Certidão de meu bisavô
Gostaria de ajuda para encontrar a certidão de nascimento de meu bisavô português, Manoel Pires. Segundo familiares, ele é da freguesia de Freixedas no distrito da Guarda, porém entrando em contato com o AD da Guarda não foi encontrada a certidão com os dados que tenho. Vou anexar abaixo todos os dados que tenho dele, se algum dos amigos puder me auxiliar.
Nome: Manoel Pires
Pai: Antonio Pires
Mãe: Maria Delphina Pires (na certidão de casamento consta Maria Delphina Telles)
Data de nascimento provável: 1 de novembro de 1902
Local provável: Freixedas, Pinhel, Guarda
Casamento: 23 de maio de 1925 - Rio de Janeiro, RJ (então distrito federal)
Esposa: Anunciação de Jesus Borges (ou Anunciação Borges Pires)
Pai da esposa: Manoel Borges
Mãe da esposa: Maria Angélica Borges
Nascimento da esposa: 20 de outubro de 1903 (como consta na ficha de imigração portuguesa) ou 21 de novembro de 1903 (como consta na certidão de casamento)
Irmã: Filomena Pires (não tenho mais detalhes sobre esta irmã do Manoel)
Filhos: Armando Pires e Arminda Pires (ou Arminda Pires Pereira) - já falecidos
Agradeço imensamente qualquer ajuda que possam me dar!
Comentários
Será que a gente tem alguma relação de parentesco? Eu tbm sou Pires e a familia tbm veio de Guarda, porém do concelho de Vila Nova de Foz Coa, mais precisamente das freguesias de Santa Comba e Almendra.
O meu parente mais distante Pires é Manoel Antonio Pires, casado com Maria de Jesus (porém não tenho nada de informação deles), não sei de outros filhos além do meu trisavô que se chamava Antonio Pires, essa parte mais distante da minha arvore tá bem incompleta
@Ferpirj
Interessante! Você não tem nenhuma data para vermos se algo bate? Só tenho informações até meus bisavós, que nasceram por volta de 1902. De meus tataravós só tenho os nomes, mas nem as freguesias de nascimento eu tenho.
Os nascidos por volta de 1902 são o meu bisavô e seus irmãos, filhos de Antonio Pires e Maria Augusta Bordallo, o Antonio era filho de Manoel Antonio Pires e Maria Jose, sera que o meu Antonio e o seu Antonio pode ser tio e sobrinho? sei lá... rsrsrs
Eu acho que na montagem da minha arvore no family search, já apareceu como uma possivel correspondencia os seus parentes, pois lembro bem do nome da Maria Delphina, mais eu ignorei.
E mais uma coincidência, meu avô se chama Armando Pires tbm rsrsrsrs
Casamento da Philomena Pires https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6719-F93?i=10&cc=1582573
Informa que ela nasceu em Portugal (sem maiores detalhes) em 13/08/1898, casou com 22 anos. Segundo o obito do marido (https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-D1S4-S9Y?i=35&cc=1582573), ela faleceu antes dele (1967) e eles tiveram 4 filhos
Localizei o nascimento de duas filhas da Philomena, Alda Nunes Guardado e Irene Pires Guardado
Esses dois registros, batem o nome dos pais dela, as datas são estranhas , pois eles nasceram muito depois
achei um nascimento de ines fonseca pires, no qual os nomes dos pais batem, porem registrada em são paulo, será que pode ser irmã no Manoel? https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSJ9-QW8C
achei um registro de imigração de uma Ana Delfina Pires, os nomes do pais também batem, será outra irmã do Manoel? https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-99F1-K7FH?cc=2140223
Vc tem arvore montada no Family Search?
@Ferpirj
Olha, isso tá muito interessante mesmo! É coincidência demais um Antonio Pires ser casado com uma Maria Delfina e não serem meus trisavós! Talvez tenhamos sim encontrado parentes distantes em comum.
Porém, o nascimento da Ines Fonseca Pires está estranho por dizer que o Antonio e a Maria Delfina se casaram em 1943, talvez esse registro tenha a data errada ou seja de outras pessoas mesmo. Até porque são 50 anos de diferença de nascimento entre o Manoel e a Ines, então é capaz do Antonio e a Maria Delfina já serem falecidos em 52. Ou eles viveram bastante tempo ou temos aí dois homônimos casados em um período semelhante de tempo.
Eu não cheguei a montar uma árvore no Family Search, não entendi bem como funciona. Acho que meu próximo passo vai ter que ser investir nisso, já que não estou encontrando um registro de nascimento sequer.
@VictorCSP eu acho fundamental montar a arvore lá, pois o proprio sistema, quando vc vai acrescentando informações, se tiver algo semelhante, ele envia uma informação para ver se é seu parente não, foi assim que pareceu ela uma vez.
Se vc precisar de alguma ajuda para montar me manda no privado por aqui mesmo que te ajudo. É mais simples do que parece!
Eu tbm vi essa data da Ines, é uma diferença bem grande, além de dizer que o pais (antonio e maria) casaram em portugal em 1943
@Ferpirj
Eu montei a árvore nesse fim de semana. O sistema inicialmente só encontrou os documentos que eu já tinha achado mesmo. Acho que agora é esperar ele encontrar mais, né? Cheguei a fazer o link dos documentos com os meus parentes da árvore pra confirmar. É por aí mesmo?
