Certidão de Casamento sem Certidão de Nascimento do Português

Bom dia. Alguém já se encontrou numa situação parecida? Estou buscando documentação para tirar a nacionalidade portuguesa do meu pai (neto de português), porém me encontro na seguinte situação:

O documento mais antigo que tenho é a certidão de casamento dos meus bisavós (João Ferreira e Maria Verginia) de 1918, ele não apresentou certidão de nascimento, quem fez o atestado foi seu irmão (Joaquim Ferreira) dizendo que ele era natural de São Paulo (sem especificar cidade) e tinha 26 anos na época (sem dar data de nascimento). Já desarquivei o processo de casamento deles e não tem nenhuma informação adicional de

Já na certidão de nascimento do meu avô (José Ferreira) e dos seus irmãos, o declarante foi meu bisavô e lá consta que ele é natural de Portugal (apenas esta informação).

Alguém já passou por esta situação? Pois estou tentando buscar maiores informações sobre o João Ferreira mas parece que bati numa parede (de ínumeras que já bati até agora) e não consigo progredir. Se alguém tiver alguma idéia, alguma luz para jogar sobre este assunto, vou agradecer muito.

Já de antemão, obrigado.

Rogério Gomes da Silva

Comentários

  • @RogerioGomes

    Inconsistências nos locais de origem são comuns em certidões; quanto mais quando muito era feito só na base do verbal, sem documentos. Pode ter sido falta de conhecimento, erro, ou qualquer outra razão para aparecer assim.

    Às vezes se acha uma informação perdida no meio da certidão de algum parente distante (filhos dos irmãos do seu bisavô etc). Tem que meio que se revirar cada certidão de toda essa gente. Achei um antepassado português assim; pedaços de informação em certidões diferente e juntando tudo deu certo. Muitas certidões não tinham nada a acrescentar

    Caso não tenha feito isso ainda, sugiro colocar tudo que já tem numa árvore no Family Search (é grátis). Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum (vai ter homônimos com certeza), é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa. Tem que ser o link para algum parente já falecido; para os vivos o FS restringe o acesso apenas para quem colocou essa pessoa no sistema.

  • @CarlosASP

    Obrigado pelas informações aqui detalhadas.

    Eu estava primeiramente utilizando o Family Search, depois acabei entrando e usando mais o MyHeritage (sendo sincero, sei que eles tem conexão entre si, e não entendi até agora a diferença entre eles), e eu vou completar as informações no FS e coloco o link aqui para vocês darem uma olhada.

  • @RogerioGomes

    Sim, eles tem um acordo de cooperação que permite acessar o FS via myheritage,

    https://www.familysearch.org/en/blog/myheritage-familysearch-partnership-announcement-frequently-asked-questions

    Uma grande diferença é que parte do myheritage é acesso pago pois é um serviço comercial; enquanto absolutamente tudo no FS é grátis; por isso, mais gente usa. O FS é mantido pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias (também conhecidos como mórmons); que muito antes da criação do myheritage já fazia gratuitamente esse serviço de coleta sistemática de dados genealógicos a nível mundial:

    https://pt.wikipedia.org/wiki/FamilySearch

  • @CarlosASP

    Segue a minha árvore genealógica com as informações que tenho (até agora)

    Rogério Gomes da Silva (1991–Vivo) | Linhagem | Árvore Familiar | FamilySearch

    Só para avisar que tenho muito mais informações da parte italiana da família pois as informações foram extremamente mais tranquilas e completas de achar, mas busco a parte dos Ferreira da Silva (na verdade nem esse da Silva tem explicação, ele simplesmente apareceu na certidão de nascimento do meu avô, mas meus bisavôs e trisavôs não tem esse sobrenome).


  • @RogerioGomes

    Você passou o link a partir de você (G67Q-N7B) - que está vivo. O FS bloqueia o acesso à dados de pessoas vivas por razões de privacidade. Só a pessoa que criou esse registro consegue vê-lo.

