Belmiro José Amaro

Boa tarde pessoal.

Estou procurando a certidão de nascimento do meu Bisavô Belmiro José Amaro filho de Francisco José Amaro e Theresa de Jesus, casado com Maria das Neves minha Bisavô. Em seu passaporte diz que ele veio de Valverde mogadouro Bragança, porém procurei no distrital e não achei nada, um primo de minha mãe disse que ele era de trás monte. Mas também não achei nada no distrital será que poderiam me ajudar.


Comentários

  • @Recejr

    Você tem a data de nascimento dele?

    Olhou os livros de batismo para o período (com mais uma margem) aqui?

    https://tombo.pt/f/mgd24

    Trás os Montes é o nome de uma região na antiga divisão de PT. Todo o distrito de Bragança faz parte dessa região:

    Era então constituída por 31 concelhos, integrando a totalidade do Distrito de Bragança e do Distrito de Vila Real, englobando ainda 4 concelhos do Distrito de Viseu e um concelho do Distrito da Guarda.


  • Não consegui localizar, pelo atestado de óbito aqui no Brasil diz que ele faleceu em 1963, com 65 anos, não consta data de nascimento. Então eu conclui que ele seja de 1898 porém não consigo achar nada, nessa data já verifiquei até 1897,1896 para ver se houve algum erro. Mas não estou tendo sorte.

  • @Recejr

    Casamento do Belmiro e da Maria das Neves - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301757 m0069.tif

    O Belmiro deve ter nascido em 1888, em Valverde, Mogadouro. Há um hiato nos livros deste ano.

    A Maria das Neves nasceu em Matela, Vimioso, Bragança, filha de Josefa d'Assunção Canedo, mas os livros não estão online.

    Pode pedir a reprodução do passaporte, a ser baixada pela web. Pode ser que tenha cópia do batismo dele - http://digitarq.adbgc.arquivos.pt/details?id=1250169

  • @Leticialele uauuuu você é demais, muito obrigada já pedi a reprodução. Só mais uma duvida para o pedido de cidadania da minha mãe eu preciso da certidão de nascimento do meu bisavô certo? Tenho a certidão do meu avô pai da minha mãe, a certidão de nascimento e de batismo dele aqui no Brasil, e do meu bisavô eu só precisaria da certidão de nascimento ou a de batismo vale?

  • @Recejr , como o bisavô nasceu antes de 1911, só terá assento de batismo em Portugal, pois o registo civil lá só foi implantado em abril de 1911.

    Quando for pedir a reprodução do passaporte, peça para ser baixado pela web.

    Escreva em "Informações adicionais" que precisa do assento de batismo certificado de um dos dois bisavós.

    Como eles era casados em Portugal, pode mandar o assento de batismo tanto do bisavô quanto da Bisavó, mas terá que mandar também o assento de casamento certificado.

  • RecejrRecejr Member
    editado April 2022

    @Leticialele :) obrigada por me ajudar S2

  • @Leticialele eu ia também falar eu imprimi o formulário e o mesmo está com custo gratuito, antes quando imprimi da primeira vez estava cobrando a taxa de 175 euros. Será que tá certo mesmo?

    Porque não vi ninguém mencionar nada sobre.

  • @Recejr , os processos de menores (até 18 anos) são gratuitos. Os de maiores, custam 175 euros.

  • @Leticialele bom dia Letícia tudo bem, me tira mais uma dúvida sobre a cópia dos documentos, eu tenho de tirar xerox e levar ao cartório aqui em São Paulo Brasil para autenticar? Exemplo a certidão de nascimento do meu avô, a certidão de nascimento da minha mãe, e esse documento do casamento dos meus bisavós? Eu imprimo e peço para autenticar no cartório? E quanto ao formulario impresso também precisa autenticar?

  • Obrigada @CarlosASP dei uma olhada lá também mas não consegui localizar.

  • @Recejr , a única cópia autenticada e apostilada que você vai mandar é a do RG ou passaporte que contenha a filiação.

    Todos os outros documentos, especialmente as certidões, têm que ser originais.

    Os do Arquivo Distrital, certificados.

    Os brasileiros, apostilados.

    O Formulário não precisa ser apostilado, mas tem que ter a assinatura reconhecida por autenticidade.

  • Mas no caso meu vô pai de minha mãe, é falecido, qual documento dele preciso enviar?

  • @Recejr , se o avô é o português e nasceu antes de 1911, tem que mandar o assento de batismo certificado pelo Arquivo Distrital.

  • RecejrRecejr Member
    editado April 2022

    @Leticialele O português é pai dele no caso o Belmiro Jose Amaro, meu avô nasceu aqui no Brasil. Pedi no cartório a certidão de nascimento dele apostolado. Tá certo?

  • @Recejr , sim, pediu certo.

  • @Leticialele Bom dia Letícia tudo bem. Recebi hoje essa mensagem referente a pesquisa do batismo do meu bisavô Belmiro José Amaro. Não conseguiram localizar.

    MENSAGEM RECEBIDA

    Informo V. Ex.ª que foi efetuada a pesquisa nos livros de batismos da freguesia de Valverde, nos anos de 1884,1885,1889 a 1892, não tendo sido localizado o assento pretendido.

    Provavelmente, foi batizado/a em outra localidade. A ordem de Registo é o local de batismo.

