Documentos - Dúvidas Básicas.

Pessoal, boa noite! Tudo bem?

Meus avós são portugueses, meu pai já conseguiu a cidadania. Portanto, vou solicitar a minha como filho dele.

Enviando direto a Portugal, podem me confirmar os documentos que devo enviar ao conservatório junto com o formulário 1C? Aliás, esse seria o formulário correto? Pois ele não nasceu em Portugal, mas agora como tem a cidadania, ele é português.

  1. Minha certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada;
  2. RG cópia autenticado e apostilado;
  3. Certidão de Nascimento do Português, no caso como meu pai agora é Português, mas nasceu no Brasil, é a certidão de nascimento do Brasil mesmo que preciso enviar? Até porque não existe outra KKKK. Ela seria uma cópia de interior teor digitada? Ou por cópia reprográfica também e apostilada?

Outra coisa: ele é divorciado mas nunca mais se casou com alguém, inclusive virou cidadão/conseguiu a cidadania portuguesa após o divórcio. Há a necessidade de algum documento adicional por conta disso?


São somente essas dúvidas que são básicas mas que estão me deixando intrigado, pois sei que se mandar algo errado, o tempo vai triplicar, além de gerar mais custos no envio dos documentos corretos.


Obrigado galera!

Comentários

  • @felipecarvalhomarta

    Sim, mande sua atribuição como filho, pelo artigo 1C, para o Arquivo Central do Porto

    1. Minha certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica e apostilada; Correto
    2. RG cópia autenticado e apostilado; Correto
    3. Certidão de Nascimento do Português, no caso como meu pai agora é Português, mas nasceu no Brasil, é a certidão de nascimento do Brasil mesmo que preciso enviar? Até porque não existe outra KKKK. Ela seria uma cópia de interior teor digitada? Ou por cópia reprográfica também e apostilada? Mande cópia simples da certidão portuguesa de seu pai, emitida após a conclusão do processo dele

    Outra coisa: ele é divorciado mas nunca mais se casou com alguém, inclusive virou cidadão/conseguiu a cidadania portuguesa após o divórcio. Há a necessidade de algum documento adicional por conta disso? Se ele foi o declarante do seu nascimento até você ter completado 1 ano de vida, não precisa transcrever o casamento nem mandar certidão de casamento.

  • Vou tirar minha cidadania presencialmente. Preciso haia meu RG?

  • @Martinsorenan , não. Leve o documento original e a Conservatória certifica.

  • @Leticialele Obrigado pelo esclarecimento! Aproveitando a deixa, eu estou fazendo junto com a minha irmã. Nós podemos enviar os documentos todos juntos para o conservatório central de porto? Para economizar no envio? E também podemos já enviar o processo de nossos filhos solicitando a cidadania de avô para neto? Se tiver o link do checklist de documentos necessários que precisamos colher no caso de solicitação de avô para neto, agradeço-lhe! Muito obrigado! :D

  • @felipecarvalhomarta , pode mandar os dois processos no mesmo envelope de envio. Mas os dois têm que ir completos, sem compartilhar documentos. O ACP não analisa processos de netos, apenas a CRCentrais - Lisboa.

    Não creio que seja uma boa solução mandar os processos de seus filhos como netos!!

    Mande o seu, daqui a uns 6 meses será português; depois, mande os deles, como filhos.

  • Meu avo e portugues, minha mae brasileira, filha do meu avo, ja faleceu. Vou dar entrada para atribuição de nacionalidade portuguesa como neto. Minha duvida e se devo juntar a certidao de nascimento da minha mae e a certidao de casamento dela tambem com meu pai.

  • Tenho uma duvida as certidões para instruir o processo pode ser retirado pelo sistema e-cartorio, ou precisa ser aquela entregue no cartorio fisico.

  • @Flavio_Costa , as certidões que você vai mandar têm que ser físicas.

    Do português, cópia simples do civil online se nasceu após 1911; em papel, certificada pelo Arquivo Distrital se nasceu antes;

    Da mãe brasileira, certidão de nascimento inteiro teor, digitada, apostilada;

    Do requerente, certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

    Verifique quem foi o declarante do nascimento da mãe até que ela tenha completado 1 ano de idade.

    Se os avós casaram no Brasil:

    Se os dois eram portugueses, terá que transcrever o casamento deles.

    Se não foi o português o declarante da filha, também terá que transcrever o casamento dos avós.

  • @Leticialele no meu caso eu tenho a certidão narrativa dos meus dois bisavos( meu tio pediu em 2017 e eu não tenho a cópia, só tenho as fotos com as informações, e vou entrar com processo de obtenção da dupla cidadania da minha avó ( filha dos portugueses, já falescidos). Eu preciso da cópia da narrativa dos meus avos para anexar no processo ou posso só informar as informaçoes que estão presentes ? Na certidão de nascimento da minha vo ( a que pedem, interior..... reprografia apos..) consta que o pai dela registrou ela e estava casado na epoca com a mãe dela, ai não preciso de fazer a transcrição do casamento ne ?


