Nacionalidade p/Netos: É possível com outro documento que não seja a Certidão de Nascimento do neto?

Pessoal, estou num beco sem saída... Agradeço qualquer ajuda.

É possível dar entrada no processo de nacionalização portuguesa com outro documento que não seja a Certidão de Nascimento do neto?

Meu sogro está vivo, é brasileiro e neto de português. Ele precisa da certidão de nascimento, para o processo e não estamos encontrando em qual o cartório ele foi registrado. As certidões do pai dele (brasileiro) e do avô português eu já consegui.

Já estive no CHF (do Familysearch) e não encontramos nada. Id FamilySearch G8F7-9HK

Mario Ferreira Moreira / Data de Nascimento: 08/09/1940

Pai: Murillo Pinheiro de Vasconcellos Moreira / Mâe: Enedina Ferreira Moreira

Ele diz que nasceu em casa (parteira e não maternidade) e que moravam em Vila Isabel, no RJ. Paguei busca em alguns cartórios até agora nada. No cartório da certidão de casamento, também não consegui a informação.

Alguém tem alguma outra ideia?

Obrigado. Vandré.

Comentários

  • editado May 2022

    Não pode, tem que ser a certidão reprográfica do nascimento.

  • Informações públicas do site do Detran/RJ. Pode ser que o cartório tenha olhado apenas em uma das certidões.

    Você pode pedir uma cópia inteiro teor da certidão de casamento, pode ser que traga a informação da certidão de nascimento. Mas suponho que o cartório já tenha feito. Mas vale a pena uma consulta, informando as duas certidões.

    Pode também perguntar se eles guardaram o processo de habilitação de casamento. No processo de habilitação teria essa informação com certeza.

    Outra opção (essa eu não tenho ideia se funcionaria), é consultar o Detran sobre os antigos documentos do Instituto Felix Pacheco. Se foram arquivados, será possível encontrar o documento de identidade dele.

    Nome: MARIO FERREIRA MOREIRA

    Mãe: ENEDINA FERREIRA MOREIRA

    Pai: MURILLO PINHEIRO DE VASCONCELOS MOREIRA

    Data nascimento: 08/09/1940

     

    CERTIDÃO DE CASAMENTO 1

    Livro: 29B

    Folha: 32

    Termo: 14055

    Circunscrição: 2

    Municipio: NOVA IGUAÇU

    UF: RJ

     

    CERTIDÃO DE CASAMENTO 1

    Livro: 29B

    Folha: 32

    Termo: 32

    Circunscrição: 02

    Municipio: NOVA IGUAÇU

    UF: RJ

  • VandreVandre Member

    Aos amigos @eduardo_augusto, @CarlosASP e @Thais_Rodrigues20 que me responderam, gostaria de dividir com vocês minha alegria e avisar que achamos a certidão de nascimento do meu sogro!

    Mesmo sem esperanças, fizemos contato com a escola onde ele estudou em 1953, e acreditem, eles tinham lá arquivada a certidão de nascimento ORIGINAL dele!!!

    E era realmente do 8º RCNPN, onde ele achava que tinha sido registrado... só q ele nasceu em 1940, mas foi registrado anos depois... Por isso não achávamos.

    Página virada, mistério resolvido. Vamos para o próximo capítulo.

    Abraços

    Vandré

  • Parabéns e sucesso no processo!!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.