    Tem que passar o link a partir de algum antepassado falecido. Eu consigo ver o ID number de alguns deles na imagem aqui e chego na árvore, mas fica a dica para o futuro.

  • @CarlosASP

    Obrigado pelas dicas, estou começando neste universo. Segue a árvore do falecido. Por gentileza me avise se não conseguir verificar.

    João Ferreira (Falecido), Maria Verginia (1894–1965) | Linhagem | Árvore Familiar | FamilySearch

  • @RogerioGomes

    Vi a árvore. Me intrigou o fato de não aparecer o "Silva" no nome dos pais nem dos avós de Jose Ferreira da SIlva.

    Resolvi arriscar para ver se o avô sendo também Jose Ferreira da Silva, casado com Anna d'Oliveira aparecia algo. Apareceu o batismo de um João, mas para 1858 - o que não bate com a idade que tem pelo casamento em 1918:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6XRN-XVHW

    Talvez alguém do fórum consiga achar algo mais.

    Única ideia a mais que tenho no momento é buscar o batismo de Jose Ferreira da Silva e torcer para que conste algo além de "Portugal" na parte do pai. Pelo batismo de alguns filhos, ele parece ter sido batizado em Araraquara.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-HL9Y-8P?i=141&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66YX-QYRD

  • RogerioGomesRogerioGomes Member
    editado May 2022

    @CarlosASP

    Antes de tudo, muito obrigado pela sua ajuda, já sabia que a comunidade era bem solícita, e até nisso superou minhas expectativas.

    Algumas coisas: quando desarquivei o casamento do meu bisavô (possível português, e que na habilitação de casamento consta ele como natural de São Paulo apenas) o que mais me intrigou é que nem ele (João Ferreira), nem seu pai (José Ferreira), nem sua mãe (Anna de Oliveira/Ferreira) e nem seu irmão que atestou o casamento deles (Joaquim Ferreira) tem "da Silva" no nome.

    O primeiro registro do "da Silva" foi quando ele foi registrar meu avô (também José Ferreira) e ele se declarou como João Ferreira da Silva e natural de Portugal, e assim se repetiu com os meus tios avôs. Ele sendo declaradamente lavrador analfabeto, não vejo motivos para "alterar" sua nacionalidade. Bagunça total.

    Este registro que você encontrou com o nome da minha avó é do meu tio Maurilio, e confere pois tanto ele, meu pai e seus irmãos nasceram em Eneida, hoje Presidente Prudente - SP.

    Vou continuar a busca. Muito obrigado pela ajuda mais uma vez.

  • editado May 2022

    @RogerioGomes

    Não sei se já tinha visto, mas há outros batismos no FS de prováveis filhos de Jose e Fausta, por isso a ideia de buscar um batismo do próprio José para ver se ali surge alguma pista. Em alguns consta a origem dos pais; outros não, Como eles Jose e Fausta constam como casados "na igreja de Martinopolis" nesses batismos, em algum lugar Jose foi batizado para poder casar no religioso, O palpite é Araraquara pois é o que aparece em ao menos 2 batismos de filhos.

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-HL9D-PF?i=40&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GK-D83C

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939N-H2SX-PS?i=68&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GX-5G83

  • @CarlosASP

    Eu dei uma olhada nas informações que você passou, o meu avô nasceu dia 26/05/1920, na "vila de Borborema, comarca de Itápolis, Estado de São Paulo", hoje Borborema é uma cidade.

    Eu não sei como eram as questões de batismos, estou procurando esses documentos no FS e vou procurar em alguma paróquia da região. Também encontrei as certidões de casamento dos irmãos do meu avô, onde 2 deles falam que meu bisavô mora em "lugar ignorado" (pois meu bisavô saiu de casa quando os filhos eram pequenos), e um deles está como morador "deste distrito" em Martinópolis, SP. Vou desarquivar este casamento e quem sabe encontro alguma informação que me ajude também.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.