bisavó casada com espanhol
minha bisavó foi casada com meu bisavô espanhol. Ele faleceu em 1938 e minha avó é a caçula do casal que nasceu em 1935.
Minha avó só foi registrada em 1939 (quem declarou o nascimento foi a mãe portuguesa)
A portuguesa depois de viúva casou de novo e alterou o sobrenome. É o sobrenome do segundo marido que aparece na certidão de nascimento da neta. O nome do avô espanhol aparece normalmente, mas da avó aparece o nome de casada do segundo casamento pois a portuguesa alterou o nome. Isso pode dar problema?
Eu já localizei os dois casamentos dela e o nascimento e casamento da minha avó (ela é falecida). Sigo procurando o batismo no arquivo distrital.
Eu não faço a menor ideia de onde localizar o nascimento do meu bisavô espanhol, ninguém da família tem memória dele. Morreu precocemente e o padrasto que criou os filhos na prática.
Tenho duas perguntas:
Eu preciso transcrever esses casamentos? Mesmo sendo a portuguesa que registrou a filha?
A portuguesa não perdeu a nacionalidade portuguesa ao casar com o espanhol no Brasil, correto? Eu não estou nadando para morrer na praia, estou?
abraços
Comentários
@paulovictor55 , se foi a portuguesa a declarante, não terá problema.
Para dirimir a questão do nome, mande as duas certidões de casamento da portuguesa, apostiladas. Não precisará transcrever os casamentos.
A portuguesa não perdeu a nacionalidade ao casar com o espanhol.
Boa sorte!!
UFA! Tudo certo então.