Certidão de Batismo Antônio Teixeira da Silva (PT) e nascimento Wilson Teixeira da Silva (RJ-BR)

Prezados,


Estou ajudando alguns primos com a nacionalidade por netos por linhas de parentes diferentes.

A mãe do meu primo é filha de Wilson Teixeira da Silva (brasileiro, nascido em Barra do Pirai em 15 de agosto de 1925), todavia, não consegui localizar o registro de nascimento e nem o registro de batismo do pai dele.

Montei a árvore no FS:

Wilson Teixeira da Silva (1925–2000) | Pessoa | Árvore Familiar | FamilySearch

Consegui localizar o registro de batismo da mãe Glória Moreira Barbosa:

Gloria Moreira Barbosa (1893–1984) | Pessoa | Árvore Familiar | FamilySearch

O batismo é da freguesia de Recarei no Concelho de Paredes no Distrito do Porto

Gloria Moreira Barboza, “Portugal, Porto, Registros Paroquiais, 1535-1949” • FamilySearch

Encontrei tudo em relação a Glória Moreira Barbosa (Portuguesa), entrada no Brasil, registro do passaporte no Porto (em nome do pai dela) e a certidão de casamento dela com o marido Antônio Teixeira da SIlva (Português):

Gloria Moreira Barboza, “Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012” • FamilySearch

Todavia, não encontrei os documentos de entrada/passaporte do Antônio Teixeira da Silva (Português), filho de Manoel Teixeira da Silva (Português) e Joaquina Teixeira da Silva (Português), como consta na certidão de óbito e de casamento dele - somente natural de Portugal.

Antonio Teixeira da Silva (1888–1984) | Pessoa | Árvore Familiar | FamilySearch

Gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento de Wilson Teixeira da Silva (Brasileiro), filho dos portugueses Antônio Teixeira da Silva e Glória Moreira Barbosa, nascido em Barra do Piraí, RJ em 15 de agosto de 1925.

Gostaria de ajuda também para encontrar a certidão de batismo em Portugal ou algum documento que ajude na pesquisa do batismo (entrada/ passaporte) de Antônio Teixeira da Silva (Português), filho de filho de Manoel Teixeira da Silva (Português) e Joaquina Teixeira da Silva (Português), nascido em Portugal em 1º de novembro de 1888.

Como diz no registro de casamento dele que os pais eram residentes em Barra do Piraí, acredito que ele tenha vindo com os pais para o Brasil, entre o nascimento (1888) e o casamento (1913).

@Leticialele há necessidade de registro do casamento neste caso, tendo somente em mãos o registro da avó portugursa? Caso eu não encontre o registro do avô português, há alguma forma de transcrever o casamento entre dois portugueses no Brasil com o registro de batismo/ nascimento de só um dos cônjuges?

@CarlosASP eu fui recentemente no museu da imigração em São Paulo e vi que em Barra do Piraí tinha uma hospedaria de imigrantes, cujo o arquivo está no Arquivo Nacional. Você sabe se esse arquivo está disponível para consulta on line? Procurei em alguns arquivos do FS os registros de nascimento dos filhos deste casal, mas não consegui encontrar, você acha que consigo encontrar no AN ou em um centro de pesquisa de história familiar do FS?

Desde já agradecido.

Comentários

  • @Damasceno_de_Castro

    Essa é a hospedaria de Pinheiro (hoje em dia é um município separado de Barra do Piraí, com o nome de Pinheiral). Não sei exatamente o que o AN tem sobre os imigrantes que passaram por lá. Acho que vale a pena entrar no site do AN, fazer um pedido de pesquisa. Tem muita coisa que não foi digitalizada; só na mão mesmo. Esses pedidos são grátis, mas levam uns meses para serem concluídos. Faria referência à essa coleção ("fundo"):

    http://dibrarq.arquivonacional.gov.br/index.php/departamento-nacional-do-povoamento-1940

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Pinheiral

    Sobre a certidão de nascimento de Wilson. Como tem a data de nascimento, o mais simples seria pedir ao cartório de BdoP (se entrar em contato com eles e não acharem, pergunte se houve desmembramentos de cartório desde 1925; o que era BdoP em 1925 pode não ser mais hoje).

    Olhei a árvore e me parece que todos os irmãos devem estar registrados lá - provavelmente todos num mesmo local. Não se acha nenhum direto no FS por duas razões: nem todos os livros estão online; e mesmo os online, nem todos estão indexados. Os não indexados tem que se buscar página a página na mão,

    Há mais de um livro para o mesmo período, pois cada distrito tinha um separado. Se você olhar no índice, verá que há alguns livros de nascimento que abrangem os mesmos meses de 1925 pois são de localidades diferentes:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-67TG-Y2?i=3&owc=9GRQ-BZS%3A113332801%2C113332802%3Fcc%3D1582573&wc=9GR5-7MS%3A113332801%2C113332802%2C115921701&cc=1582573

    Além disso, pode haver livros que só se acham através da função Pesquisa => Imagens => entrar nome do local.

    https://www.familysearch.org/records/images/search-results?page=1&place=3054382

    Boa sorte!

  • @Damasceno_de_Castro

    Sobre o português Antonio Teixeira da Silva. A dificuldade é a grande quantidade de homônimos.

    Olhei a lista de entradas no porto do Rio de Janeiro. Aparecem 15; os últimos 3 da lista me parecem os mais prováveis, pela data de entrada (1912) e sua idade (21 a 23). Um era casado e os outros dois solteiros. Alguma ideia da profissão? Um era comerciante, outro lavrador e finalmente cocheiro (o casado),

    Você pode repetir a pesquisa aqui.

    http://bases.an.gov.br/rv/Menu_Externo/

    E só precisa preencher o campo " Nome contém" e clicar em pesquisa avançada.

    No site do CEPESE, que compila dados de alguns passaportes emitidos para emigrar para o Brasil, a pesquisa dá 2 páginas de Antonios. Nenhum bate exatamente,mas pode ser um deles. Esse site é meio exigente nas pesquisas; consegui mais resultados entrando o nome assim: António teixeira Da silva; o que parecer ter feito diferença foi por o acento em AntÓnio (grafia portuguesa do nome) e colocar o Da Silva com D maiúsculo,. Talvez alguém aqui do fórum tenha mais ideias e um resultado melhor.

    Para Manoel, só aparece um, talvez seja o pai; pode ser apenas homônimo

    http://www.remessas.cepese.pt/remessas/mod/itsdatabase/view.php

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.