Busco portuguesa mas não sei em qual distrito ela nasceu

Olá!


Estou buscando a certidão de batismo da minha trisavó para poder passar a cidadania para meu avô e então para mim, mas tenho poucos dados sobre ela e não sei em qual distrito/concelho/freguesia ela foi batizada. Nos documentos que pude encontrar dela os nomes frequentemente mudam a grafia, o que dificulta ainda mais o processo. Segue os dados que pude encontrar:


Nome da portuguesa: Maria Luísa Fernandes (variações: Luíza, Luzia)

Nome da mãe da Portuguesa: Rosa Emília Silva (ou somente Emília Silva)

Nome do pai da Portuguesa: Manuel Fernandes (ou Manoel Fernandes)

Nascimento da Portuguesa: segundo consta na lápide dela, 22/10/1906

Falecimento da Portuguesa: 02/10/1986 (mandei fazer uma busca da certidão de óbito dela no cartório, mas ainda não tive retorno)

Cônjuge da Portuguesa: Maximiliano Jorge (variação Maximiniano Sorge)

Filhos: Elza Jorge (Pereira depois de casada)

Armando Jorge

Orlando Jorge

Olga Jorge


Pelas informações providenciadas pelos meus familiares, ou ela nasceu na região de Trás-os-Montes, ou em Porto, ou na Ilha da Madeira, mas as buscas que eu fiz nos arquivos distritais digitalizados dessas regiões não retornou nada. Dizem que ela veio para o Brasil com a mãe Emília e os outros três irmãos quando ela tinha oito anos. Encontrei nos arquivos do distrito de Leiria o passaporte de uma Emília da Silva, que viajava com três filhos:



No family search, de útil só encontrei o atestado de óbito do filho Armando Jorge, e uma árvore genealógica bastante incompleta:





Atestado de óbito do Maximiliano Jorge, onde o nome da portuguesa consta como Luiza



Caso encontre mais alguma informação, atualizo este tópico.


Obrigado desde já, fiquem todos com Deus!

Comentários

  • @987cba

    talvez seja informações da família

    saída https://digitarq.adlra.arquivos.pt/details?id=1070326

    entrada http://www.inci.org.br/acervodigital/upload/livros/pdfs/L02D_034.pdf

    irmão Manuel registro nº168 https://digitarq.adlra.arquivos.pt/viewer?id=1110174 ...m0044.tif freguesia de Louriçal / Pombal / Leiria

  • editado May 2022

    @987cba

    O cartão de imigração de Maria Luisa também mostra a data de nascimento 22/10/1906. Menciona como cidade "Vieirinha":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-996Z-J7GK?i=604&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQVV9-S5X9

    Juntando com o passaporte que o Kleber achou, que menciona Vieirinhos como o local de nascimento e residência do pai. parece muita coincidência para não ser a mesma pessoa.

    Hoje em dia existe o lugar (sub-divisão de freguesia) de Vierinhos, na freguesia de Carriço, concelho de Pombal. distrito de Leiria:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Carri%C3%A7o

    Mas os livros de Carriço não estão online; teria que pedir ao Arquivo Distrital pesquisar - ou podem estar junto com os de Louriçal, pois fazia parte dela até 1960; questão de perguntar. Mas mesmo de Louriçal só estão online batismos ate 1905.

    https://tombo.pt/f/pbl05

    https://www.freguesiadecarrico.pt/ver_conteudo11

    No FS tem o casamento de outra filha de Maria Luiza:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSFN-C9MP-L

  • 987cba987cba Member

    @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP agradeço imensamente a ajuda. Ao que tudo indica estamos no caminho certo mesmo. Minha tia que conviveu com a portuguesa me disse que ela vivia dizendo que só tomava banho de mar em Portugal, nunca tomou um banho quente na vida. Tras-os-Montes não tinha mar, Leiria faz MUITO mais sentido.


