Cidadania para netos
LawyniaCavalcante
Member
Pessoal, boa tarde!
Uma amiga minha está interessada eu solicitar a sua cidadania como neta de português.
O pai dela ainda é vivo, mas por motivos pessoais, ela não quer tirar a cidadania do pai, prefere tirar diretamente como neta.
Há histórico ou relatos por aqui de cair em exigência onde o conservatória pediu certidão de óbito do pai ou mãe (filho do português) do requerente?
Qual a melhor (a menos demorada) conservatória para solicitar a cidadania para netos?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LawyniaCavalcante
Para netos. não há opção. Só tramitam na CRCentrais Lisboa.
Levam de 2 a 3 anos.
Acompanhe o tópico específico.
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/9702/atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-decreto-37-81-de-2020-novo-processos-e-acompanhamento/p399
Mas e sobre a questão de cair em exigência? Melhor eu perguntar nesse tópico que vc enviou?
@LawyniaCavalcante ,
Sobre sua dúvida "O pai dela ainda é vivo, mas por motivos pessoais, ela não quer tirar a cidadania do pai, prefere tirar diretamente como neta.", posso estar enganado, mas é "obrigatório" fazer a cidadania do filho(a) do portugues antes de realizar a do neto(a), visto que o filho(a) do português está vivo...
Vou copiar a @Leticialele que me apoiou bastante nas dúvidas. Está correto esta afirmação @Leticialele ?
@rcsalgueiro , @LawyniaCavalcante , não é obrigatório , mas muito mais prático e conveniente.
Pode fazer como neta, se não tiver problema aguardar 3 anos, em vez de 6 meses para o pai e mais 6 meses para a filha.
@Leticialele sim, eu expliquei isso para minha amiga, mas...
Mas existe essa possibilidade de cair em exigência pedindo a certidão de óbito do pai dela? Isso já aconteceu com alguém aqui do fórum?
@LawyniaCavalcante , nunca vi relato de exigência por esse motivo.