Compra de passagem, check-in e imigração

editado April 2022 em Outros assuntos

Tenho dúvidas quanto à apresentação de documentos nos seguintes momentos tendo os dois passaportes: brasileiro e europeu.

  1. Compra da passagem de ida ou ida e volta (no meu caso os nomes são diferentes BR x EU);
  2. Check-in no Brasil;
  3. Imigração no Brasil (saída);
  4. Imigração na Europa (chegada);
  5. Check-in na Europa (retorno);
  6. Imigração na Europa (saída);
  7. Imigração no Brasil (chegada).

Vi que a @Leticialele comentou num tópico de discussão que apresentou os dois passaportes em momentos diferentes. Acho que essa dúvida é de muita gente.

Obrigado.

Comentários

  • @Carlos Klomann Neto

    Se vc vai viajar e voltar, compre ida e volta no mesmo ato, que sai mais barato.

    No Brasil, vc pode usar o passaporte brasileiro.

    Na Europa, vc pode usar o europeu.

    Simples assim.

  • Eu colocaria na reserva do bilhete igual ao passaporte portugues.

    Aqui no Br é mais fácil explicar o porquê das diferenças de nomes.

  • @Carlos Klomann Neto , sugiro

    1. Compra da passagem de ida ou ida e volta (no meu caso os nomes são diferentes BR x EU); Use o nome europeu;
    2. Check-in no Brasil; Mostre os dois passaportes
    3. Imigração no Brasil (saída); Passaporte brasileiro
    4. Imigração na Europa (chegada); Passaporte português
    5. Check-in na Europa (retorno); Mostre os dois passaportes
    6. Imigração na Europa (saída); Passaporte português
    7. Imigração no Brasil (chegada). Passaporte brasileiro

    Boa viagem!!

  • @Leticialele

    Vou aproveitar o tópico pra tirar uma dúvida.

    Me disseram um dia desses mas não sei se a alegação procede.

    Quem já entrou nos Estados Unidos com passaporte brasileiro e visto americano tem problemas em ingressar posteriormente com passaporte português e a autorização ESTA?

    A imigração americana encrenca com esta situação específica ou é só caso pontual?

  • @Rodrigo79 , não faço ideia!!

    Mas não creio que possam "encrencar"! Se o passaporte é válido, fizer a ESTA, não há como impedir a entrada só porque havia um passaporte brasileiro anterior, com o visto.

  • @Leticialele, @Zervesff, @leonardocouto, muito obrigado pelas informações.

  • @Rodrigo79, também tenho essa dúvida. Eu tenho visto que vai vencer em setembro. Se tivesse alguém que pudesse relatar a experiência seria bom.

  • @sue_morga

    Se for verdade, acredito que a pessoa, que já havia ingressado apenas com passaporte brasileiro, tenha tentado entrar apenas com passaporte português. Em teoria isso pode ter chamado a atenção da imigração, a alteração de nacionalidade.

    Acredito que se a pessoa informa a dupla nacionalidade na hora de solicitar a ESTA e viaja com os dois passaportes não há problemas.

  • @Rodrigo79 nao ha nenhum problema, inclusive para fazer o ESTA sobre o passaporte portugues uma das perguntas é se voce possui outra cidadania, basta informar a brasileira (nunca mentir nem omitir nada). Aqui na familia saiu na hora o ESTA sem problemas e nunca mais tivemos que renovar visto americano sobre passaporte brasileiro.

  • Bom dia @renatoss.

    Tenho uma curiosidade em relação ao ESTA. Quando é feito o ESTA tem algum papel que eu tenha que imprimir para mostrar na imigração no EUA junto com o passaporte português?

    Obrigada.

  • Sim é gerada uma pagina pra ser impressa.

    na verdade na imigração eles vao puxar do sistema, a impressão serve mais para comprovar a documentação no embarque na cia aerea

  • @renatoss

    Muito obrigada pela informação.

