Transcrição de casamento para filho de brasileira/portuguesa

Olá, queria se possível, ter uma dúvida sanada. Minha mãe está em processo de tirar a cidadania dela pois é neta de português, depois sou eu que vou tirar por ela. No processo dela foi requisitado certidão de casamento, meu pai é brasileiro e foi quem me registrou com pouco tempo que nasci (menos de 1 ano). A minha cidadania eu pretendo fazer sem a ajuda de uma assessoria, então queria saber se seria necessário eu transcrever o casamento deles ou se não preciso me preocupar com isso.

Comentários

• @Matosoport

Sim, ela terá que transcrever o casamento dela, antes que você faça o seu.

Dependendo de onde você mora, os melhores lugares para fazer são no Rio (RJ e ES) ou escritório de Santos (SP e MS). Nesses pode mandar por SEDEX e demora 3-4 semanas para receber tudo de volta com o assento de casamento junto. Não mande para outros lugares sem perguntar novamente aqui, caso esses dois não sirvam pra você.

Terá que olhar no site do consulado sobre os procedimentos, e documentos exigidos, porque muda de um consulado para outro, e também se for feito na Conservatória é diferentes dos consulados.

• @Matosoport , se pediram a certidão de casamento no processo de neta de sua mãe é porque ela deve ter mudado o nome com o casamento. Assim, consta um nome na certidão de nascimento e outro no RG.

Nesta fase do processo, a certidão de casamento inteiro teor (não precisa apostilar) é usada apenas para justificar a diferença entre os nomes.

Depois de aprovado o processo dela, terá que transcrever o casamento, como o @gandalf respondeu.

• @gandalf a questão dela transcrever no processo dela me abstém de ter que fazer isso?

• @Matosoport

Se ela fizer a transcrição do casamento, você não faz novamente. Só se transcreve uma vez. Você só precisa do xerox do assento de casamento que ela recebe ao fazer a transcrição, para juntar ao seu processo.

• @gandalf @Leticialele agradeço aos dois pela disponibilidade e atenção.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.