Registro de Batismo!

Olá, pessoal!

Estou a procura da documentação do meu tataravô, tenho os dados dele que vou inserir abaixo, será que vocês podem me ajudar a localizar? Já fiz a busca pelo Family Search e foi onde encontrei boa parte das informações.

Henrique Coelho Ferreira, originário de Beira Alta, Portugal . Nascido em 25/04/1877 e falecido 17/02/1966. Nome do pai: Francisco Coelho e mãe Maria Rosa Ferreira.

Obrigada desde já!

Comentários

• @Gabmesqp

Beira Alta é o nome de uma antiga divisão administrativa de PT, precisa saber onde mais precisamente. Hoje em dia a região compreende:

33 concelhos, integrando a quase totalidade dos distritos da Guarda e Viseu, mais os municípios de Oliveira do Hospital e Tábua, no distrito de Coimbra:

Os registros são organizados por freguesias. Cada um dos 33 concelhos acima tem várias freguesias. No total, há centenas de freguesias em "Beira Alta".

Pode ser que você ou alguém aqui do forum ache alguma pista (um passaporte, dados de imigração etc) que indique o concelho e, melhor ainda, a freguesia também.

Nesse meio tempo, se quiser, pode investigar por meios mais complexos.

Existe uma coisa chamada "habilitação de casamento", a papelada que se tem que apresentar para poder casar. Muitas vezes nisso tem algo que diz mais do que "Portugal"; com sorte tem até o batismo ou nascimento da pessoa. Precisa pedir o "desarquivamento da habilitação" no cartório onde Henrique casou.

Olhei a árvore de Henrique no FS:

https://www.familysearch.org/tree/person/details/LK68-BH7

Logo me chamou a atenção a data de casamento (1942). Qual a fonte dessa informação? Pois é muito depois da data mais "provável". Henrique se casou mais de uma vez? Ou só oficializou o casamento muito mais tarde?

Olhando os batismos dos filhos de Henrique e Maria, muito antes disso, eles constam como "legítimos", ou seja, os pais eram casados, pelo menos no religioso. Em um deles, consta que os pais se casaram em Igarapava, diocese de Uberaba.

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KJSL-MQ?i=37&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GG-QT1W

Existe o município de Igarapava em SP, bem na divisa de MG. Pode ser que tenham se casado civilmente e religiosamente lá. Caso não tenha ainda o casamento deles, é um lugar (cartório e igreja) para buscar e depois partir para a habilitação se tiverem casado no cartório.

Tem a certidão de nascimento de algum filho de Henrique e Maria? Nasceram em Igarapava também? Ao menos Acácio nasceu la:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSXD-178N-P?personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6XCY-QDF3

• @Gabmesqp

Caso ninguém aqui do fórum ache a freguesia de origem de Henrique por outros meios:

Achei o "mistério" das datas de casamento.

Eles realmente só se casaram no civil em 1942 (como consta no óbito de Henrique) em São Paulo (no cartório de Santana). Aqui está a imagem. Vai te dar as datas declaradas do nascimento dos noivos:

https://www.familysearch.org/records/images/image-details?page=1&place=8122271&lifeEvent=102860&endDate=1942&startDate=1942&rmsId=TH-909-68870-94013-20&imageIndex=72&singleView=true

Porém, o casamento religioso foi em 28/06/1898 em Igarapava (que na época se chamava Santa Rita do Paraíso). Por isso no batismo os filhos aparecem como legítimos.

https://www.familysearch.org/records/images/image-details?page=1&place=3052800&rmsId=M94L-XQJ&imageIndex=165&singleView=true

Com isso, se quiser, pode já entrar em contato com o cartório de Santana (SP- Capital) para ver se é possível desarquivar a habilitação do casamento e saber que documento Henrique mostrou para casar.

• @Gabmesqp

no registro da filha Rita consta "Vizeu" mas não consegui decifrar a outra localidade

• Oi, Carloooos!

Muitiiiiissimo obrigada! Estou em contato com o cartório para verificar se consigo o documento que ele apresentou para o casamento. Assim que tiver um posicionamento venho atualizar aqui!

Suas informações foram de suma importância, muitíssimo obrigada, realmente!

Até logo!

• @Gabmesqp @Kleber Silva Aguiar

Eu leio "Laranjal", mas não achei nenhuma freguesia ou local com esse nome no distrito de Viseu.

Só nos distritos de Braga, Porto e Madeira.

