Transcrição do casamento São Paulo

Oi, boa noite!

Alguém poderia me ajudar coma transcrição de casamento?

Eu tenho a certidão de casamento de ambos portugueses, casaram no brasil e não sei se foi transcrito em Portugal.

O que vou precisar para transcrever?

Desde já agradeço.

Comentários

  • @kelvinprioste , em que Estado você mora?

  • editado April 2022

    @kelvinprioste

    Depende de onde vai fazer a transcrição.

    Aconselho a fazer pelo escritório de Santos, que é um dos mais rápidos do país. Sai em 3-4 semanas. Não faça em São Paulo porque demora 8-12 meses. O site é o mesmo, mas onde está fazendo faz toda a diferença.

    Veja a documentação e o requerimento no site do consulado. Veja quem pode fazer a transcrição, e que documentos precisa, em Como solicitar uma transcrição? https://consuladoportugalsp.org.br/atualizacao-do-estado-civil-e-do-cartao-do-cidadao-passaporte/

    Vá selecionando SANTOS em todos os lugares que tiver essa opção.

  • kelvinpriostekelvinprioste Member
    editado April 2022

    @Leticialele Moro em São Paulo, capital.

  • A transcriçāo de casamento para quem mora em Sp , pode ser feita em Santos , confere?

    Somente envio os documentos ou pode ser presencial, e feita no mesmo dia ,igual a Belo Horizonte?

    Na lista ,solicita apenas a CERTIDAO NASCIMENTO DIGITADA E ORIGINAL, EMITIDA HA MENOS DE 1 ANO.

    Nāo precisa ser com firma reconhecida e apostilada tal qual no consulado em Belo Horizonte?

    Muito obrigada

  • editado April 2022

    @PatriciaM

    Que eu saiba, em Santos só aceitam pelo correio (SEDEX). e devolvem pelo correio (normal) desde que você mande junto um envelope já sobrescrito, com o seu endereço para o retorno (eles mesmos selam). Demoram 3 semanas.

    A lista de documentos terá que olhar no site do consulado. E tem que preencher online o requerimento, para imprimir junto com o boleto de pagamento bancário.

  • ok @gandalf

    Obrigada

  • Boa noite a todos. Tudo bem? Podem me ajudar? Eu alterei a cidadania da minha esposa com a ajuda de vocês, desde já, muito obrigado. Recebi esses dizeres: Processo de nacionalidade, supra mencionado, foi concluído com sucesso tendo, na presente data, sido lavrado o averbamento, de atribuição da nacionalidade portuguesa, nos termos do artigo 1º, n.º 1, al. d), da LN, ao assento de nascimento do(a) interessado(a). No site onde eu acompanhava deu como finalizado com sucesso. Agora, minha intenção é tirar a cidadania de nossa filha de 7 anos. Qual o próximo passo? Eu não sou casado, temos apenas união estável. Estamos juntos há 12 anos. Moramos em SP - SBC. Obrigado!

  • @Fmserrano , para o processo da filha, basta que ela mande uma declaração informando, sob as penas das leis brasileiras e portuguesas, que não era casada com você quando sua filha nasceu. Reconhece a firma por autenticidade e apostila.

    No entanto, se você pretende a aquisição de cidadania por união de facto, basta homologar a união em tribunal português e mandar seu processo por casamento para Lisboa.

  • @Fmserrano

    Você precisa fazer o reconhecimento judicial do tempo de União Estável, apresentando testemunhas e os documentos da filha em comum. Precisa um advogado com registro na OAB (brasileiro). Pode buscar a defensoria pública se desejar.

    Depois do parecer favorável do juiz (e ele dará), você faz a homologação dessa sentença em PT, através de advogado da OAP (Português). No site do consulado do rio tem um link para a OAP se você colocar na caixa de busca.

    Essa coisa toda dele levar cerca de 1 ano, para os dois processos. Cada advogado estabelece seu preço (deve custar uns €800-1000).

    Feita a homologação em PT, você pode entrar com o seu processo de nacionalidade pelo art-3 normalmente pela CRCentrais de Lisboa. Leva mais 2,5 anos.

    A filha não depende do casamento. Pode fazer a carta como sugeriu a Leticialele acima, seguindo o modelo do link abaixo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/269072/#Comment_269072

  • Boa tarde a todos. Muito obrigado pelo retorno. Dando certo, aviso vocês. Abraço

  • Tenho esse documento de União Estável. Acham que serve?


  • @Leticialele Pretendo adquirir sim a Cidadania. Liguei agora no cartório onde fiz essa declaração de União Estável e fui informado que eles fazem uma certidão completa onde constará a data de nossa união, os dados de nossa filha, bens e etc. Com essa certidão, acha que consigo homologar a união de Facto em PT? Obrigado

  • @Fmserrano , sim, peça a certidão completa ao Cartório. Apostile e homologue em Portugal.

  • FmserranoFmserrano Member
    editado May 2022

    @Leticialele essa homologação em PT eu preciso contratar um advogado?

  • @Fmserrano , sim, inscrito na OAP

  • editado May 2022

    @Fmserrano

    Veja o que consegue no cartório. Esse reconhecimento de firma por semelhança, para efeito de nacionalidade costuma causar bastante problema. Mas se o cartório tiver lançado o Registro de União Estável com data de 2014, poderia ser homologado em tribunal português.

    Em geral tem que ser mais formal que esse documento. Ou o registro no cartório, onde o tabelião assina (certificado e apostilado), ou precisa de uma sentença judicial no BR se precisar de algum documento com efeito retroativo.

    Sim, precisa contratar um advogado em PT, com registro na OAP. No site do consulado do Rio tem o link como lhe disse.

    Fica aqui: https://riodejaneiro.consuladoportugal.mne.gov.pt/pt/assuntos-consulares/informacao-geral/lista-de-atos-consulares/registo-civil-nacionalidade#dissolu%C3%A7%C3%A3o-de-casamento-div%C3%B3rcios

    Quando clica no link "Divórcios", tem uma frase: "Para obter indicações ou informações sobre advogados, sugerimos que consulte a Ordem dos Advogados de Portugal." com esse link que se pode clicar.

  • Boa noite @gandalf

    No site do Consulado diz que o preenchimento do formulário de transcrição deve ser feito a caneta "azul ".Você disse ser necessário preencher on line? Fiquei na dúvida.

    O pagamento é via transferencia ? Basta transferir e imprimir ?ou pagamento é no boleto?

    O requerimento vem numerado de acordo com pagamento?

    Desculpe as dúvidas, mas é a primeira vez que faço em Sp.

    obrigada

  • @PatriciaM ...

    Pelo que percebi em suas últimas postagens...Você pretende fazer a transcrição com o Escritório Consular de Santos...

    Abaixo está o link para a discussão correta...>

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/287072/#Comment_287072

  • OK obrigada @Nilton Hessel

  • Boa noite a todos. Consegui falar com alguns advogados pelo link que você passaram acima. Fechei com uma advogada super gente boa e custo muito baixo. Ela se chama Adélia. Me cobrou 500 euros dividido em duas vezes. Mais uma vez, obrigado a todos vocês. Dando certo, volto novamente aqui.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.