Retificação, Transcrição de Certidão de Casamento e Documentação.

Boa tarde, eu e minha esposa estamos tentando iniciar o processo de cidadania do pai dela (vivo) que é neto de português e filho de pai brasileiro (os dois falecidos), para posteriormente passar a cidadania para ela e os irmãos dela. Toda a documentação da família dela eu já localizei tanto a certidão de batismo em Portugal (Vilar das Veigas).

Agora tenho algumas dúvidas, vou enumerar pra ficar mais organizado:

1ª A certidão de batismo do português que eu localizei consta a data de nascimento como 07/12/1907, porém na certidão de casamento dele (casado com uma brasileira) aqui no Brasil, consta que ele nasceu em 06/12/1908. Gostaria de saber se será necessário retificar a data, já que o restante dos nomes dele e de seus pais no casamento estão corretos e no batismo também.


2ª O filho do português que nasceu aqui no Brasil (pai do meu sogro), foi registrado pelo próprio português no cartório 3 dias após o seu nascimento, nesse caso será necessário transcrever o casamento do português ou não precisa, e o óbito do português também é no Brasil, precisa também transcrever esse registro em Portugal?


3ª O pai do meu sogro (filho do português) era Desquitado de uma outra mulher que não é a mãe dele, porém um tempo depois do Desquite ele teve o meu sogro, porém nunca foi casado com a mãe do meu sogro, tanto que na certidão do meu sogro consta que o pai dele era desquitado e a mãe solteira, tornando ele filho Ilegítimo, essa informação daria algum problema? O meu sogro foi registrado pelo próprio pai 1 dia após o nascimento.


4ª Quais certidões serão necessárias para o processo, pois a minha a dúvida é que como todos são casados se será necessário também juntar a certidões de casamentos (visto que um deles é desquitado e o meu sogro casou 2 vezes, sendo a última vez com a mãe da minha esposa), ou será necessário apenas as certidões de nascimento do Brasil e a de batismo de Portugal?

Comentários

  • @alexspereir61

    1ª A certidão de batismo do português que eu localizei consta a data de nascimento como 07/12/1907, porém na certidão de casamento dele (casado com uma brasileira) aqui no Brasil, consta que ele nasceu em 06/12/1908. Gostaria de saber se será necessário retificar a data, já que o restante dos nomes dele e de seus pais no casamento estão corretos e no batismo também. Como foi o pai português o declarante do nascimento, não precisará transcrever o casamento. Se usar a certidão de casamento, terá que retificar a data de nascimento.


    2ª O filho do português que nasceu aqui no Brasil (pai do meu sogro), foi registrado pelo próprio português no cartório 3 dias após o seu nascimento, nesse caso será necessário transcrever o casamento do português ou não precisa, e o óbito do português também é no Brasil, precisa também transcrever esse registro em Portugal? Não é necessário.


    3ª O pai do meu sogro (filho do português) era Desquitado de uma outra mulher que não é a mãe dele, porém um tempo depois do Desquite ele teve o meu sogro, porém nunca foi casado com a mãe do meu sogro, tanto que na certidão do meu sogro consta que o pai dele era desquitado e a mãe solteira, tornando ele filho Ilegítimo, essa informação daria algum problema? O meu sogro foi registrado pelo próprio pai 1 dia após o nascimento. Problema algum.


    4ª Quais certidões serão necessárias para o processo, pois a minha a dúvida é que como todos são casados se será necessário também juntar a certidões de casamentos (visto que um deles é desquitado e o meu sogro casou 2 vezes, sendo a última vez com a mãe da minha esposa), ou será necessário apenas as certidões de nascimento do Brasil e a de batismo de Portugal? Não precisa de certidão de casamento. Do avô, o assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital; do filho do português, certidão de nascimento inteiro teor, apostilada; do requerente, certidão de nascimento por cópia reprográfica do livro, apostilada.

  • @Leticialele

    Muuuito obrigado pelas respostas, me ajudou bastante, pois toda documentação nós já localizamos, mas não temos muita ideia ainda do que precisaria ou não fazer antes de começar a pedir os documentos. Obrigado!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.