Ajuda, Transcrição de Casamento

Olá, gostaria de saber quais os documentos necessários para transcrição de casamento entre um PT (cuja a dupla cidadania saiu recentemente) e a nubente brasileira.

Além dos documentos, para qual conservatória enviar? Quais estão mais rápidas ultimamente?

Comentários

• @Angela Moreira , faça por um Consulado no Brasil.

O de Santos e o do Rio aceitam os documentos pelos Correios e estão bem rápidos!

Em que Estado você mora?

• Boa tarde, pessoal, tudo bem?

Meu primo acabou preenchendo um requerimento errado na solicitação de transcrição de casamento por santos e pagou o boleto.

Como pedir a restituição desse valor?

Mt obrigado

• @Leticialele será que você consegue me ajudar? Mt obrigado!!!

• @Magnoitalo , não sei como Santos devolve o dinheiro. Não tem como ele trocar o requerimento errado? O que houve?

• MagnoitaloMagnoitalo Member
    editado April 2022

@Leticialele Então, basicamente minha tia (portuguesa) casou, divorciou e casou novamente com a mesma pessoa, este último casamento com pacto antenupcial.

Meu primo fez o requerimento e pagou o boleto deste último casamento ao invés do primeiro. Alguma sugestão do que fazer? Eu sugeri fazer um novo requerimento com as documentações corretas (primeiro casamento) e enviar para Santos o comprovante do boleto pago "errado".

• @Magnoitalo , ela teria que transcrever o primeiro casamento, homologar o divórcio em Portugal e transcrever o segundo casamento.

Mas como são os mesmos cônjuges, não sei o que fazer!! Como consta o estado civil na certidão do segundo casamento? Alguma referência ao primeiro casamento e ao divórcio?

• @Leticialele A intenção era fazer mandando os documentos direito para alguma conservatória em PT, como está esse processo atualmente. Lembro que a uns 2 anos fiz da minha mãe através de vale postal pelos correios, sei q deve ter mudado por isso gostaria de saber o processo atualmente bem como os documentos.

• @Leticialele Mas somente para meu primo conseguir a cidadania acho que não precisaria do divórcio + transcrição do segundo casamento, certo?

Ele me mandou uma mensagem antes de enviar as documentações para Santos, eu peguei o erro e disse pra ele não enviar, então ainda nada foi enviado.

Acho que fazer um novo requerimento e enviar comprovação do boleto errado pago seria a melhor opção, será que o @gandalf teria alguma ideia melhor?

Muito obrigado novamente, tenham um ótimo dia.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.