Portuguesa sem pai em Portugal e com pai no Brasil

Eliane ParreEliane Parre Member
editado April 2022 em Tenho como conseguir?

Pessoal, boa tarde.

Por gentileza, vejam se podem me ajudar.

Tenho um amigo que a bisa é portuguesa, vai fazer de neto para o pai e depois para ele.

Ocorre que: A Bisa em Portugal em seu batismo não tem nome de pai, somente a mãe, pois pelas informações obtidas o pai não reconheceu a filha oficialmente por ser parente da mãe, sendo assim ela foi registrada sem pai.

Aqui no Brasil a bisa tem nome de pai nos documentos, como proceder nesse caso? A bisa de fato é portuguesa, mas o que me preocupa são os documentos no brasil que tem o pai dela e em portugal não tem.

Muito obrigada,

Eliane

Comentários

  • Oi Pessoal, ninguém consegue me ajudar? :(

  • @Eliane Parre

    Aonde a bisavó casou? Tem esse documento? Como consta a filiação dela nesse documento?

    Conseguiu achar o passaporte português para a vinda para o Brasil? Como consta a filiação dela nesse documento?

    Tudo isso para tentar determinar onde e quando o nome do pai "entrou" nos documentos dela. O pai pode ter casado com a mãe depois do batismo, ou reconhecido a paternidade por outros meios etc.

    Se foi ainda em Portugal e há documentos portugueses constando o nome do pai, facilita.

    Mas se ela só inclui o nome aqui no Brasil (muita certidão antiga aqui tinha coisas feitas "só de boca", sem documentos comprovando) , pode ser que tenha que retificar as certidões brasileiras para tudo ficar consistente com o batismo português.

    Outras pessoas aqui do fórum devem dar a opinião mais experiente deles.

  • @CarlosASP , bom dia.

    A bisavó casou no Brasil, tem a certidão de casamento e obito e ambos constam o pai como José Baptista.

    O passaporte nos temos e não consta o pai, somente a mãe.

    Todos os documentos no Brasil estão com o nome do pai dela.

    Em Portugal não consta o pai em nenhum lugar.

    E a genealogista que localizou os documentos informou também que a mãe da bisa não casou, era mãe solteira (pois os pais da bisa eram parentes e não podiam se casar e ele não assumiu a filha por conta disso).


    Obrigada

    Eliane

  • @Eliane Parre

    Acredito que se o nome do pai dela não consta em nenhum documento português, os documentos brasileiros poderão ter que ser retificados para ficarem sem divergências dos documentos portugueses - que são os que valem para o processo de nacionalidade portuguesa.

    Parece que ela incluiu o nome do pai nos documentos no Brasil só verbalmente, sem mostrar documentos.

    A @Leticialele e o @gandalf tem mais experiência e poderão confirmar isso.

  • @Eliane Parre , sim, terá que retificar os documentos brasileiros, OU verificar se houve um casamento posterior da mãe.

  • @Leticialele e @CarlosASP muito obrigada pelo retorno.

  • Boa tarde. Gostaria de saber como voce seguiu com o seu caso pois tenho exatamente o mesmo problema, pai declarado so verbalmente...

  • Alguem pode ajudar? no meu caso o meu bisavô nao tem o seu pai em nenhum documento de portugal, porem no seu passaporte ele tem o sobrenome do seu suposto pai, mas na filiacao do mesmo passaporte consta somente a mae

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.