Certidão de nascimento no município do Rio de Janeiro

Boa noite! Estou a quase 2 meses, pagando busca, indo em inúmeros cartórios e nenhum deles encontro a certidão de nascimento do meu Pai.

Já tenho o documento do meu avô português.

Já tenho os meus documentos na forma que foi solicitado.

Já tenho o documento de casamento dele.

Só falta a certidão de nascimento!

Alguém pode me ajudar? Eu preciso muito disso!!

Dados do meu Pai :

João Fernando Teixeira

Pai: Avelino Teixeira

Mãe: Ana Gonçalves Teixeira

23/05/1941

Copacabana

Muito obrigado

Comentários

  • editado April 2022

    .

  • @Clayton

    Os registros civis deste ano (1941) estão disponíveis online do Arquivo Nacional, lá no sistema do SIAN, você próprio já folheou os livros?

    O registro pode ter sido feito de forma tardia, não só dias, como meses ou até mesmo anos depois.

    O seu pai teve irmãos? se sim, sabe onde eles foram registrados? sabe onde foi feito o casamento dos seus avós?

  • @Clayton , estou assumindo que seu pai seja vivo.

    Uma sugestão, um pouco trabalhosa, mas que pode dar resultado:

    Seu pai redige uma carta, bastante formal e educada, explicando que precisa de uma cópia da certidão de nascimento, ou pelo menos dos dados (nome do cartorio, numero e folha do livro e data do registro).

    Imprima uma duzia dessas cartas (ajustando sempre para o respectivo destinatário), peça para seu pai assinar e reconheça a assinatura (para dar um aspecto mais oficial).

    Envie essa carta, com aviso de recebimento, para o INSS, para o último empregador, para a ultima instituição de ensino onde estudou, para o centro de recrutamento onde ele fez o alistamento, para os bancos onde ele tem conta, para o Detran.

    Com um pouco de sorte, alguém tem uma cópia desse documento. Esse é um recurso trabalhoso, mas se você já esgotou os caminhos tradicionais (FamilySearch, Sian, etc.).

    Outra alternativa: se ele tiver condições, ir direto nas agencias bancarias onde ele tem conta e com muita gentileza e habilidade, pedir ajuda do gerente. Pode ser que dê resultado!

  • @eduardo_augusto obrigado pela ajuda meu amigo! Fico muito agradecido!

    Porém consegui encontrar no arquivo nacional.

    Mesmo assim MUITO obrigado!!!

  • @Ferpirj obrigado! Foi exatamente no arquivo que minha esposa encontrou!

    Muito obrigado pelo seu tempo e ajuda!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.