meu bisavo portugues Antonio Joaquim Fernandes como consigo a certidao de nascimento

Meu bisavo Antonio Joaquim fernandes de portugal , faleceu em 1968 aqui no Brasil, tenho a certidão de óbito dele, mas não estou conseguindo o registro de imigrante dele, o RE e nem o RG brasileiro. Não achei nos registros do family Search. Como Consigo.

já tenho dos documentos da minha avo e do meu pai.

Obg

Comentários

  • @anapeixe , sabe em que ano, mesmo que aproximado, ele nasceu?

    Nomes dos pais, dos filhos, da esposa?

  • @anapeixe

    Além de colocar o que a Leticia pediu aqui - tem gente no site que é muito boa para achar registros, mas precisa de mais dados - você construiu a árvore no FS, ou só deu uma buscada para ver se aparecia algo de cara? Acrescente aqui para onde eles vieram no Brasil, pois há bases de dados de entrada nos portos etc. Onde sua avó nasceu e se casou. por exemplo? Em que datas? E por aí vai.

    Especialmente em casos como esse, com nome bastante comum (vai ter homônimos com certeza), é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito (tem gente que acaba achando dados do português através de um tio-avô, um primo distante etc). O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

    Depois deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

  • @leticialele e @CarlosASP sou nova por aqui e não sei aonde preencho a arvore, fiz isso no familysearch , mas os dados que tenho são:

    Antonio Joaquim fernandes primeiro casamento com Isabel Maria Gonçalves

    Filiação: Manoel Ignacio Fernandes e Maria Ermelinda Castro (Ermelinda costa castro) Nasceu aprox entre 1879 a 1881 e faleceu em Sao Paulo em 26/08/1968 , achei o RE 177380 e RG 829114, Português. no verso do RE dele consta que passaporte dele foi expedido em braganca em 14/12/1912 e que chegou no Brasil por Rio de janeiro em 26/01/1913 porém, essa informação nao deve ser veridica uma vez que minha avó nasceu em São Paulo em 25/01/1913. Mesmo com todos esses dados não sei em qual local nasceu . dados de um dos filhos que era portugues : Albano Fernandes RE: 46280 passaporte portugues 858 de 1/7/1952

  • editado April 2022

    @anapeixe

    Com esses dados, deu para localizar o passaporte dele em PT; ali consta onde nasceu e a idade na época da emissão: freguesia de Saldanha, concelho de Mogadouro, distrito de Bragança

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1293134

    Note que no passaporte (olhe o TIF 286 no link abaixo) constam a mulher e filhos (que seriam portugueses então). Se um deles for seu antepassado em linha direta, é uma geração a menos. Ou você é descendente de um filho já nascido no Brasil?

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825

    Porém, os livros de batismo para essa freguesia que cobrem os anos que ele nasceu não estão disponíveis para pesquisa online. Note que na verdade ele nasceu antes do que você pensava (ele tinha 35 anos em 1912); como a @Leticialele sempre diz, os portugueses remoçavam uns anos na viagem entre PT e BR.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1211443

    Nesses casos, faça um pedido de pesquisa para o Arquivo Distrital de Bragança; coloque na observação que não pode buscar direto pois os livros não estão online e anexe esse link com os dados do passaporte dele.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices

    Boa sorte!

  • editado April 2022

    @anapeixe

    Casamento do Antonio Joaquim Fernandes com a Isabel Maria - 21 de abril de 1901 - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301705 m0010.tif

    Passaporte número 3506 - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1289825 m0286.tif

    Freguesia de Saldanha, Concelho de Mogadouro.

    Estava com 35 anos em 1912, deve ter nascido cerca de 1877.

    Os pais dele eram da Freguesia de São Martinho do Peso, e dela de Saldanha.

    Os livros de São Martinho do Peso e de Saldanha dos anos prováveis não estão online. Terá que pedir ao Arquivo Distrital de Bragança.

  • @anapeixe , @Leticialele

    António Joaquim também nasceu em São Martinho do Peso.

