Certidão de nascimento de minha mãe.

Boa tarde, minha mãe de nome Gracinda Silva Laranja, veio para o Brasil ainda muito nova, nenhum filho ficou com qualquer documento dela, nasceu na localidade de Arcozelo por volta de 1922 em algumas pesquisas consta que era de Beira Alta, Guarda, se alguém puder me ajudar ficarei bastante agradecido.

Comentários

• @ARNALDOGL

O Laranja não poderia ser do sobrenome do marido, Henrique Gonçalves Laranja? Olhe se é a pessoa certa:

Brasil, Rio de Janeiro, Registro Civil, 1829-2012; https://familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-D4MW-QPF?cc=1582573&wc=9G5Q-L2W%3A113334201%2C130536601%2C116379701

Se for, não teria o nome de solteira, ou dos pais dela em algum lugar? Na sua certidão de nascimento deve constar os nomes dos seus avós. Sabe onde e quando seus pais casaram? Tudo isso ajuda a buscar os documentos dela.

• Boa noite, trata-se da mesma pessoa, porém o nome de solteira era Gracinda Oliveira Silva, filha de Manoel Oliveira Silva e Hermínia Oliveira Silva, continuo na esperança de encontrar a certidão de nascimento de minha mãe.

Agradeço muito pela ajudaArnaldo G Laranja

• @ARNALDOGL

Como ela nasceu depois de 1911, o assento de nascimento dela em Portugal estará informatizado.

Existe a freguesia de Arcozelo, concelho de Gouveia, no distrito da Guarda

Você pode arriscar pagar 10 euros no civilonline e ver se eles conseguem achar sem a data de nascimento. Coloque o nome de solteira, a filiação, essa freguesia, concelho e distrito. Ponha uma data qualquer de 1922 (pois o campo é obrigatório) e nas observações diga que não tem certeza da data.

Aliás, o sistema deles tem um bug e não aceita datas de mais de 100 anos. Então já ponha uma data de nascimento mais recente - e nas observações coloque que a data certa deve ser perto de1922 (eles já estão acostumados com esse bug e essa solução).

Se eles acharem, eles já mandam por email em 1-2 dias o assento de nascimento dela. É esse é exatamente o documento que precisará para dar entrada no seu processo de nacionalidade (civilonline é um site do governo português). Não precisa preencher NIF, etc. Ponha só seu nome e email.

https://www.civilonline.mj.pt/CivilOnline/secure/cert/CertidaoController?action=semCDO

Boa sorte!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.