Obtenção de Nacionalidade por meio digital

Olá a todos!


Li neste artigo (https://agoraeuropa.com/portugal/portugal-digitaliza-processo-para-obtencao-de-cidadania-a-partir-de-abril/) que os pedidos de nacionalidade começariam a ser por meios digitais a partir de hoje.


Alguém sabe algo sobre?

Procurei em diversos lugares e não achei nenhuma resposta.


Obrigada!

Comentários

  • Bom dia,

    Já tiveram outras perguntas sobre isso no fórum e parece que ninguém sabe mais detalhes.

    Acredito que não vai ser uma mudança tão rápida quanto a notícia leva a crer.

  • A melhor opinião que consegui formar deste tema lendo noticias no google, fora o proprio texto normativo:

    ate entao o processo para ser iniciado dependia do envio/entrega de todos os documentos físicos, com vias originais apostiladas (como certidões de nascimento e casamento, por exemplo) ou cópias autenticadas e apostiladas (no caso de documentos de porte pessoal como RG ou Passaporte, por exemplo).

    agora o processo poderá ser iniciado com vias digitalizadas dos documentos e somente em caso de necessidade haverá pedido (exigência) para apresentação da via física. O mais provavel é que somente documentos portugueses ou da UE passem “direto”; os documentos brasileiros certamente cairão em exigencia para envio das vias em papel autenticadas e apostiladas.

    ou seja, para brasileiros não muda nada na pratica…

  • @renatoss

    Muda para os advogados e solicitadores. Como estes só podem fazer digitalizado, se não tiverem os meios de fazê-lo, terão que levar para digitalizar e entrar no sistema, e ficarão com o ônus de manter a documentação original.

    Hoje já se faz por meio digitalizado no CNAI por exemplo, mas eles retêm a documentação em papel e mandam para a conservatória.

    Para advogados o CNAI não mais ficará com o documento digitalizado, mas o advogado terá que retê-los por 10 anos. E não terá outra opção. Eu ainda estou para ver um sistema que permita fazer a submissão dos documentos digitalizados.

  • boa noite

    pergunta muito pertinente, @DaniPires

    também gostaria de saber, pois em breve darei entrada no meu processo 1c.


    obrigado.

  • @renatoss

    Eu fui no CNAI hoje e a atendente me disse (obviamente nunca sabem nada, padrão dos serviços daqui), que esse meio digital é por conservatória, eles que dizem se podem ou não enviar de forma digital. CNAI nem se quer receberam meus documentos como interemediário.

    Ou seja, como anunciam essa informação que não é verdadeira? Onde anda o link de fazer upload dos documentos? Isso nunca existiu e nem existirá. Enquanto paises evoluidos demoram de 1 a 2 anos, aqui demora 5 anos e temos de esperar mais 10 tentando resolver. Lamentável!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.