Busca de Certidão de Nascimento ou batismo

Bom dia!

Preciso de ajuda para encontrar o registro de nascimento ou batismo do meu pai, segue informações abaixo

Nome: Alceu Góes

Nascimento.: 02/07/1935

Filiação: Ary Góes e Dulcelina Martins

Avós paternos: Abílio Góes e Amália de Souza Góes

Avós materno: Teodoro Martins e Camila Martins

Naturalidade:Rio de Janeiro

O casamento foi realizado no cartório de Mesquita, no cartório não consta a certidão de nascimento do meu pai

O cartório de Mesquita me orientou a fazer busca no cartório de Nova Iguaçu, foi feito a busca e infelizmente não obtive sucesso


Alguém pode me ajudar?

Comentários

  • @Agnaldo Góes

    A esposa de Alceu é Zelia?

    Se for, há 3 batismos da família no Family Search. Como as imagens estão travadas, não dá para saber de antemão se são batismo dele, dos filhos ou até um casamento religioso. Clique em "registros semelhantes" à direita no link abaixo. Não estranhe se aparecer "diocese de Barra do Piraí" - toda a Baixada Fluminense fazia parte dela numa época:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:77K7-CFW2

    Mesmo se for batismo de filhos, pode talvez dizer em que paroquia os pais foram batizados.

    Essas imagens travadas são por questão de copyright em geral; mas podem ser consultadas por quem tem acesso especial ou através dos Centros de História da Família (CHF), Duas maneiras para tentar:

    Olhe esse post:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/20352/centros-historicos-da-familia-o-que-fazer-com-os-registros-bloqueados#latest

    E procurar o CHF mais perto de você e entrar em contato.

    https://www.familysearch.org/fhcenters/locations/

    Achei o casamento civil de Ary e Dulcelina, que só aconteceu em 1947. Não sei se vai impactar como está o possível registro de Alceu. Você ao saber a história da família deve ter uma ideia melhor de quem pode o ter registrado (se foi o pai, só a mãe etc). Se foi só a mãe, provavelmente o registro não viria com o sobrenome paterno - que poderia ter sido incluído mais tarde (após o casamento dos pais). Às vezes é isso que dificulta os cartórios a acharem o registro original. Foi o caso outro dia aqui no forum; o registro original tinha só o sobrenome da mãe (mas tinha averbação posterior incluindo o pai).

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89SV-TVWC?i=176&cc=1582573

  • Prezado @CarlosASP

    Sim Alceu Góes e Zélia da Silva Góes, casamento realizado em 17/11/1956 no cartório de Mesquita, Alces Góes e Lydia Lemos Góes como testemunhas.

    Solicitei o registro de nascimento do meu pai e cartório me enviou a resposta a baixo:

    Não temos informações a respeito do registro do Sr. Alceu, pois o documento apresentado foi uma Pública forma transcrita de um certificado de reservista, onde consta que ele era natural de Nova Iguaçu, nascido em 02/07/1935.

    Sugerimos que entre em contato com os cartórios de registro civil de nova iguaçu

    Encontrei um registro de batismo do meu tio Almir Góes em Barra do Pirai (batismo em 29/06/1944)

    Meus avós casaram depois que meu pai e tios nasceram.

    Minha avó teve dois filhos de outro relacionamento antes do meu avô, meu pai é o primogênito da união Dulcelina Martins Sampaio e Ary Góes.

    Meu avô nasceu em 11/02/1910 e faleceu em 13/08/1994, meu pai disse que teve um tio chamado de Alces Góes

    Minha avó nasceu em 04/11/1911 e faleceu em 11/02/2007

    Obs.: Meu pai esta vivo e estamos morando no ES, ele afirma que foi registrado na baixada fluminense mas não tem certeza em qual cartório foi registrado, acrescentou que o nome da minha vó no registro dele esta como Dulcelina Martins.

    Grato pela atenção!

  • editado April 2022

    @Agnaldo Góes

    Como dito, Barra do Piraí era a diocese (criada em 1922) que englobava toda a Baixada Fluminense na época. Só mais tarde que se separou a Baixada com a criação da diocese de Nova Iguaçu (em 1960).

    Você viu o batismo de Almir em si, ou apenas essa referência a ele na FS? E há alguma referência na família à BdoP?

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X85-7H4C

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Diocese_de_Barra_do_Pira%C3%AD-Volta_Redonda

    Se foi essa referência, acho que há uma boa chance de ser um batismo em Mesquita (que era parte de Nova Iguaçu na época) ou outra parte de NI. BdoP é apenas a forma como o FS indexou o documento, usando a sede da diocese na época, sem detalhar de que paróquia é. Só vendo o documento em si para ter certeza.