Isso mesmo, vai sempre colocando os nomes das pessoas que vc tem, mesmo que sem data.
Sempre que parecer um selinho azul, no nome da pessoa, é pq tem alguma correspondência, aí vc analiza e cruza as informações.
Essa Philomena, que eu coloquei lá em cima, ela é a irmã do Manoel?
As vezes vc vai encontrar muitas informaçoes através de irmão... não ignora nada, só depois de analisar muito bem e ter 100% certeza!
@Ferpirj
Estou adicionando a Philomena, o esposo e os filhos na árvore. Estou achando até que bastante coisa! Até agora nada sobre o local de nascimento exato em Portugal, infelizmente. Acredito muito que ela seja irmã do Manoel, o nome dos pais bate, o ano de nascimento é plausível, tudo confere. Obrigado pela dica!
Será que se eu conseguir uma certidão de nascimento de inteiro teor de um dos filhos da Philomena lá teria o local exato de nascimento dela? Já seria algum indício do local de nascimento do meu bisavô.
Aliás, achei a terceira filha da Philomena: Arminda Nunes Guardado. Falta somente um filho para achar, mas até agora não consegui.
@VictorCSP
A habilitação do casamento de Filomena e Josué está no Arquivo Nacional. Pode ser que entre os documentos apresentados por ela para poder casar conste algo sobre a sua origem.
Peça a cópia no AN, use essa referência para a localização do arquivo (as habilitações não estão digitalizadas; eles vão buscar o arquivo original, colocar num PDF e mandar para você. Isso em geral leva alguns meses pois entra numa fila; é grátis; eles vão atualizando o status do pedido por email):
Pretoria Cível do Rio de Janeiro, 4 (Freguesias da Glória, Coração de Jesus, Lagoa e Gávea) - Registro Civil - 6O
Guardado Josué Nunes Contratante
Pires Filomena Contratante
Habilitação para casamento; 1921
Número 44
Maço 29
Siga as instruções no link abaixo:
Aqui o livro com o nascimento de outra filha de Josué e Filomena. Está indexado errado no FS como Cremilda Nunes Andrade, mas ao ler o documento dá para ver que é Nunes Guardado; inclusive tem a assinatura do Josué Nunes Guardado:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6PF3-BTD?i=187&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A7M1M-J7MM
@CarlosASP Muito obrigado! Vou fazer esse pedido em casa. Como descubro se a habilitação do casamento está no arquivo nacional? De repente já posso pedir direto a do Manoel, que é meu bisavô de fato. Ele casou no Rio de Janeiro em 1925, coloquei a certidão no meu primeiro comentário.
@VictorCSP
Tem uma página de busca para o AN; mas, como toda indexação, pode ter erros e variações na transcrição dos nomes e aí a busca complica; se não aparece de primeira, tem que ser criativo para tentar advinhar erros (por exemplo Anunciação com um ou dois N; Manoel e Manuel; Philomena e Filomena, etc).
http://www.an.gov.br/Basedocjud/MenuDocJud/MenuDocJud.php
Eu tentei de várias formas e combinações e não achei a de Manoel Pires e Annunciação; quem sabe você consegue. Normalmente se acha preenchendo apenas os campos sobrenome e nome (em geral se indexa com só um sobrenome; o resto todo vai no prenome). Assim que achei a habilitação de Filomena e Josue. Busque a deles para entender melhor como o DocJud funciona.
Além disso, só as habilitações para alguns períodos e cartórios foram para o AN; aí é questão de sorte.
Infelizmente. o estado do Rio de Janeiro permitiu que os cartórios incinerassem as habilitações sem antes microfilmar. No resto do país em geral se acha nos cartórios mesmo. Quase que só o que tinha sido antes mandado para o AN (o AN só tem isso e certidões de nascimento para o atual município do Rio, por ter sido a capital federal) sobreviveu à fogueira. Um ou outro cartório no estado não queimou tudo.
@CarlosASP será que dá pra fazer a mesma busca no Arquivo Nacional baseada nesse registro de casamento do Manoel do livro original?
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-6LL7-LVV?i=32&cc=1582573&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQGVM-P4GY
@VictorCSP
Você pode tentar; nesse caso, terá que abrir um pedido separado (use o link anterior) passando os dados do casamento (datas, nubentes, onde foi feito) e perguntando se a habilitação está lá. Mande o link, mas já coloque os dados no pedido em si. Em geral prefiro passar já os dados (igual aos de Filomena e Josue) pois assim já sabem exatamente onde está o original.
Mas não deixe de fazer o pedido de Filomena e Josue, pois essa habilitação você tem certeza que está lá. Cada pedido tem que ser separado. Eles abrem um protocolo para cada um. Como dito, leva uns meses para resposta (e pode variar bastante - mesmo para dois pedidos do mesmo dia); cada pedido vai seguir seu fluxo separadamente.
@CarlosASP
Beleza, vou fazer esse pedido sim. Aliás, acabei de solicitar o da Philomena. Muito obrigado pela dica valiosa!