  • @Guilherme Moreira , obrigada! Pena que os livros não estejam online!

  • Boa noite @Leticialele @CarlosASP @Guilherme Moreira Quero agradecer imensamente a ajuda de vocês, vc me passaram informações muito importante, tentei conseguir elas de várias formas e sem sucesso. Muito obg mesmo. sou bisneta de 06 portugueses , meus pais são os netos, meus avós já são falecidos , por isso estou tentando tirar a cidadania para meus pais primeiro. E todos os tios deles são portugueses, só os pais deles que nasceram no Brasil. Se não for pedir muito poderiam me ajudar com mais um , que seria o avô da minha mâe porque desse está bem dificil.

    Nome: José Joaquim nasceu em tras dos montes casado com Sinfrosia (ou Sinphorosa) da Natividade

    Filiação dele: Antonio Francisco e Anna da Conceição

    filiação dela: Antonio Verissimo e Anna

    Filho: Mario dos Santos , português, natural de Brunhoso nasceu em 03/05/1902 RE: 195614 RG 807965 Desembarcou em 01/01/1911 no RJ.

    Esses dados consegui através dos dados do irmão e da certidão de nascimento da minha mãe.

    Por favor gostaria de mais informação ou sobre José joaquim ou sobre a Sinfrosia que apesar de ser um nome diferente, não encontrei nada.

    Gostaria de saber também como preencho a arvore para poder ajudar os outros também?

    Obg

  • @anapeixe

    Você tem nomes de outros filhos de Jose Joaquim e Sinfrosia? Para confirmar se esse passaporte de 1911 abaixo é dele, pois tem algumas inconsistências. Lista Jose Joaquim, esposa Sinfrosia Natividade e filhos Maria Cândida 12 anos - Honório dos Santos 9 anos - Ana Joaquina 6 anos - Amélia da Ressurreição 3 anos.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1237468

    Olhar o TIF 060; passaporte 1843

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1236666

    Diz que Jose Joaquim nasceu em Brunhoso, que é outra freguesia do concelho de Mogadouro e que tinha 38 anos.

    https://geneall.net/pt/mapa/74/mogadouro/

    As inconsistências: nome do pai como Francisco Antonio (invertido em relação ao que você tinha; mas isso era comum).

    O passaporte foi emitido em 01/11/1911 - você tem data de chegada da família como 01/01/1911 pelas fichas de imigração de Mario - novamente um erro comum de transcrição de datas. Mario, com 9 nove anos, não teria vindo sozinho, normalmente com alguém da família ou da região.

    https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-89VS-Q69Z?cc=2140223&wc=Q4YK-JWG%3A1063001702%2C1063026302

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99N4-93Q5?i=352&cc=2140223&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQKD5-TYN5

    Achei também a ficha da possível irmã Ana Joaquina; na dela diz que chegou em "Santos em 1909":

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9FB-BCBC?i=94&cc=2140223

    O mais significativo é não ter nenhum filho "Mario" como acompanhante no passaporte. Mas tem "Honorio" (assim que os arquivistas descreveram), com 9 anos - coloca o nascimento em 1902. Se olhar o garrancho da emissão do passaporte acima, parece "Homario" - será que Mario e Honorio são a mesma pessoa?

    Fui buscar em Brunhoso o assento de batismo e só achei de "Honorio dos Santos", filho de Jose Joaquim e Sinfrosia, nascido em 18/10/1902. Olhar o TIF 116; assento 24:

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301654

    Erros nas datas de nascimento e outros dados entre documentos de PT e BT são comuns; muitos eram analfabetos naquela época e nem sabiam o que constava nos documentos.

    No batismo de Honorio, o pai Jose Joaquim aparece como natural da freguesia de Figueira, também em Mogadouro (essa Figueira foi depois incorporada à freguesia de nome Mogadouro também). É o mesmo caso do Antonio Joaquim - o passaporte fala uma freguesia mas consta outra no assento dos filhos. Deixo para @Leticialele e outros opinarem qual deve ser o mais correto - quem errou, o pároco ou o oficial de emissao de passaporte?

