Documentos

Oiii pessoal! Alguém poderia dar uma ajuda?

meu pai a alguns anos atrás queria tirar cidadania dele pelo meu avó pai dele que nasceu em Portugal e já falecido. Na época juntamos os documentos e por conta pandemia e tudo mais ficou tudo parado. Gostaríamos de retomar tudo e queria confirmar todos os documentos necessários e qual consulado está sendo o melhor para envio.

e gostaria de confirmar ele enviando todos os documentos via dhl qual seria a taxa hoje em dia ? E esses documentos que foram feitos anos atrás tinham validade? Precisa ser refeito algo? Outra dúvida, ele já recebe o passaporte e cartão cidadão? Ou depois ele precisa dar entrada nesse passaporte da para fazer direto do Brasil? Ou necessário ir a Portugal ?


agradeço se ajudarem

Comentários

  • @Marcella Rocha

    As certidões brasileiras precisarão ser renovadas, porque Lisboa só aceita as certidões expedidas com o prazo de 1 ano entre a emissão e a entrada na Conservatória. Terá que pedir nova certidão de antecedentes criminais, pois a validade é de apenas 90 dias.

    Documentos necessários - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

    Envie para a Conservatória dos Registos Centrais - Lisboa

    Rua Rodrigo da Fonseca, 200

    1099-003 - Lisboa

    O envio dos documentos pela DHL custa em torno de 240 reais

    No final do processo, ele receberá a certidão de nascimento portuguesa e terá que solicitar cartão de cidadão e passaporte no Consulado que atenda à região em que ele mora, mediante agendamento OU em Portugal, se desejar viajar para lá.

  • @Leticialele

    "meu pai a alguns anos atrás queria tirar cidadania dele pelo meu avó pai dele que nasceu em Portugal e já falecido"

    nesse caso creio que o processo seja de filho e não de neto. Se o avô dela nasceu em Portugal e é o pai dela quem vai requerer a cidadania. Entendi certo @Marcella Rocha? O falecido a que se refere é seu avô português e não seu pai, isso?

    Se for este o caso envie para a ACP que é a conservatória mais rápida atualmente para processo de filhos. Em Aprox seis meses o processo do seu pai estará finalizado e você pode requerer a sua cidadania como filha do novo português.

  • @Marcella Rocha , a @josianeads está correta!!

    Eu é que estou gagá, li que o processo seria pelo avô dele.

    Mande o processo para o ACP, pelo artigo 1C (filhos) e, estando tudo correto, em 6 meses ele será português.

  • @Leticialele mas quando eu crescer quero ficar gagá igual você! rsrsrs

  • Eu gostaria de pedir a nacionalidade de neto, estou com o orçamento apertado e talvez eu faça tudo por conta própria sem assessoria, a questão é, os sites divergem muito na questão de documentos necessários, eu queria saber o que eu preciso e de quem eu preciso, e como os documentos precisam estar, em algum sites deve ser de inteiro teor, em outro, tem que ser inteiro teor por cópia reográfica.

    Gostaria de saber se alguém sabe dos documentos detalhados necessários.

    Também tenho dúvida se necessito dos documentos dos conjures e as respectivas certidões de casamento do casal.

    Por exemplo, quem irá solicitar é minha avó, ela ira mandar os documentos dela, a mãe dela é filha de português então precisa enviar o da mãe dela, minha avó precisa enviar o documento do pai dela também e da certidão de casamento?

    Referente aos tiavós portugueses, será solicitado através do triavô, é necessário enviar o documento de sua esposa também portuguesa e a certidão de casamento deles?

  • @Luxusrp , para o processo de neto, pode ver aqui tudo o que é necessário. - https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p1

    Se o (a) português(a) foi o (a) declarante do nascimento do filho até que este tenha completado 1 ano, não precisa transcrever o casamento, se este ocorreu no Brasil.

    Sua avó precisará mandar a certidão do português , a certidão da mãe (inteiro teor digitada, apostilada) e a dela (por cópia reprográfica do livro, apostilada); se ela mudou o nome com o casamento, mande uma certidão de casamento inteiro teor apenas para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

    Quanto ao caso do triavô, se os dois eram portugueses e casaram no Brasil, terá que transcrever o casamento.

    É difícil responder genericamente.

    Você não precisa de assessoria alguma. Pode fazer tudo sozinho e ajudamos por aqui.

  • @Leticialele Ambos são portugueses, mas quando eu solicitei o assento de batismo constava uma nota já no livro original com a informação do casamento constando: o nome atual completo, nome da noiva, data de casamento e local de casamento.

    Eu ainda não recebi em mãos o documento em papel, mas caso venha com essa informação já no documento eu preciso ainda assim transcrever o casamento deles?

  • @Leticialele Existe alguma forma de saber se o pai ou mãe da minha avó pediu a nacionalidade? Eu fiquei com essa curiosidade sobre o pai dela que a princípio não era o alvo das investigações.

  • Isso é de pai para filho !!

  • Qual seria o link dos documentos necessários de pai para filho ??

    ebtao conseguimos pedir o cartão e o passaporte por Brasil mesmo e receber no Brasil ?

  • É essa ACP os documentos também precisam ser rebocados como para Lisboa ?

  • @Luxusrp , se o casamento está averbado, não precisa transcrever!! Ou se casaram em Portugal ou a transcrição já foi feita.

  • @Marcella Rocha , o cartão cidadão e o passaporte podem ser pedidos nos Consulados, no Brasil.

    O Arquivo central do Porto é uma Conservatória. Eles não costumam mandar os processos de filhos para Lisboa.

    Documentos - https://www.irn.mj.pt/sections/irn/a_registral/registos-centrais/docs-da-nacionalidade/atribuicao/atribuicao-nac-a1n1c/

  • @Leticialele obrigada! E sobre a validade desses documentos, para lá também precisa refazer ?

  • @Marcella Rocha , sim, a certidão brasileira tem que ter sido emitida há menos de 1 ano na data da entrada do processo na Conservatória.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.