Casar em Portugal é complicado?

Bom dia pessoal, tudo bem com vocês?


Estou morando em Portugal tem um mês e minha namorada vêm no início do ano que vem. Nós já pensamos em casar antes mesmo de surgir a oportunidade de eu vir pra cá. Agora queremos casar aqui e gostaria de saber qual o passo a passo para eu já ir adiantando as coisas enquanto ela não chega. Quais os documentos, etc.


E após o casamento, eu já consigo o reagrupamento familiar? Como funciona isso também?


Obs: Já sou português com cidadania, cartão cidadão e passaporte.


Muito obrigado pela atenção de todos.

Comentários

  • Oi, tudo bem?

    Tomara que este link te ajude https://www.eurodicas.com.br/casar-em-portugal/

  • @Loureirz boa tarde!

    Eu casei em Portugal (e depois transcrevi o casamento no Brasil). Além de juntar e apostilar os documentos necessários, fiz a entrada no processo (e pagamento da taxa) na Conservatória que escolhi e fui informado que eu seria contactado qdo o agendamento da data pro casamento fosse liberado. Logo após entrada no processo eu fui contactado pelo SEF, para agendar uma entrevista de averiguação. Dois inspetores foram até onde eu estava na data agendada, me entrevistaram. Alguns dias depois dessa entrevista a Conservatória me ligou pra avisar das datas disponíveis para o casamento.

  • @Loureirz


    Como vc tem cidadania portuguesa o processo exige documentação um pouco diferente do que consta no link postado pela @biaalmeida

    A lista correta vc pode conferir nesse link:

    https://www.cacbbrasil.com.br/post/casamento-conservatoria-portugal

  • @Loureirz

    Sim, após o casamento vc pode solicitar a Autorização de Residência para cônjuge (não é reagrupamento).

    Bom dizer tbm que é importante vcs atualizarem o estado civil de vcs no Brasil.

  • Muito obrigado pela resposta @biaamourao e @Zervesff.


    Uma outra dúvida que talvez você consiga me responder, @Zervesff:


    Além dos documentos, eu preciso comprovar alguma coisa relacionada ao nosso relacionamento? Ou apenas juntar os documentos e dar entrada?


    Eu sei que para confirmar união de facto é preciso comprovar algumas coisas, e queria saber se isso se aplica ao casamento também.

  • @Loureirz pra mim solicitaram um Atestado de Capacidade Matrimonial, ou seja, um documento do cartório afirmando que eu era solteiro, de acordo com os registros pesquisados. Eu tive que insistir com o cartório, pra emitirem esse documento, pois acharam algo inusitado. No fim fizeram como pedi. De resto, entreguei os documentos listados.

    Se vc já sabe em qual Conservatória pretende se casar, sugiro entrar em contato e confirmar os documentos necessários...nunca se sabe.. rs

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.