    Tem um batismo de outro irmão, chamado Ary (nascido em 1941 e batizado em 1942) nome igual ao pai, listado como BdoP também; meu palpite que é tudo na verdade em Mesquita e região:

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X85-ZBT9

    Como dito, esse registro de Almir, o de Ary e aqueles de Alceu que mandei na outra resposta não podem ser acessados diretamente. Terá que fazer o contato que mencionei acima (é tudo grátis; são voluntários) para saber o conteúdo. Se não tiver um centro CHF aí perto, use a opção descrita no link, tem 0800 e chat. Olhando o que tem nesses documentos pode te dar alguma pista a mais.

    Aqui está Alces Goes. Os registros abertos são de NI; novamente, os registros travados (religiosos) são listados como "BdoP":

    https://www.familysearch.org/tree/person/sources/G6YB-DC5

    Caso o pai de seu pai não tenha participado inicialmente no registro dele, ele pode estar aparecendo como Alceu Martins por ser o sobrenome da mãe (e depois, com o casamento dos pais, o registro ter sido alterado para Alceu Goes). Era a isso que me referia quando mencionei o casamento pós nascimento,

    Vai depender de quem foi fazer o registro dele, Se foi só a mãe, ou um terceiro, provavelmente não iriam permitir por o nome do pai no momento. Às vezes essa é a razão de não se localizar inicialmente a certidão, Quando não se consegue "fácil", aí vai se tentando outras possibilidades.

    Um exemplo: no casamento religioso de um filho do primeiro relacionamento da mãe (onde se menciona o batismo; aliás deixa claro a coisa de Mesquita e BdP). A pessoa ficou só como Martins a vida toda (pois não deve ter havido um casamento ou reconhecimento posterior que permitisse a inclusão do sobrenome paterno):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6X8P-W417?from=lynx1UIV8&treeref=GHSQ-QFF

    Outra possibilidade é ser um registro tardio, feito bem depois do nascimento (às vezes anos depois). Isso atrapalha as buscas. Como os livros de nascimento de Mesquita não estão online no FS, não dá para pesquisar a diferença de tempo entre o nascimento e registro dos filhos de Dulcelina.

    Boa sorte!

  • Boa tarde!


    Estou muito necessitado de ajuda para encontrar as certidões de nascimento e casamento dos bisavós da minha esposa, tem sido um processo muito difícil, pois já procurei um diversos locais mas sempre sem sucesso.

    Avô: Luciano Pinheiro Chaves 

    Pai do avô: Antônio Elias Chaves 

    Mãe do avô: Raquel Alves de Oliveira Chaves 

    Data que se acredita ser de nascimento: 13/04/1922

    Pelos relatos que temos parece que nasceu na região da Guanabara da época hoje o local compreende o município do rio.


    Avó: Maria Dolores Santos 

    Pai da avó: João de Abreu Freitas Junior (português)

    Mãe da avó: Joanna Santos ou Joana Santos (pode ter Abreu acrescentado no final) (portuguesa)

    Data que se acredita ser de nascimento: 06/09/1922

    Pelos relatos que temos, tudo indica que é da região de Cordeiro ou Cantagalo. Pois foi onde os pais portugueses se instalaram quando chegaram ao Brasil, pelos relatos lá os portugueses se casaram (mas ate o momento não consegui essa certidão deles) e lá morreram (possuo a certidão de óbito de ambos); por esse motivo acreditamos que tenham a registrado nesse município.


    Se puderem me ajudar ficarem agradecido, pois está difícil ultrapassar esse ponto.

  • @Luxusrp

    Assento de batismo do Antonio - https://digitarq.advrl.arquivos.pt/viewer?id=1049827 m0090.tif

    Número 2 - 23 de janeiro de 1874

  • @Luxusrp

    Assento de batismo da Rachel - https://pesquisa.adporto.arquivos.pt/viewer?id=827392 m0029.tif

    Assento 48 - 13 de março de 1881

  • Agradeço muito retorno de vocês, Me ajudou bastante, com essas informações irei me dirigir aos cartórios e solicitar a busca destes documentos. Muito obrigado. @Leticialele e @CarlosASP

  • @Leticialele Eu segui esse passo a passou, me ajudou muito, porém, eu pedi através dos triavós maternos que são da ilha da Madeira. Dos triavós paternos eu só fiquei sabendo que eram portugueses pelas informações de vocês. De fato eu agradeço muito a ajuda. Agora estou tentando localizar em quais cartórios estão as certidões.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.