Viúva de Português com filha menor de idade

Olá a todos. Não estou encontrando na busca a minha situação específica, então resolvi questionar. Acho que seria caso de aquisição, se for, então estou abrindo nessa seção do fórum.


Meu sogro vivia em união estável há cerca de 10 anos com uma brasileira e eles tinham uma filha de 7 anos. Ele faleceu há cerca de uma semana. Mas obteve nos últimos anos a sua nacionalidade portuguesa por atribuição e a filha dele de 7 anos também já tem a nacionalidade. Para a esposa dele, era necessário reconhecer a união estável judicialmente então eles não chegaram a fazer. Ele estava perto de se aposentar e consideravam ir morar em Portugal e aí iria atrás da naturalização dela.

Porém, com o falecimento, como fica a situação dela? Ela pode ter naturalidade portuguesa por ser mãe de uma portuguesa menor de idade? Pensei ter lido algo assim aqui no fórum um tempo atrás, mas não encontrei agora. Ou ainda é possível tirar pelo casamento, mesmo ela tendo virado viúva?

E se não tiver como ela tirar a naturalização, ela pode ir morar em Portugal com visto de residência por ser mãe de portuguesa?


Obrigado desde já.

Comentários

  • @elviswolvie , a mãe não tem mais direito de pedir a aquisição pelo casamento, pois o português faleceu.

    Ela tem a opção de ir morar com a filha em Portugal, pedir reagrupamento familiar e, depois de 5 anos, pedir a nacionalidade por tempo de residência.

  • @Leticialele Eu pensei que o reagrupamento era pra quem tem visto, não achei que se aplicava a portugueses também. Tipo, o marido tem visto de trabalho e pede reagrupamento pra esposa e pro filho. Mas o português não tem visto, tem o passaporte. Ainda assim é agrupamento que faz pra incluir os parentes?

  • @elviswolvie , como a filha é menor e portuguesa, precisa viver com a mãe.

    Portugueses também pedem reagrupamento familiar, quando cônjuge e filhos ainda não têm a nacionalidade.

  • @Leticialele Entendi, obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.