Cidadão americano filho de portuguesa
Lely
Member
Boa tarde.
Minha filha, brasileira resident na Flórida/EUA, obteve a cidadania portuguesa por atribuição. Como proceder para dar entrada no pedido de cidadania para meu neto, filho dela, nascido nos EUA? Ele tem 1 ano e meio de idade
Dúvidas:
1 - Como proceder com a documentação? Precisa traduzir, já que a certidão está no idioma inglês, é entregue apenas online e já vem com apostilamento?
2 - Ela tem a guarda exclusiva do meu neto, atestada em ordem judicial da corte americana. Assim, apenas ela assina qualquer documento para ele. É necessário tradução simples desse documento da corte ou precisa ser juramentada?
3 - Para qual Conservatória devemos enviar o pedido?
Agradeço desde já a valiosa colaboração do grupo
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Alguém pode me ajudar?
@Lely , se o bebê tivesse menos de 1 ano, poderia fazer o registo online - https://portaldiplomatico.mne.gov.pt/comunicacao-e-media/comunciados-de-imprensa/registo-online-de-nascimento-ja-disponivel-fora-da-europa?fbclid=IwAR2uhXoLZMXcKBqu-zHRoz4l1vNKwl7KyPP27Qn3s68xNLntHBffHmqObjc
Sugiro que sua filha entre em contacto com o Consulado de Portugal em Miami e veja qual a maneira mais prática de fazer a nacionalidade portuguesa para o bebê - https://www.embassypages.com/portugal-consulado-miami-estadosunidos-pt
Não sei como seria essa questão da guarda exclusiva, mas tenho certeza de que o Consulado poderá esclarecer.
@Lely
Sua filha (agora portuguesa) nasceu onde, no BR ou nos EUA?
Não existe mais consulado português na FL. Nem em Miami, nem em Palm Coast.
Somente em Washington DC, NYC, ou Boston. São 3 consulados na área de Boston, Providence e Rhode Island, 2 consulados na área de NYC e Newark, a Embaixada em Washington DC, e o consulado em San Francisco CA.
Todos os outros que existiam foram fechados.
@Lely
Eu lhe enviei por Msg Privada algumas diretrizes.
Eu preferi fazer ali, porque o caso tem muitos detalhes a discutir, e o texto ali não é final, mas vai dar algumas ideias de como resolver as dificuldades que pode ser que experimente, e/ou chamar atenção para detalhes que não pensou ainda.
Veja no envelope do canto direito superior da tela, na tarja verde.