    ,muito obrigado, qualquer informação será muito bem vinda

    E espero contribuir muito com o fórum ao decorrer do meu processo.

  • @pedropaulogaspar , terá que pedir a cópia certificada ao Arquivo Distrital - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1 Os Conservadores não têm acesso rápido a esses documentos, por isso é necessário enviar.

    Se os portugueses casaram em Portugal, não tem que transcrever.

    No entanto, se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, teria que transcrever o casamento. Se seu tio já obteve a cidadania, isso já deve ter sido providenciado.

    Boa sorte!!

  • @Leticialele Obrigado pela ajuda quanto ao compartilhar o link do fórum dando o passo a passo para retirar o assento direto no registro civil. Rsrs, já paguei e ficou pronta, mas não tem a opção de imprimir, mas acabei tirando um print direto do PC e salvei em PDF, imprindo já serve ou precisa autenticar ou algo do tipo? Achei estranho também não pedirem nenhuma foto também, nenhuma informação de colher digitais. Como funciona? Desculpa tantas perguntas :/

  • @felipecarvalhomarta , a certidão portuguesa é bem simples!! Uma folha de papel A4 que você imprime em qualquer impressora.

    O modelo é este:

    Basta mandar uma cópia simples; está informatizada. Ele consultam a veracidade no sistema.

  • @Leticialele É essa mesmo! Entendi!!! Obrigado :)

  • Boa noite Pessoal, gostaria de tirar algumas duvidas.

    Meu avô (português), filho de portugueses, casou-se com minha avo (Brasileira), filha de espanhois. Minha mãe brasileira (filha de português) ja faleceu, e por isso estou dando entrada para tirar nacionalidade como neto de portugues.

    Meu primo ja conseguiu o registro de nascimento do meu avo portugues (ano de nascimento1898) na consevatoria em portugal em 2007, tenho a copia simples.

    Hoje solicitei a certidão de inteiro teor de nascimento da minha mãe. Vi na copia simples do registro de nascimento dela que meu avô foi quem registrou minha mãe no cartorio no Brasil.

    Duvidas:

    1 Preciso juntar a certidão de casamento do meu pai (brasileiro) com minha mãe, ja que o nome de casamento dela e diferente do nome de nascimento

    2 Em relação a minha mãe, basta a certidão de inteiro teor de nascimento da minha mãe para instruir o processo, ou preciso de algo mais.

    3 O atendente do cartorio do rio de janeiro, falou em necessidade de reconhecimento de firma do escrivão que emitiu a certidão. Realmente precisa reconhecer a firma do escrivão

    4 Para mim, basta solicitar a certidão de inteiro teor de nascimento minha, ou precisa de mais alguma certidão.

    5 Alem das certidões acima, devo juntar a fotocopia da minha RG e a certidão de atecedentes criminais emitida pela Policia Federal, e preencher o formulario 1-D (com minha firma reconhecida em cartorio.). Tem mais algo para instruir o processo que devo juntar.

    6 Fora a certidao de nascimento do meu avo e o formulario 1-D, todos os demais deverão ser apostilados, certo

    7 Mais um detalhe, meus primos e meu irmão todos ja conseguiram a cidadania portuguesa ha 8 anos. Isso pode ajudar na analise do meu processo.

    Se puderem me ajudar, fico grato.

  • @Flavio_Costa

    1 Preciso juntar a certidão de casamento do meu pai (brasileiro) com minha mãe, ja que o nome de casamento dela e diferente do nome de nascimento Não

    2 Em relação a minha mãe, basta a certidão de inteiro teor de nascimento da minha mãe para instruir o processo, ou preciso de algo mais. Sim, certidão inteiro teor digitada , apostilada

    3 O atendente do cartorio do rio de janeiro, falou em necessidade de reconhecimento de firma do escrivão que emitiu a certidão. Realmente precisa reconhecer a firma do escrivão Sim

    4 Para mim, basta solicitar a certidão de inteiro teor de nascimento minha, ou precisa de mais alguma certidão. Certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada

    5 Alem das certidões acima, devo juntar a fotocopia da minha RG e a certidão de atecedentes criminais emitida pela Policia Federal, e preencher o formulario 1-D (com minha firma reconhecida em cartorio.). Tem mais algo para instruir o processo que devo juntar. Não

    6 Fora a certidao de nascimento do meu avo e o formulario 1-D, todos os demais deverão ser apostilados, certo Tem que mandar a cópia simples da certidão de seu avô, se estiver informatizada. Caso contrário, cópia certificada emitida pelo Arquivo Distrital.

    7 Mais um detalhe, meus primos e meu irmão todos ja conseguiram a cidadania portuguesa ha 8 anos. Isso pode ajudar na analise do meu processo. Não faz diferença alguma.

