Mãe que não se casou passar cidadania para filhas

Boa tarde, desculpe se já existe essa discussão mas não consegui encontrar. Eu e o pai das minhas filhas moramos juntos a 23 anos e tivemos 3 filhas uma já tem 20 anos e as outras são menores mas nós nunca nos casamos e não fizemos nenhum tipo de documento de união. Já dei entrada no meu processo de neta e quando tiver meu assento como devo proceder pois sempre leio que o casamento d vê ser transcrito, mas no meu caso não tenho o que transcrever. Na certidão das 2 mais velhas constam os pais (eu e ele) como declarantes e a mais nova já é modelo novo e nem consta declarante. Quais documentos precisarei para o processo delas?

Me ajudem esclarecer por gentileza. Muito grata!

Comentários

  • @Adriana22

    Para a mais nova, você deve ter o que se chama de "breve relato". Na certidão de inteiro teor (que é a exigida para a nacionalidade portuguesa) deve constar quem declarou o nascimento. Você fez isso, como no caso das mais velhas (tem que ser feito antes delas completarem um nao de vida)?

    Não gaste ainda dinheiro com a certidão de inteiro teor (e reprográficas) das filhas antes de terminar o seu processo como neta (que leva de 2 a 3 anos).

  • Pelo que entendi, com a certidão de inteiro teor com cópia reprográfica eu consigo, é isso?

    Muito obrigada!

  • A certidao inteiro teor reprografica das filhas é obrigatoria de qquer forma, nela vai constar esse tipo de detalhe. De qquer forma, voce pode incluir uma declaração dizendo que na época do nascimento não era casada com pai da criança (fazer uma para cada filha) e portanto não ha casamento a se averbar ou requerer (para deixar claro ao conservador que não foi um esquecimento de documento). Assine, reconheca por autenticidade e apostile.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.