Quanto tempo para concessao de cidadania para filho de portuguesa pelo consulado e por Conversatória

Prezados, saudações.

Minha mãe obteve a cidadania como neta de português e ja teve o casamento transcrito. Agora eu vou iniciar o processo para a minha cidadania.

As minhas dúvidas são:

Quanto tempo em média demora o processo sendo feito via consulado do RJ e quanto tempo por Portugal (via balcao de nacionalidade ou conservatória)?

Ha alguma conservatória que faça mais rápido que em outras?

Eu posso mandar a documentação diretamente para a Conservatória ou só presencialmente ou somente via Consulado?


Agradeço demais a ajuda, desde já!


Cordialmente

Fernando

Comentários

  • @Fernando Ribeiro , mande seu processo para o Arquivo Central do Porto. Atualmente, é a Conservatória mais rápida. os processos têm levado uns 6 meses.

    Pode enviar os documentos, preferencialmente pela DHL, para lá.

  • Muito obrigado!

    Estou pensando em ir a Portugal pois devo ir a Europa a trabalho, entao pensei em levar diretamente na conservatoria ou balcao de Braga ou Vila Verde, pois pode ser mais rapido.

    Obrigado mais uma vez! Como se diz em PT: com meus melhores cumprimentos,


    Fernando

  • @Fernando Ribeiro , boa sorte!!

    Se eu posso dar uma opinião, entregue no ACP. Não sabemos como é o andamento dos processos em Braga e Vila Verde!

  • Olá a todos!

    Dia 13/05/2022, meu irmão deu entrada na conservadoria de Vila Verde. Pedido de cidadania sendo filho de pai e mãe portugueses. Dez dias antes pediram que enviassem os documentos digitalizados para prévia análise, só então ele compareceu, entregou os documentos e pagou a taxa de 175€.

    O termo do trâmite de entrega direta na conservatória pelo meu irmão, chama-se:

    AUTO DE DECLARAÇÃO INTERMEDIÁRIA DE NASCIMENTO

    Assim que sair, informo neste, para que possam saber o prazo.

  • Prezados, saudações.

    Estou com dúvidas e agradeço se puderem me esclarecer:

    Sobre o formulário, que meus irmãos preencheram e eu serei procurador deles, deve ser assinado por meus irmãos ou por mim? Ter firma e conhecida e apostilada?

    Outra duvida: minha mãe é portuguesa, nesse caso é necessária certidão de nascimento do meu pai não português?

    É necessário comprovante de residência?

  • @Fernando Ribeiro , quem foi o declarante do nascimento dos filhos?

    Se foi o pai brasileiro (é o mais comum), terá que transcrever o casamento dos pais antes de mandar os processos, se é que isso ainda não foi feito.

    Se você será o procurador deles, terá que preencher o Quadro 3 do Formulário com seus dados e assinar no Cartório para reconhecer sua firma por autenticidade.

    Use o modelo correto de procuração, porque tem que ter poderes específicos par4a solicitar a cidadania portuguesa - https://irn.justica.gov.pt/Portals/33/Impressos/Nacionalidade/procura%C3%A7%C3%A3o%202.pdf?ver=2019-06-06-151648-553

    Não precisa de comprovante de residência.

  • Prezados, saudações.

    Dei entrada no pedido de cidadania para mim e meus irmãos na Conservatória do Registo Civil do Porto. em 14 de setembro de 2022. Ainda não tive respostas, passado pouco mais de um mês.

    A funcionária que me atendeu, muito solícita e educada, me informou que este tipo de processo (para filhos) não tem senha e portanto não há acompanhamento, Se algo cair em exigência, devo receber um e-mail a respeito.

    Mais informações, a medida que forem sendo disponibilizadas, eu comunico aqui.


    Saudações.

  • Bom dia,

    O meu pedido de nacionalidade (como filho de portugues) já foi aprovado e diz para aguardar para ser criado o novo registo de cidadão português. E esta agora na bolinha 7. Ha alguma possibilidade de o meu caso voltar para bolinha 6 ou 5? E quanto tempo leva para se criar o novo registo?