  • Leticia,

    Voce poderia me dizer, se esta copia simples do registro do meu avô abaixo serve, ou precisa tirar outra.


  • Alem dessa copia de certidão, tenho ainda o registro dele no consulado geral de portugal no rio de janeiro, com data de 1936. Sera que poderia juntar com os demais documentos.

  • @Flavio_Costa , terá que pedir outra, certificada, ao Arquivo da Universidade de Coimbra - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Dessas certidões dos Arquivos Distritais, não aceitam cópias.

    Não é necessário mandar o registro do Consulado.

  • Boa tarde.

    Estou em dúvida de quais documentos enviar para a Conservatoria, em se tratando da cidadania de neto de portuguesa. O passaporte é obrigatório?

  • Acabei de verificar o status do pedido de nacionalidade do meu pai.

    "O seu pedido de nacionalidade foi aprovado e aguarda que seja criado um Registo de Cidadão Português".

    O que preciso fazer agora para começar o meu processo? Meu pai já tem muita idade e não irá à Portugal. O que preciso fazer para dar continuidade e solicitar a minha cidadania?

  • @Roberta236 , o processo de seu pai é de filho ou de neto? Em que Conservatória se encontra?

    Assim que o registo português for criado, se não receber por email, peça pelo civil online, ao custo de 10 euros.

    Só vai precisar desse registo, da sua certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada, cópia autenticada e apostilada do RG e Formulário 1C

  • @Leticialele O processo do meu pai é de filho, está em Porto. Vou aguardar receber por email, já que o status foi alterado nesta data. Obrigada

    por toda orientação, fiz tudo sozinha e não tive nenhum problema

  • @Roberta236 , o processo é muito simples. Basta ter a documentação, que é o de mais trabalhoso. E isso você tem que fazer contratando ou não assessoria, que só faz orientar (nem sempre corretamente) e fazer o envio!!

  • Pessoal, alguem teria um modelo preenchido do formulario 1-D (Netos)

    Tenho algumas duvidas sobre como preenche:

    No quadro 1

    • O que seria nome proprio e apelido.
    • No preenchimento do endereçco, o bairro a cidade e o estado deve ser preenchido segunda linha do formulario, ou preenche tudo numa linha so.
    • preencheram o Cod. Postal e telefone deve ser preenchido 55 + ddd + n telefone
    • Paises onde residiu anteriormente, apos 16 anos - deve ser preenchido como Brasil

    No quadro 2

    • Nome do avô português, preencher com o nome de nascimento/batismo ou com o nome que consta nas certidões de nascimento do filho e neto de português. Pergunto isso, pois meu avô nasceu antes de 1911, e na certidão consta apenas o primero nome Antonio.

    No quadro 6

    • Como preencher o quadro 6: Pagamento, caso seja pago via cartão de credito.
    • Eles são tão rigorosos com o preenchimento deste formulario, sim ou não.


  • @Flavio_Costa

    No quadro 1

    • O que seria nome proprio e apelido. Nome próprio - ex: Flávio - Apelido - sobrenomes ex: Costa
    • No preenchimento do endereçco, o bairro a cidade e o estado deve ser preenchido segunda linha do formulario, ou preenche tudo numa linha so. Pode usar todo o espaço disponivel. Se necessário, abrevie o que for possível.
    • preencheram o Cod. Postal e telefone deve ser preenchido 55 + ddd + n telefone No Código Postal, coloque o peimeiro dígito antes do primeiro quadradinho. No telefone, não precisa colocar o 55 (código do Brasil). Comece com o ddd
    • Paises onde residiu anteriormente, apos 16 anos - deve ser preenchido como Brasil Se só residiu no Brasil, coloque BRASIL

    No quadro 2

    • Nome do avô português, preencher com o nome de nascimento/batismo ou com o nome que consta nas certidões de nascimento do filho e neto de português. Pergunto isso, pois meu avô nasceu antes de 1911, e na certidão consta apenas o primero nome Antonio. Coloque o nome como consta da certidão de nascimento do filho

    No quadro 6

    • Como preencher o quadro 6: Pagamento, caso seja pago via cartão de credito. Não preencha. Quando se paga com o cartão de crédito, o Formulário é recebido pelo emil cadastrado com o recibo no cabeçalho. Dê um print no email que encminha (que também serve como recibo) e junte à documentação.
    • Eles são tão rigorosos com o preenchimento deste formulario, sim ou não. Sim, não pode ter rasuras e tem que ser impresso colorido, frente e verso. A assinatura deve ser feita em qualquer Cartório de Notas e reconhecida por autenticidade.

    Boa sorte!!

  • Obrigado Leticia,

  • Boa Noite Leticia,

    So mais uma duvida: Na hora de preencher o nome da minha mãe (filha do português) coloco o nome dela de solteira que consta na certidão de nascimento, ou o nome dela de casada que consta na minha certidão de nascimento.

  • @Flavio_Costa , coloque o nome de casada de sua mãe, como consta na sua certidão de nascimento.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.