Mas tem um local de Laranjal, na freguesia de Santa Cruz do Douro, concelho de Baião, distrito do Porto que é bem na divisa com Viseu. Braga é mais longe (já no Minho), Madeira então... Poderia ser essa:

https://geneall.net/pt/mapa/198/baiao/

Aqui os livros:

https://tombo.pt/f/bao13#BIRT

• Oi pessoal!

@Kleber Silva Aguiar obrigada! Eu leio Laranjal assim como o@CarlosASP

Tentei entrar em contato com o cartório e informaram não ter o documento apresentado para o casamento. Infelizmente. Voltamos a mesma estaca.

Não sei por onde começar agora, ainda estou no mesmo lugar. Procurei nos sites que vocês me indicaram e também não conseguir localizar, infelizmente.

Este é o único documento que falta! Hahaha o desespero é real.

@Carlos79

• @Gabmesqp

O que o cartório falou? Disse que foi feita só uma declaração verbal com testemunhas para casar? Explicaram o que foi apresentado para casar? Alguma coisa ele teve que fazer para provar quem era, idade etc. Será que apresentou a do religioso para suprir a exigência?

Se olhar na parte de baixo da certidão de casamento deles, vai ver que "apresentaram os documentos 1,2 ,4 e 5" segundo artigo 180 etc etc". Aqui a lei:

Art. 180. A habilitação para casamento faz-se perante o oficial do registro civil, apresentando-se os seguintes documentos: 

I. Certidão de idade ou prova equivalente. 

II. Declaração do estado, do domicílio e da residência atual dos contraentes e de seus pais, se forem conhecidos.

III. Autorização das pessoas sob cuja dependência legal estiverem, ou ato judicial que a supra (Arts. 183, n. XI 188 e 196). 

IV. Declaração de duas testemunhas maiores, parentes, ou estranhos, que atestem conhecê-los e afirmem não existir impedimento, que os iniba de casar. 

V. Certidão de óbito do cônjuge falecido ou da anulação do casamento anterior. 

É isso que faz parte da habilitação de casamento (de acordo com a lei da época; depois mudou). O que interessa é o item 1, pois normalmente a prova de idade traz também local de nascimento etc - a não ser que tudo tenha sido por boca com testemunhas, a tal "prova equivalente". Mas aí o cartório devia documentar isso e anexar à habilitação..

No Rio deixaram os cartórios incinerar tudo isso (depois viram a besteira que foi e não deixam mais), mas em SP os cartórios só puderam incinerar se microfilmassem antes.

Uma outra possibilidade é ver se a igreja onde casaram tem algo. Como não há regulamentação como nos cartórios, vai variar muito.

• @CarlosASP

Eles me responderam isso! Entendo que esse documento cobrado é a própria certidão de casamento, pelo texto, né? O meu medo é pagar o valor e ser o mesmo documento que há tenho, entende? Fica difícil.

• editado April 2022

@Gabmesqp

Entendi, foi a tal da declaração verbal com testemunhas para suprir a falta de documentos,

Realmente não dá para saber o que está como "naturalidade", provavelmente vai só dizer Portugal como consta na certidão, ou "Laranjal, Viseu", o que você já sabe. Também acho que, infelizmente, a habilitação não vai ajudar.

Os mais "sortudos" acham na habilitação uma certidão de nascimento, um passaporte etc. E muitas vezes não se colocava todos os detalhes desses documentos na certidão de casamento em si - aí a habilitação é uma mina de ouro e vale a pena pagar o custo de desarquivar para destravar o processo.

Por exemplo, eu desarquivei a habilitação do segundo casamento de uma antepassada - e no meio apareceu até a tradução de uma certidão de óbito na França do primeiro marido (português também); o tal item 5 da lei (quando for o caso). Ninguém da família tinha a vaga ideia que esse primeiro marido tinha ido embora do Brasil e morrido na França; por isso não se achava o óbito dele.

Só tenho mais uma sugestão. Entre nesse site de genealogia portuguesa e coloque a pergunta (já no próprio título do novo tópico) de onde fica Laranjal, Viseu. Há muitos portugueses que frequentam esse site; vai que algum tem ideia de onde possa ser. Aí no corpo da mensagem, coloque também o nome e data de nascimento da pessoa, filiação etc. Diga onde já procurou para não desperdiçar o tempo das pessoas repetindo o que já fez. Ponha também o link do FS para a certidão que fala "Laranjal, Viseu"... alguém pode ler de outro modo,Boa sorte!

https://geneall.net/pt/forum/

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.