Adquirir nacionalidade portuguesa - documentos divergentes

Estou com algumas dúvidas, e estou precisando da ajuda de vocês. Sou neta de portugueses, mas alguns documentos estão divergentes.

Avô Português e declarante do nascimento de meu pai: José Francisco Gomes (Nasc. 25/08/1880-Província do Douro)

Avó Portuguesa: Elisa dos Anjos Gomes (Nasc. 07/10/1898 - Traz os Montes)

Meu avô se casou duas vezes, com a minha avó foi o seu segundo casamento, na certidão de casamento deles consta José Francisco Gomes, mas na certidão de nascimento do meu pai consta José de Oliveira Gomes, ele alterou o nome, pois seus pais se chamavam Manoel Francisco de Oliveira e Jeronima Gomes (meus bisavós)

E o meu pai foi registrado como Antonio Gomes (Nasc. 14/06/1930), mas na sua certidão de casamento Antonio Oliveira Gomes, também alterou o nome.

Vou precisar retificar os nomes deles em todos os documentos no cartório?

Posso dar entrada na cidadania somente pelo lado da minha avó Elisa? pois dela tenho todos documentos, não consegui encontrar a certidão de nascimento do meu avô

Por favor, quem puder me ajudar.

Comentários

  • @EliGomes , quem foi o declarante do nascimento de seu pai? Onde seus bisavós casaram? Em que ano?

  • @Leticialele

    Olá, meu avô foi o declarante do nascimento do meu pai, e os meus bisavós são portugueses, de ambas a partes, mas não sei onde se casaram por parte do meu avô, mas por parte da minha avô, creio que seja em Mogadouro, Bragança. Mas não sei o ano.

    Em relação ao meu avô, José Francisco, não consegui muita informação, por isso queria saber se pela minha avó Elisa dos Anjos eu consigo entrar com a cidadania.

  • @EliGomes , se eles casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento, pois ambos eram portugueses

    Para isso, terá que encontrar o assento do avô e a certidão de casamento, civil ou religioso.

  • @Leticialele , eles se casaram no Brasil. A certidão do casamento deles eu encontrei, vou tentar encontrar o assento de batismo de meu avô. Mas se eu não encontrar, Leticialele, então mesmo tendo como comprovar que sou neta por parte da minha avô portuguesa, estarei impedida de ter minha nacionalidade?.

  • @EliGomes , sim, terá que encontrar, obrigatoriamente a certidão de nascimento de seu avô. Pela legislação portuguesa, a comprovação da maternidade, se a mãe não foi a declarante, só se dá com o casamento. Se não era casada, com documentos que comprovem a participação da mãe na menoridade do filho.

  • Obrigada @Leticialele . Agora é tentar encontrar a certidão dele.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.