  • DanDan Member

    Olá, @Leticialele, bom dia!

    Estou também com dúvida sobre os passaportes que devo usar para preencher os dados da reserva, check-in e imigração:

    1. Compra da passagem de ida e volta - dados do passaporte brasileiro ou português?
    2. Check-in para embarcar na ida - saindo do Brasil:
    3. Imigração no Brasil (saída): brasileiro?
    4. Imigração na Europa (chegada): português

    Muito obrigada. Esse fórum já me ajudou muito.

  • editado May 2022

    Bom dia

    1. Compra da passagem de ida e volta - dados do passaporte brasileiro ou português? Pode colocar os dados do passaporte brasileiro
    2. Check-in para embarcar na ida - saindo do Brasil: Use o passaporte brasileiro
    3. Imigração no Brasil (saída): brasileiro? Brasileiro
    4. Imigração na Europa (chegada): português Português

    Na volta, use o passaporte português para sair de Portugal e o brasileiro para entrar no Brasil.

    Boa viagem!!

    Estranho, não consegui marcar seu nome, Dan!!

  • brunoqueirozbrunoqueiroz Member
    editado May 2022

    Boa noite @Leticialele

    Aproveitar o post pra minha duvida de imigração

    Minha nacionalidade portuguesa deve sair em agosto e eu planejo me mudar pra PT em outubro e me bateu uma dúvida:

    Na imigração eu posso entrar sem o passaporte europeu, somente com aquela certidão do civil online ou vou precisar entrar com o brasileiro como turista?

    No caso eu tenho uma companheira que mora comigo há 6 anos, mas sem comprovação. Ela entraria sendo minha acompanhante ou entraria como turista?

    Aí eu fico na duvida se é melhor aguardar e tirar o passaporte portugues no brasil ou posso fazer esse processo lá em portugal!

    Obrigado!

  • @brunoqueiroz , você entra, como europeu, com o assento português e o passaporte brasileiro. Sua companheira, não. Ela terá que entrar como turista e terá 90 dias para permanecer lá, prorrogáveis por mais 90.

  • @Leticialele muito obrigado!

  • @brunoqueiroz

    Aconselho a você fazer imediatamente o reconhecimento judicial da sua União Estável retroativamente aos 6 anos que possuem, caso não tenham algum impedimento legal. É um processo judicial relativamente rápido.

    Com essa sentença, você pode pedir em PT a homologação da União Estável (ou União de Facto), e ela começará a contar a partir dos 6 anos de coabitação que já possui. A lei brasileira permite fazer retroativo, caso filhos em comum, e/ou com testemunhas. Procure saber a respeito. Não registre UE em cartório. Tem que ter a sentença do juiz.

    A lei portuguesa não permite retroagir, mas sendo uma sentença, eles farão a homologação na data que foi determinada pelo juiz no BR.

    Fazendo a homologação, sua companheira terá direito a iniciar de imediato à nacionalidade pelo art-3 (União de Facto). Demora 2,5 anos.

    Enquanto espera, pode pedir o reagrupamento familiar, e residência para ela. Terá quase os mesmos direitos, podendo ir e vir, trabalhar, e residir normalmente em PT. Se quiser viver noutro país da UE terá que pedir a residência nas regras de cada país.

    Não pode mais fazer um casamento civil. Poderia ser uma opção mais barata, mas não dá mais tempo para você. Recomeçaria a contar o tempo a partir do casamento. Ela teria que esperar outros 6 anos sem filhos, ou 3 anos com filhos em comum, e mais os 2,5 anos.

    Se você não homologar os 6 anos que já tem, um pedido de transcrição do casamento agora ativaria todos os alertas de "casamento de conveniência", que a lei proíbe. Cairia numa investigação demorada. Colocariam seu pedido de transcrição "na geladeira".

  • @Leticialele @gandalf Olá pessoal! boa tarde!


