Dúvidas sobre pagamento e documento.

@Leticialele @gandalf


Pessoal, vou dar entrada no meu processo em alguns dias, mas para que não ocorram problemas, gostaria do auxílio de vocês.


A primeira dúvida é em relação ao pagamento. No meu caso, quem vai pagar é minha namorada. Ela mora nos EUA e pretende pagar com cartão de crédito. Tem algum problema? Como devemos fazer visto que a nacionalidade é minha?


A segunda dúvida é em relação aos documentos que eu possuo.


Eu tenho minha certidão repográfica, o casamento da minha mãe está transcrito.


Preciso de uma cópia autenticada do passaporte e autenticar a minha assinatura no formulário, correto? Como eu estou em Portugal, posso fazer essa autenticação aqui mesmo e sem precisar de apostilamento? Alguém sabe onde fazer??


Terceira e última dúvida. Na minha certidão consta o nome de casada da minha mãe, mas no meu passaporte está o sobrenome do segundo casamento. No entanto, na certidão consta que após o segundo casamento ela passou a assinar diferente devido ao "segundo casamento"


Sem problemas né?


Agradeço muito a atenção!!

Comentários

  • editado April 2022

    @NicolasPaivaa

    1) Pagamento: Não tem nenhum problema sua namorada fazer o pagamento, em qualquer lugar do mundo. Basta preencher o campo Requerente com o seu nome, o e-mail onde você vai receber o formulário (não erre nesses dois), e os outros campos com os dados do titular do cartão.

    Se você tivesse dito qual a modalidade está fazendo (filho 1C, neto 1D, ou outra) eu lhe mandaria o link correto do IRN para o seu caso. Em outro post você disse "A minha mãe possui a cidadania portuguesa". Sendo assim, seu processo provavelmente é como filho, 1C. https://crcpagamentos.irn.mj.pt/pagvisamc.aspx?productid=NAC1C

    2) Sua certidão precisa ser por cópia reprográfica apostilada. (você omitiu a parte em negrito)

    Se o casamento está transcrito em PT, você terá o assento de casamento dela e pode mandar uma cópia xerox simples. Se não tiver, peça um pelo CivilOnline por €10.

    2b) Você pode se dirigir a qualquer balcão de nacionalidade, qualquer Conservatória, com seu documento original, e eles farão uma cópia notarizada para você. Sendo notarizada por um oficial português, dispensa apostilamento. Isso está escrito aqui.

    3) Não ficou claro a que certidão você se refere. Não deve ter problemas, mas deve juntar uma certidão de casamento que coincide com o nome que você tem no seu passaporte.

    Seu passaporte parece estar errado. O nome que deveria constar seria o nome de sua mãe por ocasião do seu nascimento. Se ela mudou de nome depois, isso não afeta seu documento atual, a menos que isto esteja anotado em sua certidão de nascimento. E se estivesse anotado você nem estaria perguntando aqui. O passaporte é feito com base na sua certidão de nascimento (ou de casamento), onde consta o nome de sua mãe na época de seu nascimento.

    Mas o que está torto, talvez possa ser endireitado com uma certidão do casamento posterior, certificada (não precisa apostilar).

  • @gandalf Perdão pela demora.


    Em relação ao meu passaporte, ele tem o nome da minha mãe após o segundo casamento, bem como o que está no meu RG.


    Na minha certidão repográfica apostilada consta o nome da minha mãe (primeiro casamento) e também a anotação dizendo que após o segundo casamento o nome dela mudou.


    Se achar necessário, posso postar uma foto.


    Muito obrigado pela atenção!

  • editado April 2022

    @gandalf


    Estava dando uma olhada nos outros documentos que temos aqui. E vou confirmar com você (perdão por tomar seu tempo KKK)


    No meu Passaporte, o nome da minha mãe é: "Cristiane Andrea e Paiva Binas"


    Na minha Certidão repográfica apostilada: "Cristiane Andrea e Paiva Garcia"


    Na Certidão consta também uma anotação: "Após casamento 2 núpcias, a genitora passou a assinar " Cristiane Andrea e Paiva Binas"


    Aqui eu também possuo duas certidões do segundo casamento da minha mãe, uma é digitada simples. A outra é repográfica, apostilada.


    Devo enviar alguma dessas duas? Se sim, qual?

  • @NicolasPaivaa , não precisa mandar a certidão de casamento da sua mãe, pois consta a averbação da troca de nome dela.

  • editado April 2022

    @NicolasPaivaa

    Se está anotado na sua certidão não terá problema.

    Mas entenda:

    A pessoa nasce, e a certidão de nascimento é uma foto da situação no momento do nascimento. Sua mãe estava no 1º casamento, e os nomes eram aqueles. Tanto da sua mãe, como do seu pai, como o seu.

    Ao longo da sua vida, podem existir fatos que modifiquem sua vida civil, seu casamento, seu divórcio, seu 2º casamento, seu falecimento. Coisas que afetam sua vida civil. Entre elas poderia haver uma perfilhação, uma adoção por outra família, ou uma legitimação caso seus pais não fossem casados no nascimento e se casassem posteriormente especificamente para garantir direitos aos filhos.

    A sua mãe segue a vida civil dela independente, com os fatos que alteram a vida civil dela, anotados na certidão dela. Você não muda de pai porque sua mãe ficou viúva e voltou a se casar. Isso afeta a vida civil dela, não a sua. Sua mãe ter tido um 2º casamento não afeta sua vida civil. Não deveria ter sido anotado na sua certidão, e não mudaria o nome dela nos seus documentos. Isso foi um erro do cartório. E quem fez os documentos não entendia e deixou passar colocando outro nome nos seus documentos. Erraram de novo.

    Agora você terá que conviver com o erro que alguém cometeu nos seus documentos, porque já tirou passaporte assim, e está prestes inclusive a fazer outra nacionalidade, que vai selar e perpetuar o erro.

    Retificar isso antes vai dar muito trabalho, e teria que trocar todos os seus documentos. Deixe como está.

  • @gandalf @Leticialele

    Muito obrigado pela atenção de vocês, de verdade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.