RG com certidão de casamento no registro civil

Boa tarde! Estou iniciando o processo de atribuição da cidadania portuguesa para a minha mãe. Meu avô paterno é português já falecido. Para o processo, solicitei a certidão de nascimento por cópia reprográfica apostilada da minha mãe, mas no RG, que enviarei por cópia autenticada e apostilada, consta no registro civil a certidão de casamento e não a certidão de nascimento. Pode dar problema?

Comentários

  • @mourare , problema algum. A certidão de casamento foi usada para a expedição do RG.

    Como, certamente, sua mãe trocou de nome ao casar, terá que mandar uma certidão de casamento inteiro teor, APENAS para justificar a diferença entre o nome na certidão de nascimento e o nome no RG.

  • @Leticialele, obrigada. Realizei o pagamento do formulário 1-C e já foi cobrado no cartão, mas deu erro na página final do pagamento. Saberia me dizer se isso é um problema? Em quanto tempo eles enviam o formulário para o email?


  • @mourare , às vezes acontece isso, mas depois de alguma horas o formulário chega.

  • @Leticialele , sabe me dizer qual local está mais rápido para atribuição de filho no momento?

  • @mourare , sem dúvida, o Arquivo Central do Porto.

    • @Leticialele Bom dia! Vi aqui no fórum que para atribuição de filho, um dos documentos a ser enviado é: Cópia xerox da transcrição de casamento (pode ser dispensada se o português (pai/mãe) foi o declarante na certidão do requerente antes de 1 ano de idade, o outro pai/mãe não for português, e se não houver dúvidas no nome+apelido do português e dos avós)Acontece que minha mãe foi registrada após 1 ano de idade pelo pai português (1967), o casamento dele está averbado no Assento (1963), mas na certidão da minha mãe, a avó dela consta com nome de solteira e no Assento do meu avô português a avó dela consta com nome de casada. Isso pode dar problema? Teria alguma orientação? Muito obrigada!


  • @mourare , já respondi no outro post.

    O casamento já foi transcrito, se está averbado na certidão do português.

    Quanto ao nome da avó, coloque aqui para que possamos avaliar a necessidade ou não de retificar.

  • editado April 2022

    @Leticialele Nome do meu avô português no Assento de Nascimento: EDGARD HORÁRIO ROCHA RODRIGUES

    Filiação do meu avô português: FELICIANO DA SILVA RODRIGUES e MARIA SILVINA JANEIRO ROCHA RODRIGUES


    Na certidão de nascimento da minha mãe (MARIA EMILIA CUNHA RODRIGUES), o meu avô consta como EDGARD HORACIO DE ROCHA RODRIGUES, avós paternos FELICIANO DA SILVA RODRIGUES e MARIA SILVINA JANEIRO ROCHA (sem o Rodrigues)

  • Importante dizer que: Feliciano e Maria Silvina eram casados quando o meu avô, Edgard Horacio, nasceu.


    Quando minha minha mãe nasceu, Feliciano e Maria Silvina estavam separados, por isso na certidão dela está sem o Rodrigues.

  • @mourare , já respondi no outro post.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.