    Mais informo V. Ex.ª que não possuímos os anos de 1886 e 1888.

    A pesquisa teve a duração de 35 minutos.


    Aproveito a oportunidade para informar tabela de emolumentos para as pesquisas (https://adbgc.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/12/2008/09/Tabela-de-Pre%C3%A7os.pdf):

    Primeira 1/2 hora, ou fração gratuita

    Primeira hora de pesquisa ou fração 20,00 € / hora*

    Segunda hora e seguintes ou fração 25,00 € / hora*

    *Inclui IVA á taxa em vigor

    Proceder-se-á sempre à cobrança dos valores correspondentes ao tempo despendido para pesquisas, ainda que o resultado das mesmas não seja conclusivo e será satisfeita de acordo com a disponibilidade de recursos humanos.


    Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.


    Com os melhores cumprimentos

    ARQUIVO DISTRITAL DE BRAGANÇA

  • @Recejr , você pode pedir o assento de batismo da avó e a certidão de casamento.

    Se encontrarem, não precisa do assento de batismo do avô.

    Casamento do Belmiro e da Maria das Neves - https://digitarq.adbgc.arquivos.pt/viewer?id=1301757 m0069.tif

    A Maria das Neves nasceu em Matela, Vimioso, Bragança, em 1910, mais ou menos, filha de Josefa d'Assunção Canedo, mas os livros não estão online.

  • @Leticialele obrigada Letícia já fiz o pedido estou aguardando. Uma dúvida eu fazendo a nacionalidade de minha mãe preciso de todos esses documentos para fazer para mim, meu marido e meus filhos. E sobre meu marido ele é policial militar do estado de São Paulo, no caso a família dele por parte de pai conseguiram a nacionalidade de alemão por conta do pai dele, porém disseram que ele não poderia fazer pois não permitem por ser um militar, e no caso de portugal você sabe me informar se tem algum bloqueio quanto a isso?

  • @Recejr , depois que o processo de nacionalidade de sua mãe for concluído, você precisará transcrever o casamento dela, a não ser que ela tenha sido a declarante do seu nascimento.

    Para o seu processo, não vai precisar do documento de seus avós, apenas o assento português de sua mãe e os seus.

    Concluído o seu, fará os de seus filhos.

    Pelo casamento, em Portugal, ele não pode fazer, pois a Polícia Militar é considerada Força Auxiliar do Exército e há impedimento para quem serve ao Estado Brasileiro.

  • RecejrRecejr Member
    editado April 2022

    @Leticialele Bom dia!! Então meu marido não poderá ir comigo? Mesmo ele pedindo afastamento da PM?

  • @Recejr

    Você sendo portuguesa e com o casamento transcrito, ele terá direito à residência (é um outro processo, distinto do de cidadania; a ser feito depois que virar portuguesa). Com residência, não precisa de cidadania para viver, trabalhar etc. Só não terá o passaporte português e uns detalhes a mais. Olhe aqui:

    https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/265619#Comment_265619

  • @CarlosASP obrigada, pela informação. :)

  • @Recejr

    Haveria uma possibilidade para ele pedir a nacionalidade, se ele pedir baixa. Ele perderia o soldo como policial da reserva, mas poderia conseguir a nacionalidade. Pesquise caso tenha interesse nessa linha, e teria que perguntar lá, antes de cortar a corda do lado de cá.

    Eu li há muito tempo, mas me parece que fica em algum lugar dessa discussão aqui. Não me lembro se tem que ultrapassar a idade em que não possa mais ser convocado: https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/comment/270658/#Comment_270658

  • @CarlosASP obrigada irei ler sim.

  • @Leticialele Oi Bom dis tudo bem Letícia. Acharam o batismo de minha bisavô, eu preciso pedir a reproducao ou não.


    MENSAGEM RECEBIDA

    Informo V. Exª que foi localizado o assento de batismo de Maria das Neves, reg. nº 13/1890, freguesia de Matela, concelho de Vimioso.(cota: ADBGC/PRQ/VMS08/001/00031, fl.7 [1890/1890] cx01). NÃO CONSTAM AVERBAMENTOS.

    O fluxo de pesquisa foi concluído.

    Caso pretenda reprodução/certidão do(s) documento(s) acima indicado, deverá submeter o pedido "PEDIDO DE REPRODUÇÃO" - mencionando a cota do documento e nº do pedido de pesquisa.


    Caso não prossiga este pedido no prazo de 35 dias, este será encerrado/concluído.


    Ao dispor para qualquer esclarecimento adicional que considere necessário.

    Contactos (Tel.: +351 273 001 300; Email: mail.adbgc@adbgc.dglab.gov.pt; Sítio Web: http://adbgc.dglab.gov.pt/.


    Com os melhores cumprimentos

    ARQUIVO DISTRITAL DE BRAGANÇA

  • @Recejr , sim, peça a certidão certificada! Ela é fundamental para o processo. https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/17071/roteiro-para-solicitar-certidoes-nos-arquivos-distritais/p1

    Pediu a certidão de casamento? Vai precisar.

  • @Leticialele boa tarde Letícia tudo bem. Eu jabreuni os documentos necessários estou esperando só o de casamento dos meus bisavós, tem como a gente se falar em particular para eu te mostrar os documentos e vc me ajudar a ver se está tudo certo?

  • @Recejr , vou mandar uma mensagem privada para você. Envelope no canto superior direito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.