    Primeiramente muito obrigada por todo os esforço e auxílio a nós neste fórum. As informações por vocês prestadas me auxiliaram muito em minha cidadania.


    Uma dúvida: estou em Portugal e já acertei minha documentação com auxílio de meus familiares, porém estou com meu nome de solteira. Fui orientada que meu marido teria que estar aqui para que eu possa transcrever nossa certidão de casamento e assumir meu nome de casada.

    Caso ele tenha que vir para cá para darmos prosseguimento nisso, sabem dizer se ele conseguiria entrar em Portugal com passagem apenas de ida caso eu envie a carta convite e lhe passe as cópias do meu assento e certidão de casamento?


    Obrigada mais uma vez :)

  • editado June 2022

    @MaressaFPM

    Oi! Não sei quem lhe deu essa orientação, mas certamente não fui eu, nem a Leticialele.

    Alem do mais esse é seu primeiro post no fórum, pelo que me consta, logo seu conselho não saiu deste fórum, mas isso não importa.

    "já acertei minha documentação" Não fica claro que documentação seria essa. Nem quando você conseguiu a nacionalidade e a modalidade.

    Em todos os casos, sua transcrição de casamento precisa ser feita, antes de qualquer outro ato, para que seu marido possa ser beneficiado.

    Ele não precisa estar em PT (nem deve) para fazer a transcrição. Você faz.

    Só precisa que ele lhe mande os documentos relacionados com ele (2 & 3) por DHL, pedidos ao cartório, e emitidos há menos de 1 ano.

    Se vocês vivem em União Estável no BR, e não se casou, não inicie o processo descrito abaixo, mas antes informe a situação e busque aconselhamento sobre suas opções. A legislação em PT é bem diferente da legislação no BR nesse aspecto. Não se case sem antes se informar aqui. Se são casados, prossiga com o roteiro, mas informe quantos anos de casados têm, e se esse é o seu primeiro casamento.

    Para a transcrição do casamento:

    1. Cópia xerox do assento Português (se não tem, civilonline €10)
    2. Certidão de casamento em inteiro teor apostilada
    3. Certidão de nascimento do cônjuge brasileiro em inteiro teor apostilada
    4. Cópia do RG ou Passaporte, válido, menos de 10 anos de emissão, com filiação (de quem vai assinar o requerimento). Apresente o doc original no balcão para que façam uma copia notarizada
    5. Requerimento preenchido para ser assinado presencialmente no balcão para ser notarizado pelo oficial. Pode assinar o requerimento qualquer dos nubentes, ou filho (ou neto) Minuta: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17897/transcricao-de-casamento-atualizada-13-05-2021/p1
    6. Pagamento da taxa de €120 em dinheiro ou cartão de débito, diretamente no balcão


    Você junta seus documentos acima, e vai pessoalmente a uma Conservatória de Registo Civil qualquer, preenche o requerimento, pedindo a transcrição do casamento. Apresente o documento, e eles farão uma cópia notarizada de sua identidade.

    Você provavelmente sairá com o assento de casamento na mão. (pergunte quanto tempo levam, mas a maioria faz na hora).

    O próximo passo depende de quanto tempo de casados vocês têm, se é União Estável ou casamento civil, e se têm filhos ou não.

  • editado June 2022

    @MaressaFPM

    Próximas etapas:

    1. pedido de reagrupamento familiar, e do cartão de residente para o cônjuge - Precisa ter pelo menos 6 meses de casados.
    2. início do processo de nacionalidade do cônjuge, art-3: Precisa ter 3 anos de casados com filhos em comum portugueses, ou 6 anos independente de filhos
    3. nacionalidade dos filhos - se você tem filhos, teria que saber seu tipo de nacionalidade, para verificar se os filhos têm direito. A nacionalidade deles seria independente da do cônjuge

    Se você não se casou, mas vivia em União Estável no BR, descreva a situação. Também se teve algum divórcio ou casamento anterior.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.