    No batismo de Honorio, Jose Joaquim aparece como filho de Francisco Antonio Sebastiano e Ana Maria; já Sinfrosia como filha de Verissimo Valentim Cordeiro e Ana Joaquina Salgado.

    Se você confirmar os nomes dos outros filhos de Jose Joaquim e Sinfrosia, fica mais fácil entender tudo.

    Isso leva ao outro ponto - ter a árvore no Family Search. Se todas as informações que você já tem (como nomes desses filhos) estivessem lá, já se poderia rapidamente ter ideia se se está no caminho certo ou é tudo uma tremenda coincidência de homônimos.

    Basta criar uma conta no site - comece com seus dados e vá colocando mais "recheio" na árvore, como dito anteriormente. É tudo muito intuitivo, sem mistérios.

    https://www.familysearch.org/

  • OLá @CarlosASP obg pela a grande ajuda. Também achei estranho no RE do Mario o desembarque no Rio, sendo que minha mãe sempre relatou que foi em Santos. Os outros filhos de José Joaquim São Anna Joaquina como vc relatou , eu tenho o RE 136859 de 01/04/1942 e RG 741913 lá consta como Anna Joaquina Pinto (mas acho que esse sobrenome é de casada) e também tem Maria Candida Pietro (tbm acho que é nome de casada) mas parece que essa nasceu no Brasil. pelo que consta no óbito, porque lá costa que nasceu em 11/07/2019 e faleceu em 29/12/1993. Ao meu ver essa data de nascimento de Maria que consta no obito deve estar errada. Pelo que minha mãe relatou são apenas esses 3 os filhos deles portugueses.

    Os pais de José e Sinfrosia pelo que vc relatou, são eles mesmos. Também acho que esse Honorio é o mesmo que o Mario, porque já achei diversos erros de grafias , inclusive no nome da Sinfrosia , que consta como Sinforosa na certidão do Antonio Augusto.

    Vcs acham que uma criança pode ter vindo ainda bebe e não ter sido registrada em portugal e sim no Brasil? Porque por algum momento eu acho que um dos meus avós aconteceu isso.

  • OLá @Leticialele @CarlosASP Boa tarde tudo bem? procurei mas sem sucesso a certidão de casamento do meus bisavós de José JOaquim e Simfrosia da natividade , eles viveram em Brunhoso, ela parece que é natural de lá , mas ele não. Se puderem me ajudar, agradeço. Obg

  • editado May 2022

    @anapeixe

    Como você procurou o casamento de José e Sinfrosia? Dei uma olhada nos livros da freguesia e os casamentos não estão online para o período provável.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1210168

    Olhei de novo os batismos dos filhos e lá fala que eles foram recebidos (se casaram) em Brunhoso.

    O primeiro que está na árvore é Maria Candida, nascida em 1898. Como os pais nasceram em 1873 e 1876, o casamento deve ter ocorrido entre pelo menos 1890 e no máximo 1898; sendo mais provável a faixa mais tarde, com ambos já com 18 anos. Nenhum desses livros está online.

    Você tem que se registrar no AD de Bragança; abrir um pedido de pesquisa; mencionar que não pode buscar diretamente pois os livros não estão online. Eu acrescentaria o link para o batismo de Maria Candida para mostrar que ali diz que o casamento foi nessa paróquia. E mencionaria os anos que os pais nasceram.

    https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/oservices

    Em geral, os primeiros 30 minutos de pesquisa nos ADs são grátis. Se for passar disso, eles vão mandar um orçamento para você aceitar. pagar e só depois disso que farão. Eles também podem dizer que os livros ainda não estão no AD e te encaminharão para o lugar certo.

  • @CarlosASP Oi Carlos boa tarde, esta certo entao, vou solicitar a pesquisa, estou enviando hj pelo correio os documentos para uma amiga que mora em Lisboa, ela dará entrada para mim.

    Vou pedir a pesquisa e se der certo, ela mesmo ja acrescenta nos demais documentos. Muito obg

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.