Portugeses que se casaram em Petropolis, como encontrar Registro?

Pessoal, após meses de busca incessante pelo assento de casamento dos meus bisavós em Portugal, ele nascido em Povoação e ela nascida em Ribeira Grande, descobri que, na certidão de nascimento do meu avô, eles se declararam casados em Petropolis. Eu julgava improvável eles terem se casado fora de Portugal, pois parece que eles se casaram em 1883 em algum lugar, tiveram 3 filhos portugueses, e emigraram pro Brasil em 1893... sabem me informar como eu consigo solicitar uma busca nos cartorios daqui? Não há informações sobre data, mas na certidão de nascimento de meu avô (1904), diz que eram casados há 19 anos em Petropolis. A linha de tempo procede, pois no assento de batismo da minha bisavó, consta uma averbação de que ela pediu uma certidão em 12/1883, o que poderia ser uma autorizaçao de casamento ou viagem, já que ela teria 17 anos nesse ano.

Comentários

  • Ninguem tem dicas, gente?

  • @Mojavesp , tem como mandar uma imagem boa da certidão de seu avô, onde aparece essa informação do casamento?

    Ou o link?

    Se quiser, pode mandar por mensagem privada

  • @Mojavesp

    Conseguiu achar os passaportes que os dois usaram para emigrar para o Brasil? Ali pode ter algo sobre estado civil nesse momento.

    Já achou os batismos desse 3 filhos portugueses? Eles aparecem como legítimos ou não?

  • @Mojavesp assa um e-mail e pede busca aos cuidados de Ludmila crccartoriopetropolis@gmail.com

  • @CarlosASP um dos primeiros documentos que tentei levantar foram os passaportes, mas pro meu azar, os livros anteriores a 1875 e de 1884 a 1893 de Ponta Delgada não existem mais ou foram perdidos...

    @Leticialele peguei a certidão hoje, mas o pessoal do Cartório já tinha me adiantado os dados importantes por telefone, segue foto.

    @Fatima Moutinho obrigada de coração!!!!!! Vou mandar email e, caso não haja mesmo esse casamento (o que acredito), vou perguntar se ela faria o favor de mandar uma negativa.

    Grata a todos!


  • @Fatima Moutinho infelizmente não ajudou, eu já tinha entrado em contato com esse cartorio por telefone, e eles não tem registros anteriores a 1900.

  • editado April 2022

    @Mojavesp moro em Petrópolis vc pede uma busca na curia diocesana . Porque os cartórios começará a partir de 1898

    Pode estar lá vou te mandar WhatsApp 24 2231-5212

    atendimento@diocesepetropolis.org.b

    pede uma busca

    tem

    outros distritos .

  • @Fatima Moutinho grata pela ajuda! Recebi hoje resposta da Mitra, eles vão dar uma pesquisada nos arquivos.

    Te dou uma posição sobre o resultado, obrigada!

  • Oi, @Fatima Moutinho , @Leticialele ! Funcionou o contato com a Curia de Petropolis, muitíssimo obrigada! Fizeram a pesquisa e localizaram o assento de casamento, realmente (e não sei como) eles se casaram no Brasil! Mas tenho um problemão agora, o nome da minha bisavó está errado no casamento, e não sei como proceder. No assento de batismo dela em Portugal, foi registrada como Maria, filha de José Carreira e Joaquina Vieira, e em todos os outros documentos dela aqui no Brasil o nome é Maria Carreira (inclusive Certidão de Nascimento do meu avô). Mas nesse assento de casamento, ela está como Maria Vieira, e não Carreira, ou seja, sobrenome da mãe, e não do pai... segue texto do assento de casamento:

    Aos dezanove dias do mez de Setembro de Mil oitocentos e oitenta e cinco, nesta Matriz de S. Pedro de Alcantara da Cidade de Petropolis, preenchidas as formalidades do estylo prescriptas pelo Sagrado Concilio tridentino, Constituição do Bispado e mais leis civis em vigor, tomados os depoimentos Verbaes aos Contrahentes e delles não resultando impedimento algum, em minha presença e das testemunhas Pedro Carvalho Y Lago, Joao Pereira Medeiros, Maria Julia do nascimento e mais pessoas desta freguezia, pelo meio dia se receberão em matrimonio com palavras de presente Francisco de Aguiar, com vinte e três annos de idade, filho legitimo de Francisco Aguiar e Victoria de Jesus, natural da Ilha de S. Miguel, baptizado na freguezia de Villa da Povoação, com Maria Vieira, com dezanove annos de idade, filha legitima de Jose Carreiro e de Joaquina Vieira, natural da mesma Ilha de S. Miguel e baptizada na freguezia do Espirito Santo, no logar de Maia, ambos solteiros, lavradores e moradores nesta freguezia de Petropolis no segundo distrito

    Todos os dados batem: nome do meu bisavô e pais dele, nome dos pais dela, localidade de nascimento, o único problema é o sobrenome Vieira, e não Carreira... o que acham que preciso fazer? Era o ultimo documento que me faltava, na saga de meses de procura...

  • @Mojavesp , como o casamento ocorreu antes de 1911 (data da implantação do Registo Civil em Portugal), não precisa transcrever.

    Mande essa certidão de casamento fornecida pela Cúria, apostilada.

  • @Leticialele ufa, que ótimo! Mas será que não precisa de retificação, devido a discordancia com o nome dela? Estranho ter entrado com o sobrenome da mãe dela...

  • @Mojavesp , eu não mexeria em nada, ela deve ter adotado o sobrenome Carreiro após o casamento, o que não está explícito na certidão.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.