    O meu processo esta na conservatoria de Lisboa na central.

    Desde ja agradeco

  • Prezados, saudações.

    Como escrevi em mensagem anterior, dei entrada no pedido de cidadania para mim e meus irmãos na Conservatória do Registo Civil do Porto. em 14 de setembro de 2022. Recebi resposta positiva, com o meu assento, no dia 6 de abril, ou seja, quase sete meses depois.

    Agradeço a todos que me ajudaram e responderam minhas perguntas!

    Agora vou transcrever meu casamento, para poder tirar o Cartão de Cidadão e dar entrada no pedido de nacionalidade para minha filha.

    Saudações e boa sorte para todos!

  • @Fernando Ribeiro


    Apenas para deixar claro, não há necessidade de você fazer o cartão cidadão para dar entrada no pedido de nacionalidade da sua filha.

    Aliás, se você não tiver intenção de ir a portugal, voce não precisa do cartão cidadão..

  • Prezados/as, me ajudem com uma dúvida por favor.

    Minha mãe nasceu no Brasil e é filha de português. Vai pedir a nacionalidade. Eu e dois irmãos iremos também. Me foi sugerido aqui no Fórum que eu envie os formulários de "filho", meu e da minha mãe, na mesma remessa e que eu solicite que sejam "tratados juntos".

    1 - Gostaria de saber se mais pessoas já fizeram dessa forma e se tem dado certo.

    2 - Minha mãe se separou do meu pai e voltou a usar seu nome de solteira. Na minha certidão e no meu RG constam seu nome de casada. Isso vai gerar um conflito, de forma que devo corrigir meu RG antes de fazer o pedido ou a análise do governo português não se atém a esse detalhe?

    3 - Devo trasncrever o casamento e o divórcio da minha mãe ou esse documento não importa nos nossos processos?

    Obrigado

  • @cardes_moncao


    Há pouca experiência aqui no fórum sobre pedidos agrupados, ou "apensados", por isso não é normalmente recomendado. Como ainda há a questão do nome, a sugestão é:

    1) fazer a navionalidade da sua mae como filha de portugues;

    2) em seguida, fazer a transcrição do casamento dela;

    3) como o nome que aparece na sua *certidao de nascimento* é o nome de casada, siga adiante com o seu pedido de cidadania;

    4) junto com o seu pedido, voce deve enviar uma via, autenticada e apostilada (por segurança) da certidao de casamento brasileira da sua mae, onde conta a averbação do divórcio com a nota de reversão ao nome de solteira, e uma carta autenticada e apostilada (por segurança) onde você indica para a Conservatória a reversão do nome da sua mãe para o nome de solteira, sendo por esse motivo que o nome dela no seu RG aparece diferente do nome dela na certidão de nascimento;

    5) a principio, deveria passar. O que pode acontecer é exigirem a homologacao do divorcio dela - mas isso é bem mais custoso, pois exige a contratação de um advogado em portugal, acho que não vale a pena fazer isso agora;

    6) voce pode mandar os pedidos de nacionalidade, seus e dos seus irmãos em conjunto - esse sim faria sentido, pois sao todos processos "iguais";


    @mabego , algo a adicionar ou sugerir?

  • @eduardo_augusto

    @cardes_moncao

    sim... os trâmites são esses.

    Porém, depois do deferimento da cidadania dela... e aí sim os filhos podem pedir como filhos da recém portuguesa, seria aconselhável fazer a homologação do divórcio, pois aos olhos de Portugal e depois da transcrição do casamento, sela será casada.

  • Prezados, boa tarde.

    Fiquei de vir aqui dar a resposta sobre o processo de nacionalidade da minha filha.

    Dei entrada no Consulado no Rio de Janeiro, em 19 setembro 2023. A funcionarária me indicou o prazo de seis meses. E realmente se cumpriu: seis meses e um dia.

    Cordiais saudações,

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.