Ano de nascimento errado na certidão. Como proceder? (AJUDA)

Boa noite pessoal, tudo bom?

Espero que todos estejam bem!

A minha saga de busca pela certidão do meu avô brasileiro (filho de portugues) acabou, depois de mais de 3 anos eu consegui encontrar a certidão de nascimento dele aqui no Rio de Janeiro, tive que entrar na Justiça.

Pois bem, agora tenho mais um problema que eu não sei se alguém já passou e pode me ajudar.

Na certidão de nascimento dele o ano de nascimento tá errado, tá 1932 mas ele nasceu em 1938, todos os documentos dele são de 1938.

Ele foi registrado pelo irmão mais velho em 1947 depois que os pais morreram, a infância do meu avô foi bem complicada. No registro consta tudo, nome do pai e da mae, o dia e o mês corretos, só o ano que tá errado.

E realmente tá errado, porque ele tem um irmão que nasceu em 1932 e o irmão mais velho deve ter confundido, e eu tenho o documento que ele serviu o exercito com 18 anos e seria impossivel se ele tivesse nascido em 1932.

Eu pedi retificação no Cartório e mandaram pra Promotoria, eles negaram mudar na primeira (entrei com várias provas que o ano é 1938 e ainda assim, negaram) e eu entrei com recurso.


Já estou pensando em anexar assim mesmo. E tentar anexar um documento informando o erro.


É possível ou é perda de tempo?


A saga continua... mas sou perseverante!

Comentários

  • reispcreispc Member

    Procurei e li bastante o fórum, mas não achei nada semelhante. Se alguém puder ajudar ☺️

  • @reispc , seu pai tem que ter apresentado uma certidão de nascimento quando serviu ao Exército!!

    Veja se eles têm algum registro, para pedir a retificação.

  • reispcreispc Member

    @Leticialele já pedi, eu trabalhei no exército e tudo, única coisa que eles tinham era o certificado de reservista. Que bate com o ano de 1938. Não tem nenhuma referência à certidão.

    Mas na certidão de nascimento original tá como 1932.

    Foi até uma das justificativas que usei quando eu pedi retificação.


    Sera que mandando a certidão dele errada, eles aceitam? Pq o registro existe.

  • @reispc , não creio que terá importância o ano estar 1932. Em 1947, data em que foi feito o registro, ele teria 15 anos, ainda na menoridade.

    Porém, terá que transcrever o casamento dos avós, se ocorreu no Brasil, para que a paternidade/maternidade seja juridicamente estabelecida.

  • reispcreispc Member

    @Leticialele ah que bom! Eu pensei que aí comparar os documentos dele poderia ter algum problema. Tipo: certidão de nascimento 1932 e identidade dele ser 1938.

    Acho que vou fazer um documento explicando.


    Sobre o casamento, ele é filho de portugueses, que casaram em Portugal.

  • reispcreispc Member

    @Leticialele desculpa te marcar aqui novamente, sobre o meu comentário anterior.

    você acha que eu deveria colocar a certidão de nascimento mesmo estando com o ano diferente da identidade?

    e talvez colocar um documento explicando o porquê.

  • @reispc , ele é o requerente? Se não for, só precisa mandar a certidão de nascimento, não precisa da identidade!

  • reispcreispc Member
    editado May 2022

    @Leticialele sim, ele que é o requerente!

    Nesse caso, tem que colocar a identidade né? E teria problema com os anos diferentes né?

    Ele (meu avô) é o filho do português, ele iria requerer primeiro, depois minha mãe, depois eu.

    A outra opção seria minha mãe tirar como neta direto, mas tenho medo pelo meu avô estar vivo.

  • @reispc , mande um documento explicando o motivo de estar errado!

    E faça a nacionalidade de seu avô como filho, é muito mais rápido!!

  • reispcreispc Member

    Obrigado @Leticialele pela ajuda e disponilidade aqui!


    Sim, queria fazer o do meu avô primeiro justamente por ser mais rápido.


    Vou fazer o documento explicando então, é melhor reconhecer o documento no cartório né?


    Quero dar entrada logo, se cair em pendência, eu vejo o que eu faço.

  • @reispc , sim, reconheça a firma do documento por autenticidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.