Ajuda na localização de certidao de batismo
rmf01
Member
Boa tarde colaboradores!
Estou precisando localizar a certidão de batismo de uma das irmãs de meu bisavô.
Sei que elas nasceram em Quintaens Já tentei no Arquivo Distrital de Viseo, mas não consigo localizar.
- Nomes: Isabel batizada em 25 de março de 1857
- Maria batizada em 10 de maio de 1845
- Nome da mãe: Luiza Joaquina
- Nome do pai: Francisco Ferreira
Desde já eu agradeço muito qualquer ajuda.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@rmf01
Algum motivo para buscar especificamente em Viseu? Qual a fonte dessa informação?
Realmente existe o lugar (subdivisão de freguesia) de Quintães, na freguesia de Várzea de Abrunhais, concelho de Lamego, distrito de Viseu. Se for essa, os livros de batismo de 1845 e 1857 não estão online.
https://digitarq.advis.arquivos.pt/details?id=1056407
Terá que pedir uma pesquisa ao Arquivo Distrital, indicando que não pode buscar direto por não estarem os livros desse ano online.
https://digitarq.advis.arquivos.pt/oservices
Porém, há vários outros lugares de Quintães em outras freguesias em outros distritos, por isso a pergunta sobre a fonte da informação que é Viseu.
@CarlosASP
1) É essa mesmo porque tenho uma cópia bem ruim dos assentos que uma tia conseguiu há mais de 20 anos quando esteve em Viseo. Cliquei no link que vc enviou e encontrei o assento de 1857, um dos últimos!! Muito obrigada!!! Quanto ao outro vou seguir suas instruções.
2) Eu tb estou procurando a concessão de passaporte do bisavô Portugues (Joaquim Manoel Guedes) que foi emitido em 26 de julho de 1894, cujo original eu também tenho, mas está bem desgastado em razão do tempo e, por isso, o Cartório em São Paulo se recusa a fazer uma cópia apostilada do dcto. Eu já enviei um pedido de pesquisa para o Arquivo Distrital, informado os dados (Nº 553, Livro 31, fls. 86), e me disseram que não foi localizado o processo de passaporte. Estranho, porque eu localizei o registro do pedido (PT-ADVIS-AC-GCVIS-H-D-016-0030_m0086.tif), mas não localizo o passaporte. Você sabe me dizer alguma coisa sobre isso? Estou desolada com essa busca.....
Desde já muito obrigada pela ajuda.
@rmf01
Só agora que reparei que o primeiro livro de batismo da freguesia está com os batismos saltando de um período ao outro. Achei agora o de Isabel, mas não o de Maria. Talvez esteja fora de ordem; talvez fuçando esse livro ache em algum lugar. Meio bagunçados os livros de lá. Há livros "mistos" também:
https://tombo.pt/f/lmg23#MIX
Se você tem uma cópia do assento de Maria, coloque no pedido a imagem dela; assim o AD Viseu sabe com certeza que está lá e busca com mais afinco.
Processo de passaporte. São só para certos lugares e períodos que se acham os processos. Nos outros, é só o registro, que você já achou. Pelo menos ao que consta no Tombo, Viseu só tem os registros mesmos:
https://tombo.pt/d/viseu
Já tentou ir em outros cartórios para apostilar? Argumente que é um documento essencial para o pedido de nacionalidade, que sem isso o processo não anda.
Boa tarde colaboradores!
Também estou precisando localizar a certidão de batismo do bisavô a minha esposa.
O Único documento dele que tenho é um passaporte que foi emitido no Governo civil do distrito do Funchal, Número 129 legislado no liv. No 10. sem número de folhas, passaporte número 1290.
O nome do bisavô é "Joaquim Bento da Silva" natural de Freguesia do Faial, filho de João Bento da Silva e de Juliana Augusta de Coito (não tenho certeza desse último sobrenome, pois talvez seja Soito), tinha 42 anos quando o passaporte foi emitido no dia 3 de abril de 1920. Imagino que ele tenha nascido em 1978, talvez alguns meses antes ou depois, se minhas contas estiverem corretas.
Até o momento não consegui localizar.
Desde já eu agradeço muito qualquer ajuda.
@MuriloBorges
https://abm.madeira.gov.pt/pesquisa/baptismo/index.php?id=189897
Registo de batismo n.º 62: Joaquim. Pai: João Bento da Silva; Mãe: Juliana Augusta do Coito
freguesia de Faial / Santana / Ilha da Madeira
@CarlosASP
Obrigada por suas orientações, finalmente consegui encontrar os dois assentos: Maria e Isabel!!!
Quanto ao passaporte, vou fazer o que sugeriu: ir em outro Cartório pra ver se consigo e juntar o registro.
Torcendo pra conseguir.
Mais uma vez muito obrigada.