ, A RESPOSTA É SIM. NESSE CASO A CERTIDÃO DE CASAMENTO SERVIRÁ PARA ESTABELECER A PERFILHAÇÃO ENTRE SEU PAI E SUA AVÓ, CASO ELA NÃO TENDO SIDO A DECLARANTE DO NASCIMENTO NO CARTÓRIO. POR SINAL, VOCÊ JÁ VERIFICOU NAS CERTIDŌES DE NASCIMENTO DE SUA AVÓ (FILHA DO PORTUGUÊS) E DE SEU PAI (NETO) QUEM FORAM OS DECLARANTES DO NASCIMENTO DELES? PARECE UM DETALHE, MAS É FUNDAMENTAL PARA O PROCESSO NÃO TER PROBLEMAS. O CENÁRIO IDEAL É QUE NO CASO DA SUA AVÓ O DECLARANTE TENHA SIDO O PAI DELA (PORTUGUÊS) E NO CASO DO SEU PAI TENHA SIDO SEU AVÔ (SENDO ELE CASADO COM SUA AVÓ QUANDO DECLAROU O NASCIMENTO DO SEU PAI).

    - Eu posso entrar com a minha documentação como "filha" a partir de que momento? Preciso esperar sair a cidadania dele? SÓ PODERÁ INICIAR SEU PROCESSO QUANDO CONCLUIR O PROCESSO DELE.

  • editado May 2022

    @ecoutinho , nos processos de netos, não importa quem foi o declarante do nascimento do neto. O (a) filho(a) do português nasceu e faleceu brasileiro e, portanto, teve a vida civil regida pelas leis brasileiras, em que os pais são os que constam na certidão de nascimento, não importa quem seja o declarante.

    Apenas em Portugal o Código Civil (que foi atualizado em 1978) previa que a mãe poderia negar a maternidade. Alguns Conservadores (poucos) consideram que o CC de 1978 retroage.

    No caso de netos, importa quem foi o declarante do nascimento do filho do português, porque está sujeito às leis portuguesas.

  • @Leticialele obrigado pela correção! Aprendi mais uma hoje ;)

  • @ecoutinho , o assunto é mesmo muito confuso!

    Mas Portugal não pode, no caso de netos, exigir nada do filho do português, que nasceu e faleceu brasileiro!!

  • @ecoutinho e @Leticialele nossa, muito obrigada gente :-)

    Eu estava aqui requerendo histórico escolar pro meu pai, pra enviar junto por precaução, mas descubro (por ele...) que terei problemas pra conseguir o histórico, será meio demorado digamos assim. Será que devo mandar sem mesmo?

  • @Arayam , se ele nasceu no Brasil, não tem que mandar histórico escolar algum!! O domínio do idioma é presumido. Relaxe, não mande nada além do necessário, se for apenas "por precaução".

  • Perfeito @Leticialele , vou mandar sem então. Obrigada.

  • Bom dia pessoal, tudo bem?

    To ficando com bastante dúvida no meio desse processo. Pedi a certidão para a UC, só que não tinha que ser apostilada?

  • @Arayam , a certidão portuguesa, que será usada em Portugal, não precisa ser apostilada!!

    Se é assento de batismo, tem que ser mandado o original certificado pelo Arquivo Distrital.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.