Sobre os assentamentos de batismos (nascimentos) antes de 1911

MatheusNVSMatheusNVS Member
editado April 2022 em Retificação de documentos

Olá, bom dia. Sou integrante novo no fórum, olhei algumas discussões e fiquei muito surpreso em como funciona e todos se empenham para se ajudar e vi que muitas informações são conseguidas aqui com a ajuda da comunidade.


Pois bem, minha saga é de buscar informações concretas para tirar a cidadania luso da minha mãe para então chegar a mim, temos pouquíssimos dados.


Abaixo segue a minha árvore genealógica 

(https://www.familysearch.org/tree/pedigree/landscape/G6LC-C3L)


que eu montei mediante as informações que consegui com registros que também estão em anexo.


Acompanhando o esquemático acima, minha avó afirma que o Maria Thereza da Conceição era portuguesa.

Por gentileza, caso alguém possa nos ajudar com a procura dos documentos e nos orientar com o nosso caminhar, eu agradeceria demais.

Comentários

  • editado April 2022

    @MatheusNVS

    No FS tem uma outra árvore da família - há um aviso de repetição quando se chega na Izabel. E inclusive o sistema já está avisando que tem mais informação em documento onde Izabel é citada,

    https://www.familysearch.org/tree/person/details/G399-8GQ

    Pelo que sabe da família, veja se esse batismo é do Alvaro Germano Pires correto (não é um nome tão comum); se for, os pais deles eram portugueses e não casados na época do batismo (consta como filho ilegítimo):

    https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-K89G-PN?i=42&personaUrl=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A66GJ-985J

    Sugestões:

    Conecte as duas árvores, unificando as pessoas repetidas. Faça com calma; mas não é difícil.

    Para cada documento que está anexado (ou com sugestão de anexar - nesse caso anexe primeiro), leia com atenção o documento inteiro, buscando cada pedaço de informação que ele pode dar. às vezes ali tem um detalhe que vai ajudar a encontrar algo mais no futuro. Insira esses dados (onde a pessoa nasceu, casou, morreu e quando etc) no perfil de cada pessoa. Mesmo quando incompleto (por exemplo, tem um óbito que só fala "Espírito Santo", sem cidade) já ajuda. É um quebra cabeças enorme que cada peça vai ajudando a resolver.

    Coloque os dados que tiver de todos tios, primos, avós, bisavós, irmãos deles etc. Quando mais informação melhor. O sistema vai tentar achar possíveis conexões com outras árvores e documentos. Ele vai "aprendendo" aos poucos a detectar possíveis correlações - mesmo quando há erros nas indexações (há muitos erros de grafia ao se transcreverem os documentos para indexação). Nesses casos de muitas gerações para trás, parentes distantes frequentemente são a chave para chegar no antepassado comum que te interessa.

    Entre em contato via mensagem no FS com as pessoas que contribuíram para algo nessa outra árvore (você pode ver o histórico de contribuições para cada pessoa listada numa árvore). Pode ser algum parente distante que tenha informações que te levam ao seu objetivo.

    Boa sorte!

  • @CarlosASP

    Primeiramente, obrigado pelo auxílio e por sua atenção!

    Descobri que quem lançou essas pessoas na árvore genealógica foi minha prima (que nem é tão distante assim). Agora, em relação ao Registro que enviou como sugestão de busca, notei que aparentemente o nascimento do tal “Alvaro” está ligado ao ano de 1919; oque achei pouco provável por ter uma filha nascida no ano de 1928, mas de qualquer maneira, me ajudou bastante e vou seguir na busca.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.