    Por algum motivo não estou conseguindo abrir os links da distrital de Leiria, creio que seja alguma instabilidade temporária. Vou tentar amanhã novamente e vou também entrar em contato com a distrital para tentar obter as informações necessárias.


    Agradeço mais uma vez a ajuda, fiquem todos com Deus!

  • @987cba

    Nada como quando o conhecimento da história familiar bate com pesquisa genealógica. Realmente ia ser uma viagem sair de Trás os Montes só para tomar banho.

    Vai poder repetir o banho de mar da antepassada um dia:

    https://www.playocean.net/portugal/pombal/praias/praia-do-osso-da-baleia

    Eu consegui abrir agora sem problemas os links do AD Leiria que o Kleber anexou.

  • 987cba987cba Member

    @Kleber Silva Aguiar @CarlosASP


    Senhores, uma dúvida que me ocorreu.


    Solicitei que fizessem uma pesquisa da certidão de batismo da portuguesa na Freguesia do Carriço, me retornaram dizendo que nada foi encontrado com os dados que eu passei e que a pesquisa havia consumido 10 minutos. Como os livros do Carriço não estão online ainda, como eles fizeram essa pesquisa em meros 10 minutos? Eles possuem o acervo digitalizado ou cópia das certidões centralizadas num mesmo prédio? Porque imaginei que a pesquisa seria eles irem de paróquia em paróquia do Carriço para consultar as certidões.


    De qualquer forma, vou solicitar uma nova pesquisa, agora em Louriçal.


    Grato!

  • @987cba

    A freguesia é Louriçal.

  • @987cba

    Como dito anteriormente, Carriço (onde fica Vieirinhos) era parte da freguesia de Louriçal até 1960; é bom pedir uma pesquisa em Louriçal também. Tem que se ir tentando até achar.

    A pesquisa leva 10 minutos porque os livros já estão fisicamente no Arquivo Distrital; eles só não estão digitalizados e disponibilizados ainda para pesquisa online (é um processo contínuo; vão sempre aparecendo novos livros online). Eles não se deslocariam até as paróquias. Ou os livros já estão no AD, ou eles vão responder onde deveriam estar (isso em geral acontece para períodos mais próximos da transição do registro religioso para o civil) - eles não vão sair do AD para pesquisar.

    Se não me engano, as pesquisas até 30 minutos são grátis; depois começam a ser pagas (mas eles mandam orçamento disso para você aceitar antes de fazer). Por isso devem ter mandado a informação que durou só 10 minutos.

  • 987cba987cba Member

    @Guilherme Moreira @CarlosASP


    Obrigado pela ajuda!


    Na verdade foi falha minha pois devia ter solicitado a busca também em Louriçal. Agora o funcionamento de todo o processo ficou mais claro também, e sim, os primeiros 30 minutos são gratuitos, e então eles enviam um orçamento caso queira continuar a busca. São muito solícitos na verdade, o processo todo demorou dois dias e eles foram bem prestativos.


    Fiquem com Deus!

  • 987cba987cba Member

    Infelizmente, a busca em Louriçal também não retornou nada :/


    Tem mais algum outro lugar onde deveria procurar @CarlosASP @Guilherme Moreira @Kleber Silva Aguiar


    Grato!

  • 987cba987cba Member

    Uma dúvida que me ocorreu: em quanto tempo em média as crianças eram batizadas após o nascimento?


    Acho que fiz besteira na pesquisa em Louriçal, coloquei o intervalo cronológico da pesquisa entre 22/10/1906 e 01/03/1907, talvez a portuguesa ainda não tivesse sido batizada nesse intervalo pois teria só quatro meses. Na do carriço coloquei o intervalo de um ano para a pesquisa, mas não, mas como o amigo @Guilherme Moreira disse anteriormente, a provável freguesia é de Louriçal mesmo.


    Será que compensa comissionar uma busca para um período maior nos livros de Louriçal, ou o intervalo cronológico é só uma referência e eles acabam pesquisando um pouco além do estipulado?


    Grato!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.